Translate

quinta-feira, 24 de julho de 2014

História : A triste condição de Mucho

Mucho com acessórios presos com velcro

Mucho sem os acessórios 


Quando vocês olham para o menino Mucho o que vocês acham dele? Um menino normal, de boa aparência não é verdade? Ele é como a maioria dos meninos que vocês vêem na rua todos os dias. Talvez esse menino seja um pouco parecido com vocês... Será?

O que vocês até agora não conseguiram ver é a forma como ele realmente é! Na verdade ele não está nada bem... É um menino digno de pena! Vocês podem imaginar o que se passa com ele?

Vejam...

Ele está com fome! (COLOCAR O PRATINHO VAZIO NAS MÃOS DELE)

Vocês já passaram fome alguma vez? Mucho está com fome há alguns meses e só vive reclamando do seu estômago que não para de roncar reclamando de fome. O mais intrigante é que ao seu redor há muitas pessoas que têm alimento de sobra, mais parece não dar muita importância para ele. Até seus amigos, professores e parentes não estão atentos á fome de Mucho...

Mas... Mucho esta doente, como não ficar doente se há meses não se alimenta? Ele está desnutrido e acredite em mim, essa doença é perigosa! Vocês dizem que ele parece estar doente? Sim, eu sei que nem parece... Mas a doença dele é uma espécie de câncer ou qualquer coisa parecida, é que no começo não dá pra perceber ela está bem escondida lá dentro e quando começar aparecer será tarde demais! Mais Mucho sabe que está doente e precisa de ajuda, mais ela não sabe pra onde ir. Por muitas e muitas noites ele chora até dormir por causa da situação em que se encontra.

Mucho também está aleijado... (COLOCAR A MULETA EM BAIXO DE SEU BRAÇO)

Pois sem a alimentação adequada, seus ossos estão fracos e ele está sem forças para caminhar. Sem forças e sem alimentação ele não consegue raciocinar bem e está sempre perdendo a direção.

E isso não é tudo. Mucho está cego! (COLOCAR O ÓCULOS EM SEU ROSTO)

Não pode ver o caminho ao seu redor e está completamente sem auxílio. Não há ninguém para guiá-lo, vai tateando na escuridão e na ignorância dos buracos que estão á diante. As pessoas passam apressadas e ainda balançam a cabeça dizendo assim: Mais que menino!

E... Vocês sabiam que Mucho é escravo? (COLOCAR A CORRENTE EM SEUS PÉS)

Ele está nas garras de um Senhor sem piedade que controla a sua vida. Ele é prisioneiro contra a sua vontade, muitas vezes já até pensou em fugir, mais para onde iria? Onde poderia encontrar refúgio? Nem ele mesmo consegue se lembrar de quando e como foi cair nas garras desse terrível senhor, nem vê algum modo de escapar...

Olhem bem para ele agora... Ele é uma criança e precisa ser instruído, precisa que alguém lhe diga o que fazer, mas por ter aprendido tantas coisas pelas ruas, abandonado á própria sorte agora a sociedade diz que ele é um elemento perigoso e não deveria estar solto, mas em uma instituição. Acima de tudo dizem que ele é o próprio culpado pela sua situação...

O pior de tudo é que Mucho está condenado á morte! Embora não saiba, a pena de morte já foi decretada. E, acreditem ou não, Mucho não vive na China, na Índia ou em qualquer outro país no estrangeiro, mas aqui bem na nossa cidade, na sua rua, na minha rua.

Mucho é uma palavra Espanhola e significa “MUITOS” e representa as milhares e milhares de crianças (meninos e meninas), do Brasil. Muitos estão pertinho de nós (amigos da escola, nossos vizinhos, primos, irmãos), eles estão morrendo de fome por falta do Pão da Vida e morrendo de sede por falta da Água da Vida. Doentes e aleijados pelo pecado, cegos e escravos de Satanás e condenados ao castigo eterno, em João 3:18.

