Translate

sexta-feira, 13 de março de 2015

Utilizando sucata


Não é difícil encontrar nas igrejas professores de crianças reclamando por não terem o devido apoio dos líderes da sua igreja.

 Falta material humano, falta espaço, o mobiliário é inadequado, as salas são impróprias e principalmente falta material didático.
Se olharmos ao nosso redor, encontraremos diversos recursos que estão ao alcance de todos e infelizmente não são aproveitados.  

Vivemos em uma época conhecida como a “era do descartável”. Isso porque a grande maioria dos produtos é industrializada e vêm em caixas, garrafas, sacolas e outros tipos de embalagens que são imediatamente descartadas após o uso. 
Todo esse material que é jogado fora é chamado de sucata. 

A média mundial da quantidade de lixo produzida semanalmente por cada ser humano é de aproximadamente 5 Kg. 
O Brasil chega a produzir 240 mil toneladas de lixo por dia. 
Cerca de 88% do lixo doméstico brasileiro vai para o aterro sanitário. 

Apenas 2% do lixo de todo o Brasil é reciclado! Imagine agora: quanto material você tem jogado fora que poderia ser usado na sua sala de aula?
A sucata pode servir de matéria-prima para vários brinquedos e materiais didáticos que podem auxiliar a aula e divertir suas crianças. É uma ótima oportunidade também para ensinar seus alunos sobre a importância da preservação da natureza e da reutilização do lixo.
A participação da criança na hora de construir o brinquedo faz com que ela valorize mais o resultado final. É melhor do que simplesmente o professor levar o brinquedo pronto para a sala de aula. Isso ajuda as crianças a desenvolverem a criatividade, aguça a imaginação e melhora o senso estético. 

Hoje em dia muitas crianças não dão valor aos seus brinquedos. 
Essa atividade ajuda a resgatar a importância do próprio brinquedo e do senso de valor.

Se você sente no coração um chamado para aperfeiçoar seu ministério na área de educação e evangelização infantil, ore a Deus. 
Com certeza Ele usará a sua vida no ministério que Ele tem preparado para sua você e suas crianças. Existem muitos pequeninos caminhando em direção ao inferno, sem Deus e sem salvação. Precisamos agir rápido, pois “é melhor construir uma criança do remendar um homem”. 
Bibliografia:
Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças – São Paulo: APEC e HAGNOS
COSTA, Débora Ferreira da. Evangelização e Discipulado Infantil. Rio de Janeiro: CPAD
COSTA, Maria de Fátima Alves da. Fantoches - Alegria da garotada - Vol. 1 e 2. Rio de Janeiro: CPAD
CRUZ, Elaine. Amor e Disciplina para Criar Filhos Felizes. Rio de Janeiro: CPAD
FIGUEIREDO, Helena. A Importância do Evangelismo Infanto-Juvenil - Rio de Janeiro: CPAD
OLIVEIRA, Mirly de. Maravilhoso Mundo dos Fantoches – Belo Horizonte: Editora Betânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário