Translate

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

PERSONAGENS BIBLICOS

AULA BÍBLICA PRIMÁRIOS  #   01   #  Noé.   (_heroi_)

Objetivo da Unidade– A criança entenderá o que era ser um servo de Deus , qual o trabalho dele e aprenderá que Deus também pode usá-la para algum trabalho.     
Objetivo da aula : a criança aprendera sobre ouvir, e obedecer,
____________________________________________________________________________
Tema dessa Unidade é Personagens Bíblicos.

Vamos começar uma série de histórias sobre os Heróis da Bíblia,.                                                 Quem sabe o que é um herói?                                                                                                         É um homem notável pelos feitos, pelas atitudes, pela valentia.  
Base bíblica: Gênesis 6-8
Oração: Lembre as crianças que Noé era obediente, e ore para que Deus as ajude a obedecer a Ele sempre.
Versículo-chave: "Tudo o que falou o Senhor faremos e obedeceremos." - Êxodo 24.7
Vamos começar uma série de histórias sobre os Heróis da Bíblia.                                                 Quem sabe o que é um herói?                                                                                                         É um homem notável pelos feitos, pelas atitudes, pela valentia.  
                           OBEDECER SEMPRE - NOÉ
                                                              Ensino:
Na história de hoje, vamos aprender que Noé foi um desses homens e por isso está na lista dos heróis da Bíblia.                                                                                                                               Na época em que Noé viveu na terra, Deus viu que a maldade dos homens tinha aumentado e que todo pensamento do coração e todas as atitudes dos homens eram sempre e somente para o mal (Gênesis 6:5). Então, Deus se arrependeu de ter criado os homens (Gênesis 6:6-7).
Mas Deus lembrou-se de Noé, o único homem sobre a terra que honrava a Deus com seus pensamentos e atitudes. Esse é o nosso herói de hoje! Diante da maldade de uma multidão sobre a terra havia um homem que conhecia a Deus, obedecia a Deus e honrava a Deus com suas ações e pensamentos.
Agora eu faço uma pergunta: Se Deus olhasse para o mundo hoje, procurando pessoas que obedecem a seus ensinamentos e que o adoram de coração, quantos Ele encontraria?
Deus conversou com Noé e disse que destruiria todos os homens da terra por causa da maldade deles e que ele seria guardado porque foi o único encontrado na terra que amava a Deus.
Mas deu uma ordem: construir uma enorme Arca para salvar a sua família e para salvar um casal de animais de cada espécie de toda a terra (Gênesis 6: 14-16); (Gênesis 6: 18-21).
Os animais entraram na arca como Deus ordenou e Noé e sua família cuidaram bem deles.          Vocês acham que obedecer a essa ordem era fácil ou difícil? Precisava ter fé, conhecer a Deus de perto e confiar Nele ou não?                                                                                                   Noé foi mesmo um herói porque todas as pessoas achavam que ele estava ficando louco em construir uma Arca e desprezavam sua família por obedecer a Deus.
Mas será que Noé recuou? Não. Noé fez tudo exatamente como Deus lhe tinha ordenado (Gênesis 6:22). As pessoas não acreditavam que Deus destruiria a terra com o Dilúvio como Noé falava, elas estavam longe de Deus separadas pelo pecado. Viram a arca sendo construída e mesmo assim achavam que Noé estava louco porque não chovia sobre a terra.
Mas, Noé não desanimou, confiou em Deus, construiu a arca e foi salvo com sua família: Noé e sua mulher; seus três filhos e cada um com sua mulher. Leiam o versículo1 de Gênesis 7
 “O Senhor disse a Noé: – Entre na arca com sua família porque você é o único justo que encontrei nesta geração”.                                                                                                                A Bíblia diz que a chuva caiu sobre a terra durante 40 dias e 40 noites (Gênesis 7: 12).               Tudo o que havia em terra seca e tinha nas narinas o fôlego de vida morreu (Gênesis 7: 22).           Quando a chuva parou e a terra secou, Deus disse a Noé:                                                                      “Saia da arca com sua família e com todos os animais separados por Deus” (Gênesis 8: 16).                                                                           
Noé saiu e construiu um altar para agradecer a Deus. Deus abençoou Noé e seus filhos dizendo: “Sejam férteis e multipliquem-se; encham a terra” (Gênesis 9:1).                                                           Deus disse a Noé: “Nunca mais destruirei nenhuma forma de vida pelas águas de um Dilúvio e este é o meu sinal nos céus: o meu arco que coloquei nas nuvens” (Gênesis 9: 12-17).
Essa foi a história bíblica de um herói que deve ser seguido por nós. Noé obedeceu a Deus no meio de uma geração que não queria saber de Deus. Noé conversava com Deus. Noé conhecia e amava a Deus.
E você? Já conhece e ama a Deus? Obedece a sua Palavra? Conversa com Deus? Vamos seguir o exemplo do nosso herói Noé?
  • Oração: Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para obedecê-Lo, amá-Lo e honrá-Lo de todo o coração como Noé fez.
  • Trabalho Manual: Deixe que a criança escolha uma das opções:
1 – Desenhe um quadro da história.
2 – Monte a arca e cole os bichos e a família de Noé.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________






AULA BÍBLICA  #02 #    ESTER (heroina)

Objetivo da Unidade– A criança entenderá o que era ser um servo de Deus , qual o trabalho dele e aprenderá que Deus também pode usá-la para algum trabalho.
Objetivo; devemos ser como Ester foi corajosa e falar do amor de deus em todos os lugares __________________________________________________________________
O tema dessa Unidade é Personagens Bíblicos.

Ester a Rainha corajosa
Texto: Ester 1-                                                                                                                                            Versículo Eu, porém, ponho a minha esperança em Deus, o Senhor, e confio firmemente que ele me salvará. O meu Deus me atenderá.     Miqueias 7;7                                                                  

 “Ester causava boa impressão a todos os que a viam” Ester  2: 15                                            

Oração: Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para seguirmos os exemplos dos nossos heróis e heroínas bíblicos
Ideias para ensino:
1- faça uma coroa de rei, um cetro e uma coroa para a rainha.                                                                                2- Ou conte a história retirando as figuras da Bíblia.                                                                                              3- Faça um teatro com as crianças.
Louvor:       
Direcione as crianças para o cantinho do louvor.                                                                         Movimente-se com as crianças, cante, louve com alegria, toque algum instrumento.
Ensine seus alunos que devemos adorar a Deus com muita alegria porque Ele é bom, cuida de nós e é o único Deus. Cante:                                                                                                                                                       Louvai-o todas as crianças; Obedecer é mais que importante, é prova de amor; Eu tenho um Deus mui, mui, mui grande; e outros que conhecer.
Ensino:
Ester, a rainha corajosa e obediente.                                                                                                                           Ester era uma moça judia. Ela tinha nascido em Israel.                                                                                          Mas estava vivendo com seu primo Mordecai em outro lugar, na Pérsia.                                                                                                   O rei da Pérsia precisou de uma nova rainha.                                                                                                           Ele anunciou: Tragam-me as mulheres mais bonitas de toda a parte do meu reino porque vou escolher minha rainha.
Como Ester era muito bonita foi também levada para o palácio junto com outras moças lindas.
Quando chegou a vez de Ester ser apresentada ao rei, ele ficou encantado com a sua beleza, delicadeza e simplicidade.

O rei escolheu Ester para ser sua rainha.
No palácio morava um homem chamado Hamã.                                                                           Ele era o principal ajudante do rei. Hamã não gostava do povo judeu, o povo de Deus. Hamã queria que todas as pessoas se curvassem diante dele.

Mas um dia Mordecai, tio de Ester, passou por Hamã e não se curvou, porque os judeus só se curvavam diante de Deus.
Hamã foi até o rei e disse: Os judeus são pessoas ruins.                                   
Oh rei assine uma lei que ajude a nos livrar deles.                                                                    Então o rei, sem saber que Ester era judia, assinou a nova lei.

Agora o povo de Deus estava em grande perigo!
Mordecai, o tio da rainha Ester, ouviu sobre a nova lei que mataria os judeus.
Mordecai correu para falar com a rainha Ester, sua sobrinha.
Mordecai disse: “Você precisa se salvar e também salvar todo o povo de Deus.Talvez Deus tenha feito você ser rainha por esta razão”.                                

Então Ester pensou num plano para salvar seu povo, mas que seria muito arriscado para ela.
Ester convidou o rei e Hamã (aquele que queria matar os judeus) para um jantar especial.
Ela perguntou ao rei: “Por que Hamã quer se livrar de mim”?
O rei ficou surpreso. Ela disse: “Eu sou judia.
Hamã o enganou para fazê-lo assinar a nova lei que pode matar todos os judeus”.
O rei disse a seus guardas: Prendam Hamã!

Depois o rei chamou Mordecai, o tio de Ester, para ser seu novo ajudante principal.
O rei falou para a rainha Ester: “Eu farei uma nova lei que manterá você e seu povo salvos”.
Deus usou a corajosa rainha Ester para salvar o seu povo.
Ore com as crianças.Vocês viram como Deus é bom! Ele sempre quer nosso bem e procura nos ajudar em tudo. Basta sermos obedientes à Sua Palavra.

Vamos ser obedientes e corajosos como a rainha Ester foi?
Vamos ser também agradecidos pelo amor que Deus nos dá sempre.

Trabalho manual- 1      Trabalho manual – 2


________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________      
   






AULA BÍBLICA PRIMÁRIOS #03 # NATà (profeta)

O tema dessa Unidade é Personagens Biblicos.
Natã, o profeta que gostava de contar histórias.
                                            Vamos ao ensino bíblico: 
 Objetivo da Unidade– A criança entenderá o que era ser um servo de Deus , qual o trabalho dele e aprenderá que Deus também pode usá-la para algum trabalho                                         Objetivo___________________________________________________________________________________________________________________________________________________Textos: 2 Samuel 7: 17-19; 2 Samuel 12: 1-15; 1 Reis 1:22-24        Versículo: “Pregue a Palavra”. 2 Timóteo 4:2
 Ideias para o ensino:
1 – Faça um painel com a figura abaixo e acrescente as figuras dos profetas conforme for contando as demais histórias.
2- Faça uma Bíblia aberta de papelão e coloque as figuras dos profetas soltas conforme for contando.
2 – Conte a história retirando as figuras da Bíblia                                                                                    3 – Faça uma introdução da Unidade 2- explique o que era um profeta, qual o trabalho dele e que Deus também pode escolher cada criança para algum trabalho.  Figura 1
                                                          Ensino:
Os profetas são personagens importantes na Bíblia porque nos ensinam a viver e a obedecer a Deus.
Naquela época, Deus falava com o povo através dos profetas.
Os profetas eram escolhidos por Deus para um trabalho específico.
Os profetas ensinavam e transmitiam o que Deus queria falar para todo o povo.
Qual era nome do profeta que aprendemos na semana passada?
O que ele fez de especial?
Muito bem. Foi Samuel. Ele obedeceu e serviu a Deus de todo o coração até a morte.

Hoje falaremos sobre o profeta Natã.                                     Figura 2
O profeta Natã teve um papel importante no reinado de Davi.
Natã, como profeta, entregava sempre os recados de Deus para o rei Davi.

A primeira vez que a Bíblia cita o nome de Natã foi quando o rei resolveu construir o templo.
Deus mandou o profeta Natã avisar o rei Davi que ele não construiria o templo, mas que seria um filho seu que construiria- Salomão.

Será que o rei Davi ficou triste? Não. Davi agradeceu a Deus em oração porque seu filho poderia construir esse templo.
 A segunda vez que Deus enviou o profeta Natã para conversar com o rei, foi para repreender Davi por um erro. Natã contou uma história do homem rico e do homem pobre.

Ele disse para o rei: Havia dois homens na cidade: um rico e um pobre.
O homem rico tinha ovelhas e um rebanho bem grande de bois.
O homem pobre não tinha quase nada, ele só possuía uma ovelhinha que havia comprado para criar e cuidava muito bem dela. 
A ovelhinha cresceu dentro da casa do homem pobre, bem pertinho dos filhos dele. Ela era tão querida do homem pobre que comia no prato, igual às pessoas da casa.
Um belo dia chegou um visitante na casa do homem rico.
O visitante tinha vindo de longe para visitar aquele homem. O rico não quis matar uma das suas ovelhas e decidiu pegar a única ovelhinha que aquele homem pobre possuía e fez um almoço para o seu visitante usando a ovelha do homem pobre.

Quando o profeta terminou de contar a história, Davi ficou com muita raiva e disse:
O homem que fez isso deve morrer. E também deve pagar caro pela ovelha que tirou do homem pobre.

O profeta disse: Davi, você é esse homem!
Então, Davi entendeu a mensagem. Ele viu uma mulher do terraço de seu palácio e gostou dela. Mesmo sabendo que ela era casada mandou buscá-la para ser sua esposa. Depois mandou o marido dela que era soldado para estar na frente da batalha para morrer.           Figura 3

Davi se arrependeu e pediu perdão a Deus. Depois disso, escreveu o Salmo 51. Vamos ler o versículo 7. “Purifica-me e ficarei limpo; lava-me e ficarei mais alvo do que a neve”.

O profeta Natã com a história que contou fez o rei Davi entender a Palavra de Deus.
Natã foi um profeta fiel a Deus e sempre falou a Palavra que Deus ordenava.
Natã também por ordem de Deus ungiu o filho de Davi, Salomão, para ser rei de Israel na morte de seu pai.
E você também fala de Deus para as pessoas?
E conta as histórias da Bíblia que sabe para seus irmãos ou amigos?
Ensina para outras pessoas aquilo que aprende sobre Deus?
Vamos seguir o exemplo do profeta Natã. Vamos obedecer e servir a Deus de coração.
Vamos ensinar as pessoas a fazer o que certo e o que a Bíblia ensina.

Oração:
Ore com as crianças e peça a ajuda de Deus para obedecer aos seus mandamentos e também para se arrepender quando fizer algo errado.

Cânticos: Para eu não pecar contra Ti; Jesus, Jesus minha vida é de Jesus.

 Trabalho Manual:                                                        lucas 7 48

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________













AULA BÍBLICA PRIMÁRIOS #04 # Débora     (profeta)

O tema dessa Unidade é Personagens Biblicos.
AulaDébora, a única mulher profetisa e juíza em Israel.
                                
Vamos ao ensino bíblico: 

Primários – Profetas de Deus
Objetivo da Unidade – A criança entenderá o que era ser um profeta, qual o trabalho dele e aprenderá que Deus também pode usá-la para algum trabalho.
Objetivo___________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ideias para o ensino:

1 – Faça um painel com a figura abaixo e acrescente as figuras dos profetas conforme for contando as demais histórias.
2 – Faça uma Bíblia aberta de papelão e coloque as figuras dos profetas soltas conforme for contando.
3 – Conte a história retirando as figuras da Bíblia
4 – Faça uma introdução da Unidade 2- explique o que era um profeta, qual o trabalho dele e que Deus também pode escolher cada criança para algum trabalho.

Aula 3 – Débora

Texto: Juízes 4 e 5
 Versículo: “Pregue a Palavra, repreenda, corrija”. 2 Timóteo 4:2

                                             Ensino:

Os profetas são personagens importantes na Bíblia porque nos ensinam a viver e a obedecer a Deus.                                                                         Figura 1

Naquela época, Deus falava com o povo através dos profetas.
Os profetas eram escolhidos por Deus para um trabalho específico.
Os profetas ensinavam e transmitiam o que Deus queria falar para todo o povo.

Vocês se lembram do nome dos profetas que aprendemos nas aulas passadas?
Isso mesmo: Samuel e Natã.

Como eles eram conhecidos?
Samuel- o profeta obediente
Natã- o profeta que contava histórias

Hoje vamos estudar sobre Débora. Ela foi a única mulher profetisa e juíza em Israel.

Durante 20 anos Israel foi dominado pelo rei de Canaã- Jabim.
Débora reconhecia que Israel vivia momentos difíceis. (Juízes 5:6-8)
Débora como profetisa transmitiu a mensagem de Deus para Baraque- um dos líderes de Israel. Mas ele demonstrou falta de confiança em Deus, pois achava a missão suicida. A fé que Baraque tinha não era suficiente para enfrentar esse perigo. Mas Débora demonstrou total confiança no plano de Deus e concordou em ir com ele para a batalha. Antigamente as mulheres não iam à guerra, mas Débora foi. Débora se preocupava com seu país e confiava que com a ajuda de Deus, podia modificar a situação difícil em que seu país vivia.

Você se preocupa com seu país? A Bíblia nos ensina que devemos orar pelo país e seus governantes. (1Timóteo 2:1-2) Você pode fazer a diferença orando.

Baraque reuniu quarenta mil voluntários para ir à guerra, mas não tinham lanças nem escudos.
Na verdade nem tinham um exército formado, eles eram só voluntários para a guerra. (Juízes 5:8).

O exército de Canaã era poderoso e avançou contra eles, atravessando o rio com seus carros de ferro. Mas ouviram o barulho de uma grande enchente.
Seus carros muito pesados começaram a atolar.
Os cavalos não conseguiam galopar.
Os soldados tentavam nadar para a margem. Deus enviou uma inundação naquele rio, que antes parecia inofensivo. (Juízes 5:20-21).
Os israelitas lutaram e destruíram seus inimigos. Com a ajuda de Deus venceram a guerra.

Débora e Baraque cantaram louvando a Deus pela grande vitória.
Débora confiou em Deus e tudo aconteceu exatamente como Deus havia falado.
Nós também devemos confiar em Deus sempre. Deus é bom e cuida de nós.

Além de ir à guerra, Débora também foi juíza em Israel. Houve um tempo em que os israelitas eram liderados por juízes.
Vamos ler Juízes 2:16. Vocês podem me dizer quantas mulheres foram juízas em Israel?
Muito bem, apenas uma, Débora. Ela foi a única juíza em Israel.
Débora era casada- juízes 4:4, tinha sua família e foi escolhida por Deus para ser juíza e profetisa em Israel.
Débora obedecia a Deus e confiava Nele sempre.

Nós também devemos obedecer e confiar em Deus. Assim também faremos coisas incríveis para o reino de Deus na terra.

Oração: Vamos pedir a Deus ajuda para obedecer e confiar Nele de todo o coração como Débora fez?

Cântico: Minha pequena luz; Obedecer é mais que importante.

Brincadeiras:

1- Coloque a venda numa criança e crie um caminho com vários obstáculos com copinhos, garrafas grandes de plástico. Foi fácil confiar no guia?

2- Peça para uma criança falar sobre Débora juíza, outra sobre Débora profetisa e outra sobre Débora guerreira. Conclua e ajude se for preciso.

3- Providencie cópias das figuras abaixo e faça um livrinho com as crianças sobre Débora- a profetisa, juíza e guerreira.

Figura 1 Louvando a Deus pela vitória: 2Juíza:     3 Profetisa   4 Guerreira  :5  Louvando a Deus pela vitória:

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
                                                              



  AULA BÍBLICA PRIMÁRIOS #05  #      ELIAS ( Profeta )

O tema dessa Unidade é Personagens Biblicos. .
Aula  Elias, era um profeta corajoso porque apesar de ter que falar com um rei muito mau ele não desistia de dar os recados de Deus.
                              Vamos ao ensino bíblico:
  
Objetivo da Unidade  A criança entenderá o que era ser um profeta, qual o trabalho dele e aprenderá que Deus também pode usá-la para algum trabalho.
Objetivo__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ideias para o ensino: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Texto: 1 Reis 17:1-9; 18: 1-39; 19: 1-18
Versículo: “E Elias foi levado aos céus num redemoinho, num carro de fogo, puxado por cavalos de fogo”. 2 Reis 2: 11b
                                                  Ensino:

Vocês se lembram dos profetas que estudamos nas aulas passadas?

Faça uma pequena recordação com figuras e fatos mais importantes sobre Samuel, Natã e Débora. Monte um painel com as figuras num canto da sala de aula. Recorde o que era ser um profeta para fixar o ensino.
Hoje vamos estudar a vida do profeta Elias. O seu nome significa “Javé é Deus”- o Senhor é Deus e não existe outro.
Elias profetizou na época do rei Acabe, um dos piores reis de Israel (1Reis 16:30). Esse rei seguia os conselhos de sua esposa Jezabel, que adorava um deus falso chamado Baal.
Elias era um profeta corajoso porque apesar de ter que falar com um rei muito mau ele não desistia de dar os recados de Deus.
Figura 2

Elias profetizou que haveria uma grande seca. Baal era considerado pelo rei Acabe e seu povo como o deus da chuva. Elias ainda teve coragem de falar para o rei que a culpa da grande seca era dele porque o rei e o povo de Israel tinham abandonado os mandamentos do Senhor e adoravam ídolos. Jezabel, a esposa do rei, tinha matado muitos profetas do Senhor e também tramou a morte de um homem chamado Nabote para tomar a propriedade dele. Leia 1Reis 21:25,26ª.

Que coragem o profeta Elias demonstrou anunciando a mensagem de Deus ao rei!

Tiago 5:17 “O profeta Elias era um ser humano como nós. Ele orou com fervor para que não chovesse e durante três anos e meio não choveu sobre a terra.
Depois orou outra vez, e então choveu e a terra deu a sua colheita”.
Depois que Elias falou da grande seca para o rei Acabe, Deus mandou que Elias se escondesse do rei. Ele se escondeu perto de um riacho.                                       Figura 3
Todos os dias Deus mandava que os corvos levassem comida para ele (pão e carne). Depois de um tempo o riacho secou por causa da grande seca e Deus mandou Elias para uma cidade chamada Sarepta porque lá encontraria uma pessoa que cuidaria dele. (comente sobre a viúva- 1Reis 17).                                                                               Figura 4 

Passados três anos o povo já não tinha o que comer. Então, Deus mandou que o profeta Elias fosse novamente falar com o rei. Diga para o rei que darei chuva sobre a terra.
 Elias teria coragem de falar novamente com o rei? Acabe estava furioso e tinha procurado Elias por toda a parte para matá-lo. Sim, Elias era um profeta corajoso e obediente.

(1Reis 18:19) Elias enfrentaria com a ajuda de Deus 450 profetas de Baal e mais 400 profetas de Jezabel no monte Carmelo. Elias enfrentaria 850 profetas falsos para mostrar o poder de Deus para todo o povo e para dizer que há um só Deus poderoso. Que coragem!
Naquele dia Elias orou- Leia 1Reis 18:36-37. Deus mostrou o seu poder enviando fogo sobre o altar e matando todos os profetas de Baal. Quando o povo de Israel viu aquilo, se prostrou e adorou dizendo: o Senhor é Deus.

 Mostre as figuras e explique.

Nós também precisamos aprender que há somente um Deus, Criador de todas as coisas, com todo o poder. Somente a Ele devemos prestar culto, fazer orações. Somente nosso Deus conhece nossos pensamentos e está presente em todos os lugares e pode nos dar o que precisamos. Muitas vezes gostamos mais de assistir televisão, de brincar no computador ou com nossos brinquedos do que falar com Deus em oração. Precisamos reservar um tempo do nosso dia para conversarmos com Deus e aprendermos mais a Sua Palavra.                       Figura 5

Cante: Minha pequena luz
Trabalho manual
1 – Recorte e cole  Recorte de revistas algumas coisas que podem ser nossos ídolos: futebol, brinquedos, amigos, jogos, computador, celular, etc. Escreva: “O Senhor é o único Deus. Devemos adorá-lo”.
2 – Desenhe o altar com fogo. Depois escreva “O Senhor é o único Deus”.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________






AULA BÍBLICA PRIMÁRIOS   #06 #   ELISEU     (profeta)
O tema dessa Unidade é Personagens Biblicos
Aula, Eliseu profeta respeitado em Israel.                                 
 Vamos ao ensino bíblico: 
Objetivo da Unidade  – A criança entenderá o que era ser um profeta, qual o trabalho dele e aprenderá que Deus também pode usá-la para algum trabalho.   
Objetivo___________________________________________________________________________________________________________________________________________________Ideias para o ensino: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Textos: 2 Reis 2:9-12; 19-22; 23-25; 2 Reis 4: 1-7; 8:36; 38-41; 42-44; 5: 1-19; 6:1-6
Versículo: 2 Reis 2: 9b “Respondeu Eliseu para o profeta Elias: faze de mim o principal herdeiro do teu espírito profético”.
Pequena revisão: Recorde o nome dos profetas estudados até aqui mostrando uma figura principal: Noé,Ester, Natã, Elias. Peça que as crianças comentem fatos principais.
                                                          Ensino:
O nome Eliseu significa “Deus salva”.
Eliseu pertencia a uma família de fazendeiros ricos (1Reis 19:16, 19-21) mas, ao ser chamado por Elias a mandado de Deus para ser profeta, deixou tudo para seguir ao Senhor. Ele começou como ajudante de Elias (2Reis 3:11b). Quando Eliseu soube que Elias seria levado para o céu, pediu uma porção dobrada do seu poder. Eliseu foi reconhecido logo como profeta no lugar de Elias por 50 profetas de Jericó que afirmaram: “O poder de Elias está com Eliseu”.
Eliseu profetizou durante 50 anos nos reinos de vários reis. Proclamou com coragem a mensagem do Senhor e deu conselho para os reis. Quando ele estava morrendo, o rei foi visitá-lo, numa demonstração de quanto o profeta era respeitado em Israel (2Reis 13:14)
Eliseu além de profeta era também professor. Ele era responsável pelo ensino nas escolas dos profetas.
Eliseu operou exatamente o dobro de milagres que Elias, mostrando que realmente tinha herdado “a porção dobrada” do espírito de Elias.
Eliseu nos deixou o exemplo de vida totalmente dedicada ao Senhor. Vamos aprender alguns de seus milagres.
1 – 2Reis 2:19-22 – Purificação das águas
Alguns homens de uma cidade, provavelmente Jericó, foram dizer pra Eliseu: esta água da cidade não é boa e a terra é improdutiva. Eliseu falou: ponham sal numa tigela nova e tragam aqui. Eliseu foi até a nascente das águas e jogou o sal dizendo: “Assim diz o Senhor: purifiquei esta água”. Não causará mais mortes nem deixará a terra improdutiva. E até hoje a água permanece pura.
 2 – 2 Reis 2:23-25 o castigo dos zombadores 
Eliseu estava indo da cidade de Jericó para Betel. No caminho, alguns meninos maus que vinham da cidade começaram a caçoar de Eliseu porque ele era careca. Diziam: suma daqui careca. Voltando-se Eliseu olhou para eles e os amaldiçoou em nome do Senhor. Então, duas ursas saíram do bosque e foram atrás dos 42 meninos.
3 – 2 Reis 4:1-7 – O milagre do azeite
Um dia, uma mulher de um dos profetas foi falar com Eliseu. Ela disse: meu marido morreu e tu sabes que ele temia o Senhor. Mas agora veio um credor que está querendo levar meus dois filhos como escravos porque não posso pagar sozinha a dívida. Eliseu disse: o que você tem em casa? Ela disse: só uma vasilha de azeite. Eliseu disse: vá pedir emprestado muitas vasilhas vazias para seus vizinhos. Depois entre em casa com seus filhos e feche a porta. Derrame daquele azeite em cada vasilha. Quando todas as vasilhas estavam cheias o azeite parou de correr. Eliseu disse: agora vá, venda o azeite e pague suas dívidas. E você e seus filhos ainda poderão viver do que sobrar.
4 – 2 Reis 4:8-36- A mulher da cidade de Suném
Certo dia, Eliseu foi para a cidade de Suném. Lá morava uma mulher rica que sempre insistia que ele fosse tomar uma refeição em sua casa. Essa mulher disse ao marido: sei que esse homem é um santo homem de Deus. Vamos construir pra ele um quartinho de tijolos e colocar uma cama, uma mesa, uma cadeira e uma lamparina para ele.
Assim sempre que Eliseu vier falar de Deus para as pessoas da cidade ele poderá descansar aqui. O marido concordou e fez o quarto para ele. Eliseu ficou muito feliz porque agora podia viajar tranquilo e descansar no seu quarto que aquela família fez para ele. 
Eliseu sabia que essa mulher não tinha filhos e que gostaria de ter, mas seu marido já era idoso. 
Eliseu disse para a mulher sunamita: vocês receberão um presente de Deus e terão um filho que tanto desejam. O menino cresceu e certo dia foi ao encontro do pai no trabalho, mas quando chegou começou a gritar: ai minha cabeça e morreu. A mãe levou o menino para o quarto do profeta e deitou-o na cama de Eliseu. Deixou o menino ali e foi buscar o profeta. Eliseu chegou ao quarto onde estava o menino e orou ao Senhor e o menino viveu novamente.
Vamos confiar em Deus como Eliseu confiou?
Vamos obedecer a Deus como Eliseu obedeceu?
Eliseu foi profeta e também professor para preparar os profetas.
Deus quer meninos e meninas como vocês seguindo o exemplo do profeta Eliseu e dedicando toda a vida para Deus.
Ore com as crianças: Peça a ajuda de Deus para que todos possam servi-lo e obedecê-lo.          Cante: Minha pequena luz; Bíblia meu livro companheiro; Obedecer é mais que importante.         Trabalho manual: Eliseu Cole em papel cartão – conte os milagres que Eliseu realizou
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
AULA BÍBLICA PRIMÁRIOS #07 #       ELISEU.   (profeta) CONTINUAÇÃO DA HISTÓRIA DE ELISEU.
O tema dessa Unidade é Personagens Biblicos                                                                                                                                         Aula), Eliseu exemplo de vida totalmente dedicada ao Senhor .                                    
                         Vamos ao ensino bíblico:
Objetivo da Unidade– A criança entenderá o que era ser um profeta, qual o trabalho dele e aprenderá que Deus também pode usá-la para algum trabalho.  Objetivo_____________________________________________________________________ Ideias para o ensino: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Aula 6 – Continuação da história de Eliseu
Textos: 2 Reis 4.38-41; 42-44; 5; 6.1-6; 8-23                                                                               Versículo: 2 Reis 2.9b “Respondeu Eliseu para o profeta Elias: faze de mim o principal herdeiro do teu espírito profético”.                                                                                                               Pequena revisão: Recorde o nome dos profetas estudados até aqui mostrando uma figura principal: Samuel, Natã, Débora, Elias, Eliseu. Peça que as crianças comentem fatos principais.
Ensino:                                                                                                                      O nome Eliseu significa “Deus salva”.
 Eliseu pertencia a uma família de fazendeiros ricos (1 Reis 19.16, 19-21) mas, ao ser chamado por Elias a mandado de Deus para ser profeta, deixou tudo para seguir ao Senhor. Ele começou como ajudante de Elias (2 Reis 3.11b). Quando Eliseu soube que Elias seria levado para o céu, pediu uma porção dobrada do seu poder.  Eliseu foi reconhecido logo como profeta no lugar de Elias por 50 profetas de Jericó que afirmaram: “O poder de Elias está com Eliseu”.Eliseu profetizou durante 50 anos nos reinos de vários reis. Proclamou com coragem a mensagem do Senhor e deu conselho para os reis. Quando ele estava morrendo, o rei foi visitá-lo, numa demonstração de quanto o profeta era respeitado em Israel (2Reis 13.14)
 Eliseu além de profeta era também professor. Ele era responsável pelo ensino nas escolas dos profetas. Eliseu operou exatamente o dobro de milagres que Elias, mostrando que realmente tinha herdado “a porção dobrada” do espírito de Elias.
 Eliseu nos deixou o exemplo de vida totalmente dedicada ao Senhor. Vamos continuar aprendendo alguns de seus milagres. Nessa aula vamos apresentar mais alguns milagres que Deus fez através da vida de Eliseu. Eliseu serviu a Deus de todo o coração durante toda a sua vida na terra. Que belo exemplo pra todos nós!
 1- 2 Reis 4.38- A morte na panela
 Era um tempo de muita fome naquela região. E foi ordenado ao servo dos profetas: ponha o caldeirão no fogo e faça um ensopado para estes homens. Um deles foi ao campo colher legumes e encontrou uma trepadeira. Colheu alguns de seus frutos, cortou-os em pedaços e colocou-os no caldeirão do ensopado, embora ninguém soubesse o que era. Logo que ficou pronto o ensopado foi servido aos homens, mas logo que o provaram gritaram: “Homem de Deus, há morte na panela!” e não puderam mais tomá-lo. Então Eliseu pediu um pouco de farinha, colocou no caldeirão e disse: “Sirvam a todos”. E já não havia mais perigo no caldeirão.                          Figura1
2 – 2 Reis 4.42- O Milagre dos Pães
Veio um homem trazendo ao homem de Deus vinte pães de cevada, feitos dos primeiros grãos da colheita e também algumas espigas verdes. Então Eliseu ordenou ao seu servo: “Sirva a todos”. O servo disse: Como poderei servir só isso para 100 homens? Eliseu respondeu: assim diz o Senhor: “Eles comerão e ainda sobrará”. O servo serviu a todos e conforme a palavra do Senhor, eles comeram e ainda sobrou.                                                                             figura 2 
3 – 2 Reis 5- A Cura da Lepra de Naamã
Naamã era comandante do exército da Síria, ele era muito respeitado. Mas esse grande guerreiro ficou leproso, uma doença de pele. Porém, uma menina que foi levada cativa de Israel trabalhava para a esposa de Naamã. A menina confiava no Deus verdadeiro. Um dia ela disse para sua senhora: “se o meu senhor procurasse o profeta de Israel ele o curaria da lepra”. Então, Naamã partiu para Israel com muito ouro e prata para dar para o profeta Eliseu. Quando Eliseu soube que o rei de Israel ficou apavorado porque o comandante da Síria estava chegando para ser curado, ele disse: não se preocupe, porque ele saberá que aqui em Israel tem um profeta de Deus.
Eliseu mandou um recado para o comandante sírio: Vá e lave-se sete vezes no rio Jordão, sua pele será restaurada e você ficará purificado. Naamã ficou muito bravo com o recado que o profeta enviou e disse: não são os rios da minha terra melhores do que todas as águas de Israel? E foi embora da casa do profeta furioso, também porque Eliseu apenas mandou um recado e não apareceu pra ele. Mas os seus servos disseram: se o profeta tivesse pedido algo muito difícil o senhor não faria? Ele somente pediu que mergulhasse sete vezes no rio Jordão e seria purificado. Assim Naamã desceu ao Jordão e obedeceu ao profeta mergulhando sete vezes e foi purificado; sua pele ficou limpa, curada. Naamã voltou diante do profeta e disse: “Agora sei que não há Deus em nenhum outro lugar, senão em Israel”.
4 – 2 Reis 6.1-7- Eliseu faz flutuar um machado
Certa vez, Eliseu foi até o rio Jordão com os discípulos dos profetas para cortar alguns troncos de árvores e ampliar a escola dos profetas que estava ficando pequena para todos.
Os discípulos começaram a derrubar as árvores. Quando um deles estava cortando um tronco, o ferro do machado escapou e caiu na água. E ele gritou: Ah, meu senhor, era emprestado. O homem de Deus, Eliseu, perguntou: onde caiu? Quando o homem mostrou o lugar, Eliseu cortou um galho e o jogou ali, fazendo o ferro flutuar, e disse: “pegue-o”. O homem esticou o braço e pegou o machado.                                                                Figura 3
Vocês já viram um ferro flutuar? Não, porque ele é pesado e afunda. Este foi mais um milagre de Deus feito por Eliseu, o homem de Deus. Nós também podemos ser homens e mulheres de Deus, ter comunhão com Ele em oração, aprender e praticar os princípios que estão na Sua Palavra, a Bíblia, falar de Deus para nossos amigos, ter fé em Deus   figura 4Ore com as crianças: Vamos pedir a ajuda de Deus para sermos pessoas melhores com a fé de Eliseu?                     Figura5                                    Trabalho manual: figura 6






AULA BÍBLICA PRIMÁRIOS #08#      JONAS  (profeta)
O tema dessa Unidade é Personagens Bíblicos                                                         Aula Jonas. Profeta teimoso.                                                                                                       Objetivo da Unidade : A criança entenderá o que era ser um profeta, qual o trabalho dele e aprenderá que Deus também pode usá-la para algum trabalho.        Objetivo______________________________________________________________________ Ideias para o ensino: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Texto: Jonas 1: 1-17; 2:1; 3:1-5, 10; 4:1-11                                                                               Versículo: Jonas 3:5 “Os ninivitas creram em Deus”.                                                                         Ideias para o ensino: conte com figuras, objetos, ou sucata.
                                    Profeta teimoso.                                                                                                      
Ensino:
Estamos aprendendo sobre os profetas de Deus. Já aprendemos sobre 1Samuel, 2Natã, 3Débora, 4Elias, 5Eliseu.
Você poderia me dizer algo importante sobre um deles? Professor ajude fazendo um pequeno resumo. 
Hoje estudaremos sobre o profeta Jonas.
Jonas foi um profeta de Deus. Ele falava sobre a misericórdia de Deus com Israel, concedendo-lhe vitória e prosperidade. Mas, foi também um profeta conhecido por ser Teimoso. Deus queria anunciar a sua misericórdia e perdão para outras nações ao redor, ainda que elas fossem muito cruéis. Mas, Jonas não queria anunciar para os ninivitas porque tinha medo de ir para Nínive e também porque sabia que eles eram muito cruéis. Jonas não achou justo que eles tivessem uma chance para se arrepender                                                                       figura1
Antes de condenar Jonas por não querer falar de Deus para certas pessoas más, como nós reagimos diante da necessidade de ter misericórdia de todos e de ter que pregar o evangelho para toda criatura, inclusive os maus? O que acha deles terem a mesma chance de ir para o mesmo céu que nós? Qual a nossa atitude em relação a pessoas estranhas, marginais, bêbados, meninos de rua que chegam em nossas igrejas?
 Devemos aprender que Deus é bom e quer que todos se arrependam de seus pecados. Todos pecaram e separados estão de Deus. Todos tem o direito da Salvação por Jesus.Jonas era um profeta conhecido e respeitado em sua terra.Jonas viveu na época do rei Jeroboão que não fazia o que agradava a Deus. Foi nessa época que Jonas pregou uma mensagem para seu povo.
 A mensagem era que o povo venceria as guerras e teria de volta um pedaço da terra que havia perdido. Mesmo sem o rei agradar ao Senhor, Deus havia resolvido proteger o povo. E tudo aconteceu como Jonas pregou.
Depois disso, Deus falou com Jonas e deu uma ordem a ele. Deus mandou Jonas pregar num país chamado Assíria e a cidade para ir era Nínive. Vocês sabem o que Jonas fez dessa vez? Jonas fugiu. Mas, por quê? Ele estava com medo e também não achava justo um povo tão mau se arrepender da maldade e ser salvo por Deus.                                                figura2
 Sabem o que Jonas fez? Isso mesmo, ele foi para o lado oposto ao que Deus tinha mandado. Jonas foi para o porto de Jope e comprou uma passagem para uma cidade chamada Társis, na Espanha.                                                                                              Figura3
Teimosia é pecado e desobedecer a Deus também. Você é teimoso às vezes em casa com seus pais?
Essa cidade ficava bem longe de Nínive. Jonas entrou no navio, desceu até o porão e se deitou no lugar mais escuro e dormiu.                                                             Figura 4
Ele estava fugindo de Deus, como se alguém pudesse.
Ele estava bem sossegado ali, mas de repente, começou a cair uma grande tempestade com muitos raios e trovões. Jonas continuava dormindo, mas outros homens do navio estavam desesperados. Todos começaram a jogar as bagagens e as cargas do navio no mar. Mas o chefe dos serviços do navio descobriu que Jonas estava dormindo.
Ele acordou Jonas e disse: como você pode dormir com essa tempestade? O navio está para afundar, todos estão orando para seus deuses por salvação e você aí dormindo?                           Figura5
Os homens do navio não conheciam o Deus de Jonas e não sabiam que o Deus do profeta estava mandando aquela tempestade. Os homens disseram: alguém aqui está fazendo algo para desagradar o seu deus. Os homens fizeram uma reunião e a sorte caiu sobre Jonas. Fizeram várias perguntas e souberam que Jonas estava desobedecendo ao verdadeiro Deus por que estava fugindo.
Jonas disse: o único jeito de acabar com a tempestade é me jogar para fora do navio, no mar. Os homens não queriam, mas acabaram jogando porque a tempestade só piorava.
Vocês sabem o que aconteceu depois que jogaram Jonas ao mar? 
O mar se acalmou. Aqueles homens adoraram a Deus porque viram que o Deus de Jonas era muito poderoso.
E quanto a Jonas? Ele foi engolido por um grande peixe e ficou 3 dias e 3 noites na barriga desse peixe.                                                                                Figura 6
 Mas, lá dentro da barriga do peixe Jonas orou e pediu perdão por sua desobediência. Figura 6
Então, Deus fez o grande peixe vomitar Jonas numa praia.figura 7
O que Jonas precisou fazer depois disso? Obedecer.               Figura 8
 Jonas foi para Nínive, pregou o que Deus mandou para aquele povo mau: “Se vocês não se arrependerem da maldade a cidade será destruída por Deus”.
Jonas ficou na cidade para ver a destruição. Mas qual não foi a sua surpresa quando viu que toda a cidade se arrependeu da maldade, pediu perdão a Deus e foi salva da destruição.
Jonas ficou muito furioso com isso. Como Deus ia perdoar tanta maldade? Mas, Deus disse: como não teria pena dessa grande cidade? 
Deus é amor. Ele quer que todas as pessoas se arrependam dos pecados. Deus demonstrou ali naquela cidade compaixão paterna. Um Deus amoroso e bom.
Deus estava ensinando ao profeta que devemos pregar a Palavra de Deus para todas as pessoas a fim de que tenham a oportunidade de escolher servir a Deus e largar a maldade e desobediência. 
E você, fala de Deus para todos os seus amigos ou só para os bonzinhos?
Oração: Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para amar e falar de Deus a todas as pessoas.
Cânticos: Louvai-o todas as crianças- Deus é amor.
Lanche: sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Trabalho manual:  1- Distribua jornais e revistas para recortar exemplos de maldade humana e montem um painel. Reforce que Deus odeia o pecado, mas ama o pecador. Enfatize que devemos falar para todas as pessoas do amor de Deus.
 2- Faça uma baleia e Jonas com sucata para que a criança conte a história em casa e para todos os amigos. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________















AULA BÍBLICA PRIMÁRIOS #09 #       AMÓS. (profeta)
O tema dessa Unidade é Personagens Bíblicos                                                                                                                                                         
                            Vamos ao ensino bíblico:
Aula 8 – Amós um profeta missionário                                                                                     Objetivo da Unidade 2 – A criança entenderá o que era ser um profeta, qual o trabalho dele e aprenderá que Deus também pode usá-la para algum trabalho.                                                Objetivo___________________________________________________________________________________________________________________________________________________Ideias para o ensino: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Textos: Amós 1: 1-2; 7: 14-15; Jeremias 36:2-3; Amós 3:2; Amós 9:14 
Versículo: Amós 5: 14 “Busquem o bem, não o mal, para que tenham vida”.
Ideias para o ensino:
1- Providencie um mapa que mostre a divisão das 12 tribos de Israel. Jerusalém, capital do reino do sul e Samaria capital do reino do Norte.
2- no final da aula providencie revistas para que procurem figuras que mostrem injustiça social e também de ajuda ao próximo. Faça um mural e escreva- Procurem fazer o que é certo e não o que é errado.
                          Um profeta missionário                                                                                    
Ensino:
 Amós, o profeta, era de uma cidadezinha chamada Tecoa, que ficava a 8 Km ao sul de Belém. Era uma região seca, um lugar de pessoas pobres.
O nome Amós significa carregador de fardos.                                                                                        No Antigo Testamento geralmente o nome do profeta tinha relação com sua mensagem.      Amós era fazendeiro e trabalhava com gado e com a produção de frutas. Ele foi profeta, mas sem passar pela escola dos profetas.
Amós tinha um senso de justiça social muito apurado. Ele conhecia bem os problemas da sociedade onde vivia.
 Amós foi um profeta boiadeiro, mas também um profeta missionário. Ele saiu de Judá- reino do sul e foi para Israel-reino do norte. Mostre o mapa.
 Leia com as crianças Amós 7: 14-15 para mostrar o chamado de Deus específico para que Amós falasse a profecia para todos.
 A mensagem de Amós incomodou os nobres e os membros da classe sacerdotal porque foi direto ao ponto dos seus erros.

Naquela época o rei de Judá era Uzias e o rei de Israel era Jeroboão. Os dois reinos eram prósperos, ricos. A prosperidade aumentou a corrupção religiosa e moral de Israel, consequentemente houve um período de idolatria, muitos gastos desnecessários, vida de imoralidade e opressão aos pobres- Leia Amós 2: 4-8.
 Amós, o profeta, então alertava o povo para o cativeiro Assírio como consequência dos pecados e afastamento de Deus. A paciência do Senhor estava chegando ao fim por causa do pecado do povo e viria o castigo.
 Amós falava sobre a justiça e retidão exigidas por Deus. Dizia que o povo precisava ter compromisso de obediência a Deus e seguir os padrões de conduta que Ele ensinava, caso contrário viria o castigo.

 Amós condena todos os que se tornam poderosos ou ricos à custa dos outros, esmagando os pobres- Amós 3:15.
Amazias era o sacerdote, responsável pela vida religiosa de Israel. Ele achou que as palavras de Amós eram duras demais e perigosas porque falavam contra o rei e contra a nação israelita- Amós 7:10.
Amazias teve então um encontro com Amós para expulsá-lo da cidade porque não queria aceitar o recado de Deus- Amós 7:12-13

 Mas, Amós respondeu: Leia com as crianças- 7: 14-15
 Deus estava demonstrando misericórdia para que o povo se arrependesse dos erros. Mas, eles não se arrependeram. Leia esses versículos com as crianças: Amós 5:15; 5:4-6,14. Mesmo com todo o castigo, se houvesse arrependimento, haveria esta esperança: “Talvez o Senhor, o Deus dos Exércitos, tenha misericórdia do remanescente”. Depois do castigo a casa de Davi voltaria a governar sobre Israel- Amós 9:11-15. O Deus de Israel, o Senhor da história, não abandonaria seu povo escolhido, nem o projeto de redenção por Ele traçado.

O Deus em nome de quem Amós fala é o Grande Rei que governa todo o Universo: Amós 4:13; 5:8; 9:5-6. Esse é o nosso Deus!
 Vamos obedecer e honrar a Deus com nossas vidas aqui na terra! Ele é o Criador do Universo, tem domínio sobre todas as coisas e nos ama.

Devemos aprender que todo o pecado e desobediência tem consequência. Deus é bom e perdoa, mas também é justo.
 Ore com as crianças- peça perdão dos pecados e a ajuda de Deus para fazer a Sua vontade e o que é correto.

Trabalho manual:
 1- Painel- cole atitudes certas e erradas recortadas de revistas. Escreva: Procurem fazer o que é certo e não o que é errado.

2- Figuras da história: 



_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





AULA BÍBLICA PRIMÁRIOS #10 # Obadias    (profeta)                        O tema dessa Unidade é Personagens Bíblicos                                                                                                                                                         
                            Vamos ao ensino bíblico:
Texto: Obadias capítulo 1
Aula Obadia servo fiel
Objetivo da Unidade A criança entenderá o que era ser um profeta, qual o trabalho dele e aprenderá que Deus também pode usá-la para algum trabalho.
Objetivo___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Ideias para o ensino:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 Texto: Obadias capítulo 1
 Versículo: Obadias 1:12 “Você não devia ter olhado com satisfação o dia da desgraça de seu irmão; nem ter se alegrado”.

                                     O servo fiel
Ensino
O nome Obadias significa Servo do Senhor ou Adorador do Senhor.
 O mais provável é que Obadias seja da época do profeta Jeremias pela correspondência existente nos textos de Obadias 1:9 e Jeremias 49: 7-22. Eles falam da mesma profecia, do mesmo recado de Deus para o povo de Edom que eram descendentes de Esaú irmão de Jacó.

O tema da profecia de Obadias é sobre Edom, nação dos descendentes de Esaú. Eles se orgulhavam de sua segurança, habitavam nas montanhas e sentiram maldosa satisfação com a devastação de Israel por potências estrangeiras. Israel era descendência de Jacó, irmão de Esaú.

Vocês se lembram da aula passada? O profeta Amós pediu que Israel se arrependesse dos pecados, mas eles não quiseram. Então Deus mandou o castigo para Israel. E os edonitas, descendentes de Esaú, ficaram felizes com a destruição de seus irmãos e até ajudaram. No entanto, a participação de Edom nessa destruição provocou a ira divina. Agora a própria nação de Edom seria destruída e castigada também por seus erros. Mas, o monte Sião e Israel serão livrados, e o reino de Deus triunfará.

A raiva dos edonitas pelo povo de Israel tem acompanhado os séculos: Leia com as crianças alguns destes textos: Gênesis 27: 41-45; 32:1-21; Êxodo 15: 15-16; Números 20: 14-21; Deuteronômio 2: 1:8, 23:7; 1Samuel 22:9; Salmo 52; 2Samuel 8: 13-14; 2Reis 8: 20-22, 14:7; Salmo 83: 5-8; Ezequiel 35; Joel 3: 18-19; Amós 1: 11-12; 9:12.

Como os edonitas têm parentesco com os israelitas- Obadias 1:10- sua hostilidade é mais grave e repreensível. Edom é responsável por ter deixado de ajudar Israel e pela agressão disfarçada contra este povo. O fato de que Deus rejeitara Esaú antes – Gênesis 25: 23; Malaquias 1:3; Romanos 9: 13- não deve dar desculpas para os edonitas agirem de forma errada. Edom, acomodado em suas fortalezas nas montanhas será deslocado de lá e saqueado.
Israel prosperará porque Deus está com ele.

