Translate

quarta-feira, 4 de junho de 2014

trabalhinhos: Profeta Oséias

trabalhinhos: Profeta Oséias

Livro Sem Palavras



Livro Sem Palavras

Um tema muito fácil de se usar, que fala sobre salvação é através do Livro sem Palavras. Ele é de fácil uso, podem ser feitas lembrancinhas de todas as formas e é fácil de ser aprendido pelos alunos, mesmo os mais novinhos. Existem várias formas de se confeccionar o livro sem palavras. O mais básico é feito de papel cartão nas cores verde, preto, dourado, branco e vermelho. Cada cor simboliza uma etapa, um tema.
Confeccionando o Livro Sem Palavras




Para fazer o modelo de livrinho, use papel colorset ou cartolina colorida, nas cores:

- dourado
- preto
- vermelho
- branco
- verde
Recorte um retângulo do tamanho que desejar de cada cor, desde que não fique como um livro de bolso, já que usará para ensinar as crianças e todas precisam ver. Dobre ao meio cada retângulo, para começar a formar o livro. Cole cada retângulo atrás do outro de outra cor, ficando assim:


Dobre o retângulo dourado e cole uma metade com a página preta. Depois a metade que ficou sobrando da preta, cole com a metade da página vermelha. Na vermelha, cole a branca, e por fim, cole uma metade da página verde na página branca que sobrou. Ficará assim:






Plano de Aula


Prepare bexigas das cores do Livro Sem Palavras e decore a sala. As crianças ficarão felizes com a decoração surpresa que o professor preparou. As bexigas podem ser dadas no final da aula, com pequenas pulseirinhas dentro de cada uma, feita de elástico preto (grossinho) e miçangas, uma de cada cor do livro e na ordem certa da história. Receba cada criança com carinho e alegria. Pergunte sobre a semana, as novidades. Cante um cântico, para que se acalmem em seus lugares.



História



Diga às crianças que hoje elas conhecerão um Livro diferente de muitos outros. Ele é um livro sem palavras nem desenhos. Mas conta a história de algo muito importante que Deus nos deixou. é um livro que tem somente cores, cada cor contando um pedacinho da história.

Cor Dourada: Deus

(A Apec recomendou que se mudasse a comparação entre a cor dourada e o céu, pois algumas crianças ansiavam tanto em ir para o céu, que queriam morrer logo. Isso demonstra como devemos ter cuidado com o que ensinamos aos alunos, não é?) A cor dourada nos ensina sobre Deus. Quem é Deus? Deus é o Criador de todas as coisas: o mundo, as pessoas, os animais e as plantinhas. Ele é perfeito. O que significa isso? Que Deus não possui defeito nenhum, Ele nunca erra.
Deus nos ama muito. Deus preparou um lugar lindo, aonde morarão todas as pessoas que O amam e o têm dentro do seu coração. Mas Deus não fica feliz com coisas erradas e por isso não deixará morar com Ele as coisas feias (pecado) que cometemos.
O que é pecado?

Cor Preta: Pecado

(Não existe problema em associar essa cor com o pecado, visto que muitos dizem que associamos essa cor às pessoas negras. Os negros, na verdade, têm sua cor de pele aproximada à cor marronzinha e não à cor preta, mesmo os africanos. Somos nós quem associamos com preconceito essa cor aos negros. Não devemos fazer associações desse tipo, pois mesmo os brancos não são brancos como a cor em si, mas sim de um tom bege claro ou marrom bem aclareado.)
Pecado é tudo aquilo que nos separa de Deus. São as coisas feias que fazemos. Mentir, roubar, etc. Você pode dizer mais alguma coisa feia que fazemos e que é pecado? (Deixe que respondam)

A Bíblia nos diz que todos nós pecamos. Todos nós fazemos coisas erradas e por isso não merecemos viver para sempre com Deus um dia. (Romanos 3:23) O nosso coração fica sujo de pecado sempre que desobedecemos ou fazemos coisas que entristecem a Deus.

Mas, como podemos limprar o nosso coração? Deus sabia que com os nossos pecados, viveríamos longe de Deus, tristes e sofrendo para todo o sempre. Algo deveria ser feito. Alguém deveria sofrer por todos os pecados que cometemos. Mas, quem aguentaria tanto pecado?

Cor Vermelha: O sangue de Jesus

(Não há problema em falar de sangue com as crianças, desde que façamos isso com seriedade e de modo tranquilo. As crianças precisam entender sobre o sofrimento de Jesus na cruz por elas, que derramou o Seu sangue. Não podemos estimular a violência. Isso sim seria prejudicial.)

Deus nos amou tanto, que a única forma de nos salvar e limpar o nosso coração seria se alguém sofresse por nossos pecados, como se essa pessoa houvesse feito tudo o que nós fizemos de errado. Deus mandou Jesus pegar todos os nossos pecados e morrer na cruz como se Ele tivesse feito tudo aquilo. Mas Jesus não fez nada de errado. Ele fez isso para nos salvar, pois savia que iríamos sofrer. Jesus derramou o seu sangue em nosso lugar. Pois éramos nós quem deveríamos sofrer ali.

Agora o nosso coração pode ser limpo de todo o pecado, pois Jesus nos limpa de todo o pecado. (1João 1:7) Depois que morreu em nosso lugar, Jesus ficou sepultado por três dias e ressuscitou! Ele voultou a viver! Ele agora mora com Deus lá no céu e disse que foi preparar um lugar lindo para nós, quando Deus nos chamar para viver com Ele.

Mas para morarmos com Deus, precisamos convidar Jesus para entrar em nossos corações e nos limpar de todo o pecado. Ele diz: “eis que estou a porta e bato, se alguém (qualquer pessoa menino, menina papai e mamãe) ouvir a minha voz; e abrir a porta do seu coração, eu entrarei." (Apoc 3:20)
Cor Branca: Coração limpo A página branca nos fala sobre o coração limpo, que o Senhor Jesus já purificou. Sabe como é limpinho o coração que o recebe? Tão branquinho como a neve ou o algodão! A bíblia diz: “Lava-me ficarei mais branquinho do que a neve” (Salmos 51:7 b). Você não gostaria de ter seu coração tão limpinho assim?

Deus quer perdoar seus pecados e purificar seu coração, e assim Ele fará no momento que você receber Jesus como seu Salvador. Ele quer ser seu Salvador. Você precisa abrir a porta e deixá-lo entrar. Quer fazer isto agora? Quem gostaria de ter Jesus em seu coração? (peça que levante a mão as crianças que gostariam)

Então, faça essa oração comigo (ore pausadamente com as crianças, falando frase por frase):
" Senhor Jesus, eu sei que sou pecador. Eu fiz muitas coisas erradas, mas o Senhor morreu por mim para me salvar. Venha agora entrar em meu coração e me limprar de todo o pecado. Em nome de Jesus, amém."
Que lindo! Que bom que você convidou Jesus para limpar o seu coração! E agora, o que acontece?

Cor verde: Crescimento Espiritual

Assim como uma plantinha, quando aceitamos a Jesus em nosso coração precisamos de alimento para crecermos fortes. O alimento é a Palavra de Deus, a Bíblia. Precisamos aprender mais a cada dia sobre Deus e como obedecê-lo. É por isso que aprendemos sobre Deus, para crescermos como as plantinhas.

Atividades


Confeccione um livro sem palavras ou alguma atividade com as cores da história.
Sugestões:


centopeia


Material:

- círculos com as cores do livro sem palavras para cada criança (sendo 2 círculos brancos)
- cola branca
- lápis de cor para desenhar o rosto da lagarta
Recorte círculos de cada cor do livro, sendo duas brancas, pois uma delas será a carinha da lagarta, que poderá ser pintada pelas crianças. Use cola branca para colar as partes da lagarta. Leve uma lagarta pronta, com cada círculo colado seguindo a ordem da história. Ajude as crianças na colagem.




