Translate

sexta-feira, 13 de março de 2015

Contar histórias para crianças


“Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas e estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.” Dt 6.4-9
 

O Senhor nos convoca a ensinar diligentemente os nossos filhos sobre a fé em Deus. Falar a todo estante: assentado em casa, andando pelo caminho, deitando-te e levantando-te.
Naquela época eles não tinham em mãos os recursos que nós temos hoje. As magníficas histórias e os ensinamentos de Deus eram passadas de pai para filho de forma oral. Esta foi a forma que Deus ordenou que fosse feita. Deus nos deu a habilidade de contar histórias como um recurso maravilhoso e empolgante.
Contar histórias é uma ótima ferramenta para ensinar, educar, estimular e principalmente transmitir os ensinamentos da Palavra de Deus. Utilizar histórias de fundo moral, social ou espiritual ajuda na construção da vida da criança. Estimula a imaginação, cria conceitos, forma hábitos e desenvolve a espiritualidade.

"Ah, como é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo..." (Fanny Abramovich)

Quem não se lembra daquelas histórias que foram contadas por nossos avós, pais, professores que ficaram marcadas em nossa infância? 

Hoje em dia a TV e os jogos eletrônicos tomaram o lugar dos livros, das reuniões em família e infelizmente do Culto Doméstico. 

As famílias precisam resgatar aquele momento especial do dia ou da semana para “contar histórias”, lerem juntos e também relembrarem fatos engraçados da família. 

O tão “esquecido” Culto Doméstico precisa fazer parte novamente de nossa agenda familiar.
Pais e professores de Escola Dominical devem se preocupar com a Igreja do amanhã. Para formação de uma igreja sadia, a conscientização dos valores espirituais deve ser escrita no coração das crianças desde cedo. 

Quando elas estiverem na adolescência e juventude, levarão a semente que, com certeza, germinará para a glória de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário