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sexta-feira, 20 de junho de 2014

Janela 4/14?

O que é Janela 4/14?


Janela 4/14 se refere ao grupo de crianças entre 4 anos até adolescentes de 14 anos, grupo esse que tem sido visto pelos líderes cristãos de todo o mundo como um grupo a ser evangelizado-discipulado com urgência, devido a importância estratégica deste grupo. Em todo o mundo são mais de 1.2 bilhões de jovens entra as idades de 4 e 14 anos.
Para maximizar o impacto da transformação de crianças e adolescentes na Janela 4/14 temos que abordar as questões espirituais, mentais, físicas, relacionais, econômicas e sociais que elas enfrentam. Temos também que enfrentar a “pobreza ministerial”, a escassez de oportunidades para exercer os seus dons e atingir o seu potencial de forma a honrar a Deus e avançar o Seu Reino.
É crucial que esforços missionários sejam priorizados e dirigidos para a faixa etária 4/14 pelo mundo. Isto requer que sejamos conscientes do que está acontecendo. Compreender a natureza deste desafio. Somente com este tipo de consciência que seremos capazes de alcançar, moldar suas vidas para transformar o mundo.
Para responder a este desafio temos que compreender as necessidades, natureza e potencial de crianças e adolescentes na Janela 4/14. Devemos reconhecer também a oposição real e os obstáculos para criá-las como uma geração de transformação.
Oremos: Para que Deus nos de estratégia e visão para trabalhar com este grupo que é o futuro, e pode ser agente de transformação de varias nações e povos. Para que Deus levante lideres com a visão de trabalhar na janela 4/14. Pela evangelização deste grupo no mundo todo, começando por nossa própria igreja.
Carlo de Martini - Ministério de Adolescentes

Acordem! Para a Janela 4-14


Cada vez que colocamos em pratica o ide de Jesus, vemos que o Espírito Santo de Deus toca nos corações de maneira que nem esperávamos. Muitas vezes vemos igrejas que crescem apenas com cristãos que vieram de outras igrejas, pescando no aquário alheio. Mas há tantas almas que carecem de ouvir da salvação de Deus... Se as igrejas abrissem os olhos para isso, não haveria espaço para brigas por crentes... A igreja em que seus departamentos evangelizam nas faixas etárias correspondentes é uma igreja que cresce. Vejo pela realidade da minha igreja. Os adolescentes tem levado seus amigos para a igreja, e quantas transformações temos visto através deles, os jovens levam outros jovens para a igreja, as Mulheres Cristãs em Ação hoje mesmo foram fazer um culto de evangelismo na casa de uma pessoa não crente , que aceitou abrir as portas do seu lar(soube agorinha que esta recebeu a Cristo). E quanto ao Ministério Infantil... Este então cresce a todo vapor. É muito mais fácil, você convencer uma criança do seu pecado do que a um adulto. Elas são mais humildes e sinceras, admitem seus erros mais facilmente. Não digo que não há excessões, é possível encontrar crianças endurecidas ... Mas uma decisão sincera, por exemplo, na idade ainda tenra quanto pode transformar uma vida! É preciso acordar para isso. Há muitos exemplos de grandes homens de Deus que converteram-se ainda crianças. Infelizmente percebo que muitos não dão o devido valor a uma alma infantil, ás vezes por ignorância , ás vezes por falta de visão de reino, e muitas vezes por falta de amor ao evangelismo ou até encaram o Ministério Infantil como uma forma de entrenimento para as crianças e não como evangelismo e discipulado. Jesus jamais desprezou as almas das crianças, ele as chamou para si, mesmo diante da ignorância dos apóstolos em achá-las incovenientes. É preciso mudar este quadro!

Renata


A JANELA 4/14

A TAREFA DA EVANGELIZAÇÃO MUNDIAL
 “O campo é o mundo” (Mateus 13:38). O Crescimento da população mundial, ou o fenômeno da explosão demográfica, é uma realidade. Estudos indicam que 2/3 dos habitantes da terra jamais ouviram falar de Cristo. Os missiólogos, para melhor compreender a tarefa da evangelização mundial, adotam determinados esquemas, como por exemplo:

O Esquema dos três mundos:
O mundo A __ O mundo não evangelizado e que nunca ouviu falar de cristo.
O mundo B __ O mundo que já ouviu falar de Cristo, mas que não é Cristão.
O mundo C __ O mundo chamado cristão, composto por todos aqueles que se denominam cristãos.