Livrinho em Feltro



Material:

- retângulos pequenos em feltro (montagem igual á do livro) - cola quente (o professor deverá colar) - lápis de escrever (um para cada aluno) Colar o livrinho na ponta de cada lápis. Será uma lembrancinha.

Pulseira


Material:

- miçangas das cores de cada parte do livro
- elástico com uma das pontas fechada com um nó (para evitar que as miçangas caiam ao passar pelo elástico)
- tesoura

Dê a cada criança o material necessário. Fale com elas sobre cada página do livro e o que simboliza, para fixar. A cada parte, elas vão colocando as miçangas. No final o professor e seu ajudante devem fechar as pulseiras nos pulsos dos alunos, deixando folgadas para que possam tirar depois.



Outras sugestões (com EVA)

Chaveiro
Cruz


Fontes:
www.adrianaartesanatoemeva.blogspot.com
www.acaokidstatyamaral.blogspot.com
www.acaokidstatyamaral.blogspot.com
www.clau73.multiply.com
www.armazemdeideias.net
A casa na rocha 











O Leão e o Rato 


História

Era uma vez um Leão que dormia sossegado na floresta, quando foi despertado por um Rato, que passou correndo sobre seu rosto. Com um bote ágil ele o pegou, e estava pronto para matá-lo, quando o Rato suplicou:
 


_Ora, se o senhor me poupasse, tenho certeza que um dia poderia retribuir a sua bondade!
Rindo por achar rídícula a idéia, assim mesmo, o leão resolveu libertá-lo. 
Aconteceu que, pouco tempo depois, o Leão caiu numa armadilha colocada por alguns caçadores. Preso ao chão, amarrado por fortes cordas, se
quer podia se mexer.

O Rato, reconhecendo seu rugido, se aproximou do leão e roeu as cordas até deixá-lo livre.
Então disse: 

_O senhor riu da idéia de que eu jamais seria capaz de ajudá-lo. Nunca esperava receber de mim qualquer favor em troca do seu! Mas agora sabe, que mesmo um pequeno Rato é capaz de retribuir um favor a um poderoso Leão. 
xxxx
Moral da História: 
Os pequenos amigos podem se revelar os melhores e mais leais aliados. Nunca devemos menosprezar as pessoas.

MATERIAL PARA ILUSTRAR

Meus tijolos ou um quebra-cabeça bem visível, para ir ajustando às diferentes partes da construção. Aos poucos, ir construindo uma casa paralelamente ao desenvolvimento dos temas de cada dia.
Os temas são:
CONSTRUINDO MINHA CASA:
1. As Bases: A Importância de ser Verdadeiro.
2. As Paredes: A Importância de ser Forte.
3. O Teto: A Importância de se Proteger.
4. As Portas e Janelas: A Importância da Comunicação.
5. O Acabamento: A Importância da Beleza Interior e Exterior.
6. O Jardim: A Importância de uma Vida Perfumada.
7. O Quintal: A Importância do Cuidado dentro e fora de Casa.
8. Jesus: O Convidado Especial da Minha Casa.




A ARCA DE NOÉ 

A bíblia conta-nos a história de um homem chamado Noé, que era justo e íntegro entre o povo. Noé era amigo de Deus e por isso foi avisado por Deus, de que um dilúvio iria vir sobre a terra, pois a terra estava cheia de pessoas muito más que só faziam aquilo que era errado aos olhos de Deus.
Deus disse a Noé: « Noé, decidi que este pecado na terra tem de terminar, por isso quero que faças uma arca de tábuas de cipreste, e nela farás compartimentos e a calafetarás com betume por dentro e por fora, a medida da arca será de trezentos côvados de comprimento, cinquenta de largura e trinta de altura, farás ao redor da arca uma abertura de um côvado de altura, a porta da arca vais colocá-la de lado, farás também pavimentos na arca, um em baixo, depois um segundo e um terceiro.
Porque Eu vou derramar água sobre esta terra, para consumir todos os pecadores que não temem o meu nome. Tu, porém serás salvo, tu e a tua casa, e assim farás, de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, macho e fêmea, farás entrar na arca, para que sejam conservados vivos, junto de ti, das aves também levarás contigo segundo a espécie, do gado segundo a espécie, de todo o réptil segundo a espécie, dois de cada entrarão contigo naquela arca. Leva contigo tudo o que se come, para te alimentares a ti e á tua família e aos amimais. »
E assim fez Noé como Deus lhe tinha ordenado. Mas Noé como era um homem bom, falou a todas as pessoas daquela terra acerca daquilo que iria acontecer, mas as pessoas não acreditaram nele e riam-se dizendo:
« O velho Noé está maluco, pois anda por aí dizendo que Deus vai mandar chuva á terra, e nós temos que nos arrepender dos nossos pecados e respeitar Deus, ah!ah!ah! Isso é que era bom! Nós nunca vimos chover na terra, como é que ele diz que vai chover? Não acreditamos nisso, o velho Noé está maluco. »
E Noé continuou a trabalhar na arca e a falar acerca daquilo que iria acontecer. Durante cento e trinta anos ele falou e falou ..., mas ninguém lhe deu ouvidos. Finalmente chegou o dia em que a arca ficou pronta e disse Deus a Noé: « Noé entra na arca tu e toda a tua casa, porque tens sido um homem justo e fiel diante de mim, é chegada a hora, pois este povo teve cento e vinte anos para se arrepender e não o fez, agora tenho que fazer vir a chuva sobre a terra, leva a tua família e os animais que eu te ordenei que ajuntasses e entra na arca. »
E o Noé entrou na arca e assim que ele entrou começaram a cair gotas de água na terra, ...ping...ping...ping. Cada vez a chuva caia com mais força e quando o povo da terra viu a chuva a cair começaram a correr para o cimo do monte onde Noé tinha construído a arca, e começaram a gritar:
« Noé abre-nos a porta! Agora acreditamos que aquilo que falavas é verdade, deixa-nos entrar! Mas Noé tristemente respondeu-lhes: « Mesmo que eu quisesse abrir-vos a porta não poderia, pois O Senhor Deus fechou a porta por fora e nós não podemos abri-la.»
A chuva caiu na terra durante quarenta dias e quarenta noites sem parar, até que inundou toda a terra. Então Deus fez soprar um vento sobre a terra e as águas baixaram, a chuva parou.
Quarenta dias depois da chuva ter parado, o Noé abriu uma janela da arca e soltou um corvo, mas o corvo não encontrando lugar para pousar voltou para a arca, então Noé soltou uma pomba e a pomba quando voltou trazia consigo um ramo de oliveira, que era um sinal de que as águas tinham baixado.
Deus abriu a arca e Noé saiu com a sua família e todos os animais.


Então Deus falou com Noé e disse: « Agora quero que te multipliques nesta terra e que cuides dela, e prometo que a terra jamais será destruída por água, e para saberem que aquilo que falo é verdade, colocarei no céu o sinal da minha promessa, nas nuvens colocarei o meu arco e esse arco será o sinal da minha promessa, quando cair chuva sobre a terra então logo aparecerá esse arco, que se estenderá sobre a terra. Porque Eu sou Deus. » Génesis 6:1
Assim foi, o arco - Íris que vemos hoje depois da chuva é o arco que Deus colocou no céu como sinal de que Ele é um Deus fiel e verdadeiro.
Desejo que tenhas gostado da história de Noé, ela é um exemplo para a nossa vida de como devemos viver de uma forma agradável a Deus. Para que O Senhor não envie " chuva " para a nossa terra. Que Deus te abençoe.

