Translate

sábado, 10 de janeiro de 2015

A Criança e a Oração


Iniciando um Trabalho de Oração com Crianças até 06 anos de Idade 

Nós enquanto educadores cristãos compromissados com a Obra de Cristo, precisamos ajudar as crianças desde cedo a fazerem da oração parte importante da sua vida diária. Diante disto, sugerimos um planejamento para os encontros de oração com crianças até 06 anos de idade.

Sugestão para o 1º Encontro de Oração  

Acolhida: Boas Vindas, Música, Apresentação Pessoal.

 Receba as crianças com muita alegria, utilizando o Kit Acolhida (coração e mãos gigantes). Dê um abraço bem grandão em cada uma delas. Diga a elas o quanto está feliz em vê-las ali e em seguida acomode-as em seus lugares.

 Cante músicas de cumprimento, de boas vindas, de apresentação pessoal (Bom dia, Boa tarde ou Boa noite; Olá como vai; Boas vindas há; Quem é você?, etc.)

 Distribua crachás bonitos e coloridos com os nomes das  crianças.
Devocional: Oração, Música, Palavra

 Oração – Você, criança, já orou hoje? Você sabe o que é orar? Orar é falar, é conversar com Deus. As pessoas costumam se utilizar de vários meios pra falarem umas com as outras, a exemplo temos o telefone fixo, o celular, os bate-papos na internet, cartas, fax, etc., mas para você e eu falarmos com Deus, não precisa nada disso. Podemos falar diretamente com Ele, com nossas bocas ou em nosso pensamento, a qualquer hora, em qualquer lugar, em pé, deitado, de joelhos, andando ou até embaixo d’água!
Que tal experimentarmos? Vamos orar?

 Música: “Vamos agora orar, falar com Deus o Senhor Criador, as mãos unir e os olhos fechar, para falar com Deus.”
Continue com os olhos fechados, converse com Deus em seu pensamento, fale pra ele o que você quiser. Darei a você 2 minutinhos pra fazer isso e quando eu der o sinal (dizendo amém), encerraremos esta primeira oração.

Muitas pessoas sentem dificuldade pra falar com Deus, algumas costumam dizer que não tem nada pra falar com Ele ou que não sabem o que vão dizer pra Deus. Um dos principais motivos que nos fazem sentir dificuldade pra falar com Deus é o fato de não o conhecermos. Geralmente quando não conhecemos a outra pessoa temos dificuldade pra nos aproximarmos dela, pra cumprimentá-la, pra conversarmos com ela, por ser simplesmente, desconhecida... assim mesmo, quando não conhecemos a Deus, não conseguimos falar com Ele.

Você sabe Quem é Deus?

 Palavra – A Bíblia, a Palavra de Deus nos diz assim: “Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas?” Isaías 40.26 (visualize esse versículo, para memorização). A Bíblia nos ensina que todas as coisas foram criadas por Deus, e sem Ele nada do que foi feito se fez. Através da Criação de Deus podemos perceber que Ele existe. Quando oramos a Ele, damos prova que confiamos na sua existência, que cremos nEle apesar dele ser invisível, por que Ele é Espírito. Quando observamos a natureza, percebemos que Deus é um Deus de beleza, de ordem e de poder.

Deus de beleza – observe como a natureza é linda! O pôr do sol avermelhado, o mar que ora está calmo, ora está revolto, o céu estrelado, as flores coloridas, os pássaros voando e cantando e tantos outros animais... tudo tão lindo, que mais parece um quadro... e quem o pintou foi Deus! (Mostre gravuras ilustrativas e coloridas para as crianças)

Deus de ordem – Ele fez o sol para iluminar o dia, a lua e as estrelas para iluminar a noite; as nuvens trazem chuva e neve; os planetas circulam em volta do sol sempre em suas velocidades normais e em suas rotas... perceba como tudo se encaixa de um jeito maravilhoso, organizado por Deus! (Mostre gravuras ilustrativas e coloridas para as crianças)

Deus de poder – As montanhas são grandes e altas, as ondas do mar são tão fortes, as cascatas são poderosas, o relâmpago é resplandecente e o trovão barulhento. A natureza é poderosa e Aquele que a criou é muito mais poderoso. Glória a Deus!!! (Mostre gravuras ilustrativas e coloridas para as crianças)


 Oração – tipo ADORAÇÃO – Adoração é o grande amor e respeito que você tem por Deus. Ele merece sua afeição por que é Santo (perfeito sob todos os aspectos e foi Ele quem fez todas as coisas – inclusive você (Salmo 95.1-6). Você adora a Deus ao se alegrar com tudo que Ele é ao dizer a Ele como é Maravilhoso. Você pode dizer: “Deus, o Senhor é o Criador Maravilhoso. Eu O amo por ser Todo-Poderoso. “Eu O amo por ser Perfeito”. Criança, você pode adorar a Deus através da Sua oração quando e onde quiser.

 Atividade de Fixação: Aqui nessa caixinha decorada coloquei alguns motivos de oração que estão relacionados ao que aprendemos hoje sobre o nosso Deus Criador.

o Motivos de Oração: FLORES – ÁRVORES – FRUTOS – PESSOAS – ANIMAIS – LUMINARES (SOL, LUA E ESTRELAS) – NUVENS, ARO-ÍRIS, MARES, RIOS, VENTOS, RELÂMPAGOS E TROVÕES, CHUVA, ETC. (Você educador cristão pode ilustrar esses motivos de oração em fichas com letras grandes e coloridas ou com imagens ilustrativas ou ainda com objetos).

o Cada Criança poderá escolher um motivo dessa caixinha para fazer sua oração em adoração a Deus.

 Convite à Salvação: Você criança que ainda não é salva, também pode orar, reconhecendo que é pecadora, crendo e recebendo a Jesus Cristo, O Perfeito Filho de Deus, como Salvador e Senhor de sua vida, Recebendo o seu perdão e adorando-o também como Maravilhoso Deus Criador.

 Despedida: Entregue lembrancinhas às crianças contendo o versículo bíblico do dia (Isaías 40.26). Ore pelas crianças.