O esquema de evangelismo E-O, E-1, E-2 e E-3. Trata-se de uma escala para medir a distância que o missionário deve percorrer desde sua própria cultura até conseguir evangelizar pessoas de outra cultura.

E-O __ Este nível da escala inclui a tarefa de ganhar para Cristo os próprios filhos dos crentes. Não há quase barreiras para ultrapassar. O caminho a percorres é pequeno.
E-1 __ Implica em ganhar para Cristo as pessoas de Sua própria Cultura, as quais não pertencem à igreja de Cristo e são cristãos só de nome.
E-2 __ Envolve ganhar pessoas de uma cultura parecida, mas não idêntica a do missionário. Podem ser grupos que até vivem perto do missionário, mas que tem características distintas. Ás vezes exige-se certo deslocamento e uma adaptação a certos costumes diferentes, embora não seja necessário aprendizado de uma nova língua.
E-3 __ Neste nível, o missionário terá que percorrer um caminho bem longo, necessitando aprender uma nova língua e devendo estar consciente de que evangelizará pessoas de uma cultura totalmente diferente da Sua.
O esquema da janela 10/40. __ No início da década de 90, alguns pesquisadores estudaram o mundo, procurando identificar quais as nações com maiores necessidades espirituais, e descobriram que entre 10 e 40 graus de latitude norte, estendendo-se do norte da África através da Ásia até o Japão, vivia a maior população mundial sem oportunidade de ouvir o Evangelho.
Esta região foi denominada janela 10/40 e tem sido hoje o alvo de concentrado esforço missionário.

CONCEITUANDO A JANELA 4/14
Dentro da tarefa Evangelística/ missionária, há uma janela que não tem sido levada em consideração __ trata-se da janela 4/14.
Janela 4/14 é um conceito que vem sendo adotado pela aliança Pró-Evangelização das crianças para identificar mais de 60% da população mundial, que não só não tem recebido a devida atenção por parte das igrejas e organizações missionárias como também tem sido, em muitos casos, totalmente negligenciada. A janela 4/14 inclui as pessoas de todo o mundo que estão na faixa etária de 4 a 14 anos.
Um fato interessante é que 60% a 85% das pessoas que tomaram uma decisão ao lado de Cristo e hoje pertencem a uma igreja evangélica, o fizeram entre as idades de 4 a 14 anos.

OLHANDO O MUNDO ATRAVÉS DA JANELA 4/14
            Quem olhar com cuidado para a janela 4/14 contemplará uma triste realidade: as crianças, em todos os continentes, têm sido marginalizadas, desprezadas e abusadas.
            Na área educacional. __ Existem milhares de crianças analfabetas ou semi-analfabetas, sem acesso à instrução que possa lhes abrir portas para um desenvolvimento intelectual.
             Na área familiar __ É crescente o número de crianças inseguras por causa dos desajustes familiares e da ausência dos pais na formação de seus filhos. Muitas crianças acabam vivendo a maior parte do dia em escolinhas, creches ou com parentes. Alie-se a isto a falta de uma disciplina sadia e dentro dos preceitos bíblicos e temos a “receita” para fazer surgir uma geração rebelde.
            Na área física. __ Não se pode precisar o número de crianças traumatizadas pelos maus tratos corporais (espancamentos, queimaduras, mutilações, falta de alimentos, roupas e remédios). Quem descreverá a aflição das crianças que passam pelos de refugiados ou vivem em países onde há guerras?
Na área psicológica. __ Há um sem-número de crianças enredadas nas malhas das religiões e seitas, nas quais a salvação depende das boas obras e do esforço pessoal, ou onde o ocultismo, a feitiçaria e a superstição estão presentes.
Na área sexual. __ Atualmente, milhões de crianças vivem humilhadas, sendo levadas a participar de práticas eróticas, exploradas no comércio da prostituição e usadas na indústria da pornografia. O estupro é outra experiência traumática que deixa duradouras marcas.
Na área social. __ Quantas crianças, abandonadas pelos pais e pela sociedade, perambulam pelas ruas das principais cidades do mundo?
Na área trabalhista. __ Em muitos lugares, as crianças são exploradas, sem garantia de emprego, sendo submetidas a jornadas excessivas de trabalho em atividade das mais penosas e difíceis, algumas até ilegais. Há crianças que ficaram com a saúde irremediavelmente afetada devido aos trabalhos que realizam.
Este quadro desolador e constrangedor podem ser encontrados em todos os níveis sociais, sem exceção, e nos leva a chamar: O povo da janela 4/14 necessita ouvir o Evangelho.