MUITAS crianças não freqüentam qualquer Escola Dominical ou Igreja e estão completamente fora do alcance do Evangelho de Cristo. MUITOS... Até vão á Escola Dominical, estão sempre na Igreja, mas ainda não conhecem a voz de Deus e estão na mesma situação de Mucho, pois não lêem a bíblia, não oram, não falam de Jesus... Às vezes ninguém sabe que ele é um servo de Deus.

Assim como Samuel desde 03 anos de idade morava com Eli no templo de Silo e embora vivesse dentro de uma igreja, aos 10 anos quando ouviu a voz de Deus, ele não conseguiu entender que era Deus chamando, simplesmente porque não conhecia a Deus e, nunca tinha tido uma experiência com Deus!
Deus levantou você para ir ao encontro dessa necessidade e levar o evangelho a muitas crianças que ainda não foram alcançadas.

 
Talvez tenha visto Mucho por aí, ou ele more dentro de você...

(1) Faminto
Provérbios 13:25 O justo come até ficar satisfeito, mas o ventre dos ímpios passará necessidade.

Isaías 5:13 Portanto o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento; e os seus nobres terão fome, e a sua multidão se secará de sede.

(2) Doente Isaías 1:5-6

Por que seríeis ainda castigados, se mais vos rebelaríeis? Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco.

Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo.
(3) Não sabe andar

Salmos 1:6 Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.
(4) Cego

Isaías 59:10 Apalpamos as paredes como cegos, e como os que não têm olhos andamos apalpando; tropeçamos ao meio-dia como nas trevas, e nos lugares escuros como mortos.

(5) Acorrentado (preso)

Salmos 107:10 Tal como a que se assenta nas trevas e sombra da morte, presa em aflição e em ferro;

Porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas, e ninguém o podia amansar. Marcos 5:4
JESUS PODE MUDAR ESSA SITUAÇÃO!

Porque o SENHOR ouve os necessitados, e não despreza os seus cativos. Salmos 69:33

(1) Faminto – Pão da Vida / Pão Vivo / Água Viva

(2) Doente – Sara nossas feridas

(3) Não sabe andar – Caminho

(4) Cego - Luz do mundo

(5) Acorrentado (preso) – Quebra cadeias, liberta

OFERTAR COM O CORAÇÃO

Historia traduzida, adaptada e ilustrada por Pra Gabriela Pache de Fiúza

FIGURA  1

Havia chegado o momento de entregar os dízimos e ofertas no culto da igreja. Uma menina olhava para a elegante mulher que estava sentada ao seu lado que buscava ansiosamente por algo dentro de sua bolsa. O que a menina não sabia é que a mulher estava buscando a menor moeda dentro da bolsa para ofertar; deixando de lado as notas altas.

FIGURA 2

Como a mulher não encontrou a moeda, fechou a bolsa e colocou as mãos em forma de oração, simulando que estava orando bem na hora que um irmão passava recolhendo as ofertas.

A menina pensou:

-Ninguém deve ficar sem dar ofertas ao Senhor! Coitada desta senhora, talvez não tenha dinheiro para ofertar. A menina ficou com muita pena dela

FIGURA  3

A criança tinha trazido de casa sua oferta em um envelope. Durante a semana ela sempre juntava as moedas e separava o dizimo do que os seus pais lhe davam. Ela amava entregar ofertas ao Senhor.

Então com muita compaixão, a menina se aproximou da mulher, estendeu o envelope que levava em sua mão, e cochichou no ouvido da mulher:

- Senhora, pegue por favor este envelope e coloque-o na cesta de ofertas. Eu sei o quanto é triste não ter nada para entregar ao Senhor! Ele é tão bom com a gente e cuida de nós com tanto amor! E Deus ama quando ofertamos com alegria!

FIGURA  4

Isto comoveu profundamente a aquela elegante senhora e fez com que enxergasse a sua avareza e falta de amor ao Senhor.

- Não minha filha, obrigada! Entregue a sua oferta que eu entregarei a minha! –Então voltou a abrir a sua bolsa e deu uma oferta de um valor significativo, e de todo coração. Naquele dia a mulher aprendeu uma grande lição de uma pequena criança.

DIFERENÇA ENTRE PERDÃO E PURIFICAÇÃO

Quando vamos à igreja, muitas vezes ouvimos palavras que não entendemos. Muitas crianças ficam pensando: O que isso significa? Por que é tão difícil entender o que estão falando? Por exemplo: você já ouviu a seguinte frase numa pregação ou declaração? “Jesus nos PERDOA e  PURIFICA com seu sangue?”

Perdão e purificaçao são duas coisas diferentes. Você sabe o que esses termos significam e como aplicá-los? Preprei uma ilustração para que você possa ensinar às crianças melhor essas verdades espirituais que tem a ver com a nossa redenção. (Veja  o que significa redenção no site clicando aqui O QUE SIGNIFICA REDENTOR?)

FIGURA 1

A mamãe de Carlinhos tinha feito um gostoso bolo de chocolate, mas pediu para seus três filhose o marido que não comessem o bolo porque a tia Claudia viria de tarde pra visitá-los e lanchariam juntos no café da tarde.

FIGURA 2

Mas depois de uma hora o papai de Carlinhos encontra o bolo de chocolate na cozinha, e para sua surpresa alguém tinha cortado uma boa parte e comido! Quem poderia ser o desobediente!?
Nesse momento entrou Carlinhos com cara de inocente olhou o bolo e disse:
    -Alguém comeu o bolo da mamãe!! 
O papai olhando para Carlinhos logo soube quem era o culpado e disse:
    -Você comeu o bolo que mamãe falou pra comer só a tarde? 
    -Não papai! eu não comi!! -Respondeu Carlinhos cruzando os braços e dramatizando um pouquinho.

FIGURA 3

Filho não minta pro papai!! Você comeu o bolo de chocolate???!!! Disse o pai olhando em seus olhos com firmeza, mas, tambem com muito amor!
    -Acho que foram meus irmãozinhos!! Gaguejava Carlinhos.
    -Então venha comigo! Disse o pai levando Carlinhos pela mão.

FIGURA 4

O pai conduziu Carlinhos para o quarto e colocou o menino frente ao enorme espelho e lhe disse:
-Então me diga, o que são essas manchas de chocolate na sua boca e nariz????
Carlinhos estava espantado. bem na sua boca e nariz havia ficado manchas da sua desobediência! Não tinha como negar, ele era o único culpado! Entao arrependido olhou para o pai e disse:
    -Perdoe-me papai!!!! Não voltarei a mentir nem desobedecer!!
Está perdoado! agora venha. vamos pedir perdão para mamãe e depois eu vou dar um banho em você para limpar essa sujeira na seu rosto.

FIGURA 5

Carlinhos pediu perdão pra sua mãe e ela o perdoou. mas pra ficar limpo do chocolate teve que se lavar. Quando confessamos os nossos pecados a Deus Ele perdoa os nossos pecados, as nossas ofensas. E por outro lado, Deus também nos lava de toda mancha da nossa injustiça. Agora ficamos puros, limpinhos! Somente o sangue de Cristo pode purificar-nos. 
    “E o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” 1 Joao 1:7 
    “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”  1º João 1:9

A purificação nos deixa brnaquinhos, novinho em folha! Tira as manchas, e o senhor já nao se lembra do nosso pecado! Você já foi lavado pelo Sangue de Cristo?

Pra Gabriela Pache de Fiúza

O PORQUINHO DIZIMISTA

História de Eliane Bispo tirada de http://escoladominical.net/forum
Adaptada e ilustrada por Pastora Gabriela Pache de Fiúza.
Material produzido para a Igreja Boa Semente. Proibida impresão para venda ou comercialização.

FIGURA 1

Em uma floresta moravam três porquinhos Bola, Bolinha e Bolão com sua mãe Dona Porca Maricota.
Ela ensinava os porquinhos a serem obedientes, agradarem a Deus e dar o dízimo, que é 10% de todo dinheirinho que os porquinhos recebem, pois a cada mês ganhavam uma mesada.

FIGURA 2

Bola gostava muito de bala e sempre que ganhavam um dinheirinho, comprava tudo de bala. Ele nem se lembrava de entregar o dizimo. Era só pegar nalguns trocadinhos que já corria pra o Quiosque de Dom Porquinoco comprar tudo em balinhas.

FIGURA 3

Bolinha às vezes dava o dízimo, mas geralmente se lembrava de dar o dízimo depois que o dinheiro tinha acabado. Aí ele pensava:
-Puxa esqueci de novo de separar e entregar o dízimo! Bom da próxima vez eu separo. E assim entregava às vezes e outras não!

FIGURA 4

Bolão era o único porquinho fiel. Sempre que recebia algum dinheiro, antes de comprar qualquer coisa perguntava para sua mãe quanto tinha que tirar de dízimo e o separava com maior prazer. Ele queria ser um porquinho obediente a Palavra de Deus. Amava honrar ao Senhor com tudo que chegava na sua mão!
  Um dia os 03 porquinhos conversaram com sua mãe e disseram que queriam ter sua própria casa, a mãe permitiu desde que fosse construída perto da casa dela.

FIGURA 5

Bola não tinha dinheiro para comprar bons materiais, era muito preguiçoso e achava bem mais fácil e de menos esforço construir uma casinha de qualquer jeito. Então juntou palha nos campos vizinhos e construiu sua casa, acabou mais rápido dos que os seus irmãos e dedicou o resto do tempo brincando e comendo balinhas.

FIGURA 6

Bolinha resolveu fazer uma casa de madeira, porque também não tinha muitos recursos e não queria ter muito trabalho. Logo terminou e se junto ao Bola pra brincar e tirar sarro do irmão Bolão que trabalhava com muito entusiasmo.

FIGURA 7

Bolão demorou um pouco mais para construir sua casa, pois como era fiel no dízimo Deus dava a ele muita sabedoria, então resolveu fazer a casa de tijolos. Também podia se ver claramente que Deus o tinha abençoado muito!

FIGURA 8

Num belo dia o lobo Devorador estava andando pela floresta quando avistou a casa dos porquinhos, ele pensou: Hum… que delícia hoje vou ter uma saborosa refeição!
Então parou em frente à casa de Bola e começou a soprar…
Ele dizia:
- Soprarei, soprarei, e esta casa derrubarei….Busssshhhhhhhhhhhh
Não precisou soprar muito e a casa desabou. Bola ficou muito assustado, saiu correndo para a casa de Bolinha e o lobo Devorador atrás.

FIGURA 9

-Ahhhhhh, hoje é o meu dia de sorte!! -Dizia o Devorador.- Dois deliciosos porquinhos!
– Soprarei, soprarei, e esta casa derrubarei….Busssshhhhhhhhhhhh
Ele soprou, soprou, soprou e Tibum a casa caiu no chão.
Os dois então saíram correndo para a casa de Bolão e o lobo Devorador atrás.

FIGURA 10

- É agora que eu como estes porquinhos!
– Soprarei, soprarei, e esta casa derrubarei….Busssshhhhhhhhhhhh
Furioso ele soprou, soprou, soprou…soprou, soprou e ficou sem fôlego.
Encheu o peito de ar e com muita raiva soprou, soprou, soprou…soprou, soprou até que quase desmaiou muito envergonhado foi embora.

FIGURA 11

Os três maninhos se abrazaram muito contentes, Bola e Bolinha estavam arrependidos. Haviam aprendido uma grande lição. Deus cuida daqueles que são fieis a Ele.
O lobo Devorador não conseguiu derrubar a casa de Bolão!! Sabem por quê?
Por que Bolão era fiel no dízimo e Deus prometeu na sua palavra em Malaquias 3:10 -11 que repreenderia o devorador.
Ás vezes você ganha uma roupa nova e logo rasga, seus brinquedos estragam com facilidade ou você sempre perde seu dinheirinho, isso é o devorador.
Por isso que temos que ser fiéis e devolver os 10% que é de Deus. Sempre que você ganhar seu dinheiro, não importa se é muito ou pouquinho, pergunte para a mamãe ou o papai quanto é o seu dízimo, coloque no seu envelope e traga na igreja.