Translate

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Dinâmica 5 - para EBD - Como ensinar o "Natal"...




Disse Jesus "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida." (Jo 8.12)

Existem vários artigos na internet, em blogs, em sites, falando sobre a origem do natal, origem da árvore de natal, origem do papai Noel, origem disso e daquilo... Mas temos pouco conteúdo de ensino sobre este tema. Foi pensando nisso que decidi abordar este tema para dar algumas dicas de como ensinar sobre o Natal numa sala de Escola Bíblia Dominical e porque não também em salas de aulas normais (seculares), onde tem-se um misto de crianças com várias "religiões", (crenças) diferentes.

Em algumas igrejas, riscou-se a comemoração do Natal de suas festividades. Colocando-se em posição contrária à romanização ou “paganização” do cumprimento profético da vinda do Salvador, muitos não se alegram nessa data. Alguns sentem até tristeza. Não fazem nada. Não cantam. Não fazem comemorações especiais, dizendo que esta não era uma festa dos primitivos cristãos. 
Entretanto, os céus festejaram o primeiro Natal. Os anjos cantaram. E, como é gostoso cantar: “Glória a Deus nas alturas”, especialmente nesta ocasião. Como temos um clima propício para a evangelização nesta data tão conhecida: o melhor presente é Deus quem nos dá. Para o pobre e para o rico. Para os adultos e para as crianças. Como podemos usar esta ocasião para anunciar o cumprimento do amor de Deus!
Vemos refletir juntos a buscar cumprir a vontade do Pai Celeste; responda: como você tem comemorado o Natal? Apenas festas, presentes e comidas, sem se lembrar do seu significado? O que você tem feito para levar a mensagem salvadora aos seus parentes e amigos? Você sabe cantar lindos cânticos de Natal e refletir seu significado? Você tem buscado compartilhar com sua família, seus colegas de trabalho, de escola, seus vizinhos, a mensagem do Natal? Como você acha que deveria ser comemorado o Natal em sua célula, na família e na Igreja?

Partindo deste princípio, primeiro precisamos chamar a atenção das crianças de nossa EBD.


- Prepare a sua sala, enfeite com decoração de Natal - preste muita atenção, o que é mais fácil chamar a atenção da criança para o Natal ou dizer a verdade para ela, sendo que ela recebe informações o tempo todo, em casa, na mídia, na escola, etc? Não mate a infância da criança e nem a sua imaginação.
- Mostre para ela aos poucos sobre a relação que o mundo criou entre Papai Noel e Jesus.

- Conte para ela (a criança), aos poucos, a verdade sobre quem é que dá os presentes.
- Conte em poucas e simples palavras o que significa Natal: (natal é uma data natalícia, data de nascimento, data em que se comemora o nascimento, (neste caso em especial se comemora o nascimento de Jesus), o aniversariante é Jesus, comemoramos o nascimento de Jesus.)
- Fale para as crianças que é preciso chamar Jesus para a festa de aniversário dele.
Partindo por esta idéia, que tal, organizar uma festa de aniversário para Jesus. Que tal nesta dinâmica, ajuntar com os pais e fazer uma decoração de aniversário, onde todos terão a oportunidade de trazer um presente para Jesus, que depois pode ser distribuído entre elas (as crianças) mesmo.
Outra alternativa é: trabalhar o Natal com brincadeiras, jogos e símbolos que contém relatos bíblicos, isto seria muito apreciado e empolgante, você não acha?
Observação: Tenho em meus arquivos muitos moldes para brincadeiras e símbolos bíblicos, gincanas de Natal, que se fosse colocar aqui tomaria muito espaço, mas deixo uma opção:
- Primeiro: Já que você está nesta página, siga a relação ao lado, na parte de seguidores, clique ali e seja um seguidor.
- Segundo: Uma vez que você já é um seguidor, me mande um email relatando quem é você, sua igreja, e sua classe de ensino (idade), pedindo o arquivo com as dicas de Natal e eu mandarei para você sem custos nenhum todo o material, via email.
- Terceiro: Divulgue esta matéria, pois como eu já disse, muito se fala e pouco se ensina, e com certeza devem ter mais pessoas precisando de ajuda.
Em Cristo Jesus, 
Silberty.
Email para o pedido: prsilberty@hotmail.com