OLHANDO PARA A IGREJA ATRAVÉS DA JANELA 4/14

Embora haja igrejas que investem nas crianças, procurando suprir as necessidades dos seus “cordeirinhos” da janela 4/14, o quadro geral é bem desanimador:
Poucas pessoas habilidades para ministrar a palavra de Deus às crianças de forma correta. Os professores são despreparados.
Poucas atividades envolvendo as crianças em experiências de aprendizado e de serviço ao Senhor: Escola dominical, EBF, campanhas, encontros, coral infantil, sociedade internas, acampamentos, etc.
Pouco material didático apropriado para o trabalho: quadro de giz, flanelógrafo, retro projetor, slides, vídeo, trabalhos manuais, cartazes, fantoches, etc.
Pouco interesse em investir, para se dar o melhor, em todos os aspectos, para que as crianças tenham prazer em estar na igreja e possam conhecer a salvação em Cristo e crescer na vida cristã.
 Pouca convicção quanto ao fato de que uma criança pode e necessita nascer de novo, reconhecendo que é pecadora e que o sacrifício de Jesus na cruz em seu lugar é suficiente, e que ao receber a Cristo ela passa a ter a vida eterna. Se uma pessoa, enquanto é criança e faz parte da Janela 4/14, passar pela igreja sem receber a Cristo como seu salvador pessoal, corre o risco de tornar-se apenas uma pessoa da “igreja”. Se a igreja não se preocupar em evangelizaras suas próprias crianças, evangelizará as outras crianças da Sua vizinhança, de outras cidades, de outras nações? Infelizmente não!

OLHANDO PARA A BÍBLIA ATRAVÉS DA JANELA 4/14

Há muitos textos nas Escrituras a respeito das crianças, e em Sua maioria estão na forma de mandamentos.
Deuteronômio 6:6, 7 _ “Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em Tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te.”.
Deuteronômio 31:12 __ “Ajuntai o povo, os homens, as mulheres, os meninos, e o estrangeiro que está dentro de vossa cidade, para que ouçam e aprendam, e temam ao Senhor vosso Deus, e cuidem de cumprir todas as palavras desta lei.”.
Provérbios 22:6 — “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele.”.
Mateus 18: 5,14 __ “E quem receber uma criança tal como esta, em meu nome, a mim me recebe... Assim, pois, não é da vontade de vosso Pai celeste que pereça um só destes pequeninos”.
Marcos 10: 14-16 __ “Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança, de maneira nenhuma entrará nele. Então, tomando-as nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava”.
Tanto no velho como no novo testamento, o povo de Deus é desafiado a conduzir as crianças ao Senhor e ensina-las nos seus caminhos. A Bíblia é clara em mostrar que a criança é pecadora (salmo 51:5) e necessita colocar a sua confiança em Deus (salmo 78:8) para não vir a se perder (salmo 78:8) e Mateus (18:14).
Jesus também ensinou claramente que a infância é o tempo ideal para a salvação (Mateus 18:1-4). Não é a criança que tem de tornar-se adulta para receber o reino de Deus; pelo contrário, é o adulto que precisa tornar-se como uma criança.

OLHANDO PARA A EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DA JANELA 4/14

Como já foi mencionado, 60% a 85% das pessoas que hoje são nascidas de novo, fizeram esta decisão entre 04 e 14 anos. Por quê? Uma criança tem características próprias, que são favoráveis a que venha receber a Cristo:
É humilde e facilmente reconhece que é pecadora.
Está numa faze da vida quando é mais fácil crer.
Está menos presa a vícios e pecados.
Após os 14 anos a situação é completamente diferente: o orgulho, a incredulidade, a desconfiança e o pecado vão dominando o coração. Também há crescentes pressões que vão surgir em sua vida após os 14 anos, as quais aos poucos vão excluindo Deus: muitos estudos, muitas atividade interessantes, a influência dos colegas, a necessidade de trabalhar, etc.
Tem sido comprovado que, na faixa etária dos 15 aos 30 anos, o número dos que fazem a decisão por Cristo diminui para 10% a 25%.
A prova de que, à medida que a idade avança, torna-se mais difícil uma decisão por Cristo, esta nas estatísticas que afirmam que acima dos 30 anos o número de decisões cais para 5% a 15%.
Se a experiência tem demonstrado que nesta janela 4/14 o trabalho é mais frutífero, por que não se avança com mais estratégias para alcançar este “povo”?
As crianças necessitam urgentemente de algo ou alguém em que possam firmar Sua vida, pois há muita instabilidade ao seu redor. Só o Senhor Jesus pode ser este firme fundamento, não apenas para o tempo, mas para toda a eternidade.
Outro dado muito importante e significativo é que 70% a 85% dos missionários que avançam mais para anunciar o Evangelho, aprendendo uma nova língua e deixando a Sua própria cultura, também fizeram Sua decisão por Cristo na faixa etária dos 04 aos 14 anos. Este tipo de missionário é o mais necessário para se completar a tarefa ordenada por Jesus!
Ganhando-se uma criança para Cristo, ganha-se não apenas uma vida salva para toda a eternidade, mas também uma vida ao serviço de Deus.