Ginástica Diária Para A Vida Espiritual

1-Ginástica para relaxamento dos nervos: Entrega ao Senhor todas as tuas cargas, preocupações e tristezas - Salmo 37.4-8; 46.10; Filipenses 4.6

2- Ginástica para a cabeça: Inclinada em adoração - Gênesis 24.26

3- Ginástica para a mente: Exercitar com idéias construtivas - Salmo 1.2; Filipense 4.8; Romanos 12.2

4- Ginástica Ocular: Vê só o bem em teus semelhantes. Filipenses 2.3; Provérbios 3.29

5- Ginástica Respiratória: Respirar a atmosfera de paz, amor e felicidade. Colossenses 3.14,15; Hebreus 12.2-14

6- Ginástica Auditiva: escuta a voz de Deus. João 8.47; 10.4-5; Isaías 6.8; 55.3; Provérbios 21.13

7- Ginástica para o coração: Irradia sentimento de amor. Romanos 12.9; I João 3.11

8- Ginástica para a língua: Fale palavras edificantes e criativas. Mateus 5.37; Provérbios 31.26

9- Ginástica facial: Sorri, sorri sempre. I Tessalonicenses 5.16; Salmo 126.5; Filipenses 4.4

10- Ginástica para as mãos: Una-as diariamente em oração. I Timóteo 2.8; Provérbios 31.20; Salmo 134.2

11- Ginástica para os joelhos: Para se tornarem flexiveis, dobre-os em oração. Filipenses 2.10

12- Ginástica para as pernas: Ande humildemente pelos caminhos do Senhor. Miquéias 6.8; Isaías 48.17; Salmo 1.1

13- Ginástica para os pés: Firmados por Deus. Salmo 121.3; 40.2; Lucas 2.79

observação: Estes exercícios podem ser feitos por crianças, jovens ou senhoras. Não há contra-indicação para eles. Pratique-os regularmente e alcançará contínuas melhoras!!!


VISUAIS - Missões e Evangelismo

A Bíblia é comparada a



A Bíblia é comparada a...

Luz e Lâmpada – Salmo 119:105
A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho.


Água - Efésios 5:26

Ele fez isso para dedicar a Igreja a Deus, lavando-a com água e purificando-a com a sua palavra.



Leite
 – I Pedro 2: 2

Sejam como criancinhas recém-nascidas, desejando sempre o puro leite espiritual, para que, bebendo dele, vocês possam crescer e ser salvos.



Pão – Isaías 55.1

O SENHOR Deus diz: “Escutem, os que têm sede: venham beber água! Venham, os que não têm dinheiro: comprem comida e comam! Venham e comprem leite e vinho, que tudo é de graça.



Mel – Salmo 19:10

Os seus ensinos são mais preciosos do que o ouro, até mesmo do que muito ouro fino. São mais doces do que o mel, mais doces até do que o mel mais puro.


Carne
 – Hebreus 5:12

Depois de tanto tempo, vocês já deviam ser mestres, mas ainda precisam de alguém que lhes ensine as primeiras lições dos ensinamentos de Deus. Em vez de alimento sólido, vocês ainda precisam de leite.


Semente
 – Lucas 8:11
O que essa parábola quer dizer é o seguinte: a semente é a mensagem de Deus.


Ouro – Salmo 19:10
Os seus ensinos são mais preciosos do que o ouro, até mesmo do que muito ouro fino. São mais doces do que o mel, mais doces até do que o mel mais puro.



Fogo – Jeremias 23:29
A minha mensagem é como fogo, é como a marreta que quebra grandes pedras. Sou eu, o SENHOR, quem está falando.



Martelo – Jeremias 23:29
A minha mensagem é como fogo, é como a marreta que quebra grandes pedras. Sou eu, o SENHOR, quem está falando.



Espada – Hebreus 4: 12
Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas.



Espelho – Tiago 1: 22-25
Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática.
Porque aquele que ouve a mensagem e não a põe em prática é como uma pessoa que olha no espelho e vê como é.
uma boa olhada, depois vai embora e logo esquece a sua aparência.
O evangelho é a lei perfeita que dá liberdade às pessoas. Se alguém examina bem essa lei e não a esquece, mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo o que essa pessoa fizer.


Escrito por Gisele às 16:18:58 [  ] 





EVANGELIZANDO POR MEIO DAS MÃOS




Quero compartilhar com vcs meus irmãos, que trabalham evangelizando crianças, um meio útil de falar da mensagem de salvação, por meio da mão.

Usando a sua mão como um auxílio visual, comunique a maravilhosa Mensagem de Salvação.

DEDO POLEGAR - Deus me ama (João 3.16a; Jeremias 31.3), Deus me ama muito. Aponte o polegar para vc mesmo.

DEDO INDICADOR - Sou pecador (Romanos 3.23; Isaías 53.6), O pecado me separa de Deus.

DEDO MÉDIO - Jesus, o Filho Perfeito de Deus, morreu e ressuscitou por mim (1 Coríntios 15.3, 4; Isaías 53. 10, 11) Ele pagou pelo meu pecado.

DEDO ANELAR - Recebo o Senhor Jesus (João 3.16; João 1.12), Creio que Ele morreu por mim.

DEDO MÍNIMO - Sou Salvo (João 3.36; Gálatas 3.26), Sei que sou filho de Deus.


Nota: Ao usar a mão, trabalhamos a partir do polegar até o mínimo por que a distância entre o polegar e o indicador representa claramente a nossa separação de Deus.


Escrito por Gisele às 11:36:07

carrocel, achei no blog da tia cathia

Dorcas

 Historia Bíblica: Dorcas, a costureira bondosa
TEXTO BÍBLICO
Atos 9:36-42
OBJETIVO
Ensinar sobre a benevolência (Devemos ajudar as pessoas ao nosso redor)
VERSÍCULO
“E não nos cansemos de fazer o bem.” Gálatas 6:9 (Pode-se fazer o versículo em um desenho de uma camisa. Fica muito legal!)
Dorcas amava muito a Jesus. Ela era uma costureira. Costurava roupas lindas. Dorcas viu umas criancinhas com roupas velhas, velhas. Viu as mães das criancinhas com roupa toda remendada e disse: – “Vou costurar roupas novas para vocês!”Dorcas costurou uma porção de roupas bonitas. Deu-as para as criancinhas e para suas mamães.- “Muito obrigado pelas roupas!” – Disseram as criançasTodos na igreja amavam a boa costureira.
Mas, um dia, que tristeza! Dorcas adoeceu e morreu.
As pessoas choravam muito vendo sua amiga morta.
Alguém lembrou:
– “Pedro, o discípulo de Jesus, está numa cidade aqui perto. ElePode vir e nos animar e nos consolar com orações. Vamos Chamá-lo!”Dois homens foram depressa chamar Pedro.
Quando Pedro chegou, as mulheres, chorando, mostraram-lhe as roupas queDorcas lhes tinha dado. Falaram de como ela era bondosa e amada por todos.
Pedro pediu:
– “Deixem-me sozinho aqui no quarto, ao lado do corpo de Dorcas.”
As pessoas saíram. Pedro ficou só.
Ele orou e pediu que Deus fizesse Dorcas viver de novo.
E Deus ouviu a oração de Pedro.
Dorcas voltou a viver.
Pedro a levou e a mostrou viva às pessoas. Foi uma alegria imensa.
A boa amiga Dorcas estava com elas outra vez.
APLICAÇÃO
Dorcas era seguidora do Senhor Jesus e gostava de ajudar as pessoas. Ela fazia isso por amor a Jesus. Enquanto Jesus viveu nesse mundo, Ele procurou fazer o bem e ajudar as pessoas que precisavam dEle.
Como Dorcas, você pode ser um imitador de Jesus e ajudar aos que necessitam por amor a Ele.
O versículo para decorar diz que não nos cansemos de fazer o bem. Pois fazendo assim, estaremos demonstrando o amor que temos por Jesus e através de nossas atitudes, estaremos fazendo o nome dEle conhecido e as pessoas irão glorificar o nome dEle.
——