OLHANDO PARA O IMENSO DESAFIO ATRÁVES DA JANELA 4/14

Numa população mundial acima de cinco bilhões, seguramente, são crianças: 340 milhões na áfrica; 350 milhões na América; 1,9 bilhão na Ásia; 300 milhões na Europa; 150 milhões Oriente Médio; 15 milhões na Oceania.
Só no Brasil, o numero de crianças até 14 anos de idade chega a quase 70 milhões.
Pode-se afirmar que, quantitativamente, o maior desafio para a igreja do Senhor Jesus Cristo nos dias de hoje é alcançar a janela 4/14. Em Mateus 18:14, Jesus disse: “Não é da vontade de vosso Pai celeste que pereça um só destes pequeninos”.
É urgente que as igrejas e organizações missionárias trabalhem com afinco para ganhar o maior número possível de crianças, através das mais variadas estratégias, seja nas igrejas (EBFs, campanhas, eventos, escolas dominicais); seja nas casas dos crentes (classes de 5 dias, classes de boas novas); seja em instituições (Hospitais, creches, escolas); seja nas ruas, nas praias, nas beiras de rios, nos acampamentos, nas tribos mais distantes, etc.
Daqui a dois anos entraremos no ano 2000. Jesus retornará em breve.
A igreja está avançando em todas as direções para alcançar todos os povos, até aos confins da terra. Muito trabalho está para ser realizado. A seara é imensa e os trabalhadores são poucos. Olhemos com cuidado, com amor, com esperança, com fé para a janela 4/14 e avancemos para alcançar todas as crianças do mundo inteiro com o precioso Evangelho de Cristo!

Por que devemos ser criativos?

Existem várias definições para criatividade, mas a que mais me chamou atenção, foi: 
"criatividade é o processo de tornar-se sensível a problemas, deficiências, lacunas no conhecimento, desarmonia; identificar a dificuldade, buscar soluções, formulando hipóteses a respeito das deficiências; testar e retestar estas hipóteses; e, finalmente, comunicar os resultados" 
 (Torrance, 1965)

Por que devemos ser criativos?


A criatividade é um dom essencial para quem possui o ministério Infantil.
.Ela estava presente em todos os passos da criação, principalmente no que diz respeito ao homem, criado á imagem semelhança de Deus. Sendo assim, também o homem possui dotes criativos que pode aplicar em todos os seus atos. Todos nós, enfim, temos condição de criar alguma coisa. A criatividade é algo que cheira á novidade, e quem trabalha com crianças precisa de novidade a cada instante.

Fatores que impedem a criatividade

Acredita-se que o potencial criativo humano tenha início na infância. Quando as crianças têm suas iniciativas criativas elogiadas e incentivadas pelos pais, tendem a ser adultos ousados, propensos a agir de forma inovadora. O inverso também parece ser verdadeiro.Quando as pessoas sabem que suas ações serão valorizadas, parecem tender a criar mais. O medo do novo, o apego aos paradigmas são formas de consolidar o status quo. Quando sentem que não estão sob ameaça (de perder o emprego ou de cair no ridículo, por exemplo), as pessoas perdem o medo de inovar e revelam suas habilidades criativas.Existem alguns fatores específicos que nos impede de ser craitivo., são eles:

1.    Falta de tempo
2.    Insegurança
3.    Conformismo
4.    Comodismo
5.    tradicionalismo
6.    Orgulho e Vaidade

Como usar a criatividade:

1.        No pastoreio dos Pequeninos
      Faça cartinhas em períodos de aniversário e envie pelo correio

2.        Na contação de histórias bíblicas
Saia da “rotina” e use objetos e dramatização para contar histórias, crianças gostam de novidades!

3.        Em reuniões com pais ou professores
Talvez você não precise usar a palavra “reunião”, faça chás, almoço, lanche e converse com elas a cerca do departamento. Incentive suas professoras com presentes, cartões, bilhetes e mimos. Faça treinamento dinâmicos, passeios e jantar no dia dos professores. Valorize-as!

4.        Em datas comemorativas
Procure adaptar as datas comemorativas do dia a dia para o nosso meio. Ex: Dia do índio: mostre ás crianças a importância de evangelizar os índios, podemos orar por eles, e até se caracterizar.

5.        Em culto infantil
Faça do culto infantil um momento único para eles. Faça algo atrativo, gostoso, com faixas, bilhetinhos e de um nome bem legal pra o culto, não esquecendo da ornamentação.. Convide pessoas de fora para pregar através de histórias, e nunca esqueça do lanche no final do culto.

6.        Arrecadação de verba para o ministério (dicas)
ü Sorteio de cestão (pode ser alimento, chocolates, biscoito)
ü Festival de Pizza /Festa gelada / Festa das pipocas
ü Árvore dos bons frutos
ü Galão de Oferta
ü Tarde do Porquinho
ü Mc Oração

10 passos para despertar a criatividade:
1.    Ore bastante, o dono da criatividade te dará com toda certeza.
2.    Pense, respire aquilo que você deseja planejar.
      3. Ande com um bloquinho para anotar as idéias
4.    Assista palestras com profissionais.
5.    Leia revistas, livro e sites da área infantil, mesmo sendo secular. Reaproveite! Inspire-se
6.    Escolha um cantinho da sua casa para fazer uma pausa para pensar
7.    Mude de atitude quando algo dá errado
8.    Pontos de vista de fora são bem-vindos
9.    Sempre que você tiver uma idéia, pense três maneiras diferentes de executá-la.
10. Coloque-se no lugar do “Outro” e tente imaginar como seria a sensação dele (no caso, da criança) ao ver ou participar daquilo que você preparou.

 Bibliografia:
Evangelização e Discipuladi Infantil /Débora Ferreira da Costa-CPAD


Professores da EBD


Versículos Ilustrados para EBD















A































































































































































































CRIATIVIDADE NA EBD
 Júlio César Zanluca 

Todos nós recebemos um dom natural de Deus, que é a criatividade. Em geral, a tolhemos, por temermos sermos considerados ridículos, ou não querermos correr riscos e fracassar no uso de novas experiências.
Desprezar este dom, e não utilizá-lo, é um grande desperdício, especialmente no ensino bíblico.
Mas como despertar a criatividade, e usá-la em proveito e benefício dos alunos na EBD?
1. Comece explorando suas próprias habilidades, idéias e experiências para se comunicar com seus alunos.
2. Relacione-se com eles de modo pessoal, sensível e proveitoso.
3. Adapte os recursos da EBD às necessidades, interesses e faixa etária dos seus alunos.
4. Relacione o tema que está ensinando à vida e experiência prática de fé.
5. Seja flexível: se for o caso, saia do plano de sua lição para sanar dúvidas dos alunos. Uma dúvida pode trazer inúmeras oportunidades de explorar temas importantes!
6. Improvise, procure não focar excessivamente seu ensino nos materiais disponíveis. Não seja dependente destes recursos!
7. Converse informalmente com os alunos, após ou antes das aulas, para compreender melhor suas necessidades, pensamentos, características. Trace um plano para, a partir das experiências deles, ensiná-los de modo mais eficaz e criativo.
8. Leia! O livro mais criativo do mundo é a Bíblia. Explore-a com sede de conhecimento, questionando, pesquisando e anotando suas observações e considerações: como? onde? por quê? quem? de que forma? quais os personagens envolvidos? como se aplica esta passagem para mim e meus alunos?
9. Interaja com outros professores ou pessoas que tiveram experiências no ministério de ensino. Sempre há o que aprender!
Para despertar criatividade em seus alunos, e interesse pelas lições, seguem algumas recomendações:
- Estabeleça um ambiente de confiança, interesse e aceitação. Não seja o "sabe-tudo", deixe espaço para eles!
- Dê oportunidades para seus alunos se expressarem. Pior que sair do tema da aula, é não ter motivação para prosseguir.
- Ofereça variedade de materiais, métodos ou recursos. Não fique na mesmice!
- Ouça os comentários, mesmo que incompletos ou incorretos, e conduza-os de forma proveitosa, assimilando e resumindo sua essência e, quando o caso, reconduzindo o pensamento para a assertiva bíblica.
- Convide-os a escrever sobre suas experiências, expressando o que pensam, sentem e crêem.
- Demonstre estar aberto a assuntos diferentes - isto pode indicar novas necessidades e oportunidades de ensino valioso.
- Incentive-os a perguntarem, explorarem e admirarem o texto bíblico.