Esta foi a mensagem do profeta Obadias: juízo contra Edom, (Obadias 1: 2-14); Destruição de Edom (Obadias 1;2-7); Humilhado o seu orgulho (Obadias 1: 2-4); Seus crimes contra Israel (Obadias 1: 11-14); Juízo contra as nações, mas livramento para Sião (Obadias 1: 15-18); Estabelecido o reino do Senhor (Obadias 1: 19-21).
 Vocês viram o quanto aprendemos num livro da Bíblia com um capítulo somente?

1- Deus é Soberano
2- Tem domínio sobre todas as nações e povos.
3- Todo pecado tem sua consequência.
4- Deus ama o seu povo.
5- Deus cuida desde o início do seu povo
6- Precisamos sempre obedecer a Deus.
7- Precisamos aprender sobre Deus na Bíblia.
8- Obadias obedeceu a Deus e entregou a mensagem para o povo.
9- Quando nos arrependemos das coisas erradas que fazemos Deus nos perdoa.
10- Não devemos nos alegrar com a desgraça dos outros, nem ser arrogantes e orgulhosos. V 12
11- O dia do Senhor está próximo para todas as nações. Como você fez assim lhe será feito. A maldade que você praticou recairá sobre você. V 15

Ensine o versículo: Obadias 1: 12. “Você não devia ter olhado com satisfação o dia da desgraça de seu irmão; nem ter se alegrado”.

Ore com as crianças e peça a ajuda de Deus para obedecermos sempre os seus ensinamentos e para não ficarmos felizes com a desgraça dos outros, para não sermos orgulhosos e para pedirmos perdão quando erramos.

Trabalho manual: Leia e Estude a Bíblia:                   Figura para colorir:



_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________










AULA BÍBLICA PRIMÁRIOS # 11#  ISAÍAS     (PROFETA)

O tema dessa Unidade é Personagens Bíblicos                                                                                                                                                         
                            Vamos ao ensino bíblico:
.
Objetivo da Unidade: A criança entenderá sobre alguns profetas da bíblia e, qual o trabalho dele e aprenderá que Deus também pode usá-la para algum trabalho.
Objetivo__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ideias para o ensino:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Textos: Isaías 7:14; Isaías 37: 14-21; 37: 36-38; 2Reis 16: 1-20; 2  Crônicas28:1-27.                 Versículo: Isaías 7: 14 “O Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho e o chamará Emanuel”                                                                                                      Aula 11 Isaías é mais conhecido por suas profecias sobre Messias
                                 O Profeta Real
                                             Ensino:
Na aula de hoje vamos aprender sobre o profeta Isaías.
Isaías é considerado o maior dos profetas que deixaram documentos escritos.
Seu nome significa: o Senhor salva.
 Isaías era da mesma época dos profetas Amós, Oséias e Miquéias. Isaías era casado e tinha no mínimo dois filhos. (Isaías 7:3 e 8:3). A tradição diz que Isaías nasceu numa família de classe alta, primo do rei Uzias.
Isaías exerceu seu ministério por mais de 40 anos, durante o reinado de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias. (Isaías 1:1). Ele viveu numa época agitada por causa da Assíria querer dominar os outros países. Isaías foi escolhido por Deus para ser o profeta dos reis e para chamar todo o povo para o arrependimento. Ele também anunciou o nascimento de Jesus. 
O rei Jotão amava a Deus e fez tudo o que agradava a Deus. Mas, o rei Acaz, que era filho do rei Jotão, não queria ouvir a mensagem de Deus. (2Reis 16: 1-4). Isaías tinha que pregar para esse rei, repreender o rei pelas coisas erradas que ele fazia.                                                         
Que coragem! O profeta disse que o rei não deveria ter medo de enfrentar seus dois inimigos que queriam invadir suas terras porque Deus o livraria, porém, se não confiasse somente em Deus, perderia a batalha e seria destruído.
Mas, o rei não quis saber e confiou mais nos exércitos e em homens com quem fez alianças para a guerra. Sabem o que aconteceu? Isso mesmo. Acaz perdeu a guerra e os assírios que fizeram aliança com ele para ajudar, não ajudaram em nada.
Deus queria que seu povo aprendesse a confiar Nele. Será que nós confiamos em Deus para tudo?                                                                                                                                                 O profeta Isaías continuou vivo e também pregou para o filho de Acaz. O nome do filho de Acaz era Ezequias. (2Reis 18:1-6)                                                                                                           O rei Ezequias fazia tudo o que agradava a Deus.                           O rei Ezequias confiou nas palavras do Senhor através de Isaías (Isaías 37: 14-35). O rei Ezequias mandou quebrar todos os ídolos que o povo estava acostumado a adorar e serviu a Deus somente.                                                                                                                                   
O rei da Assíria quis invadir as terras de Ezequias. O rei da Assíria dizia que não adiantava nada confiar em Deus porque Deus não iria ajudar na batalha.                                                            Quando o rei Ezequias ouviu isso foi perguntar para Isaías o que deveria fazer. O profeta Isaías disse que o rei deveria confiar em Deus porque Ele livraria o povo.                                                O rei da Assíria ainda mandou uma carta ameaçadora para Ezequias. Então o rei foi ao templo orar.Fazemos isso quando temos problemas? Oramos para pedir a ajuda e direção de Deus?
Deus ouviu a oração do rei Ezequias e mandou que o profeta Isaías falasse para o rei não ficar triste porque o Senhor ia espantar o rei da Assíria. Depois disso Deus mandou um anjo no meio do exército inimigo e matou vários homens daquele exército.                                                         O rei da assíria ficou com tanto medo que voltou para sua cidade.
Vocês viram a diferença entre Acaz e seu filho Ezequias? Acaz não confiou em Deus e foi destruído e Ezequias confiou e foi salvo com seu povo.                                                               Vamos confiar em Deus como Ezequias confiou?
Isaías foi um profeta muito usado por Deus. Ele viveu 700 anos antes de Jesus, e Deus revelou a ele vários fatos da vida de Jesus, como o nascimento Dele (Isaías 7:14; 9: 1-7); Seu sofrimento(52: 13-53:12); os milagres que Jesus ia operar (61: 1,2); e até sobre o céu (65: 17-25).
Isaías viveu para servir ao Senhor e foi sempre fiel a Deus.Vamos agora orar e dizer que nós também queremos servir a Deus como Isaías, confiar somente Nele como Ezequias fez e obedecê-lo em tudo?
Ensine o versículo:
Trabalho manual:
2- Deus revelou para Isaías sobre Jesus       3- Profeta dos reis       4- Coroa e cetro  

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





AULA BÍBLICA PRIMÁRIOS # 12 # PAULO                      (Herói)

O tema dessa Unidade é Personagens Bíblicos                                                                                                                                                         
                            Vamos ao ensino bíblico:
                               
O tema é Heróis da Bíblia, Paulo.                                                                           Texto: Atos 9:1-19                                                                                                                      Versículo: Atos 9:4 “Saulo, Saulo por que você me persegue”                                           ideias para o ensino: Escolha algumas crianças para representar a história. Providencie roupas de época. Ou conte a história com bonecos de lego.
                      Um homem de imensa coragem,                                                          Ensino:
Hoje, o nosso herói é um homem que perseguia os cristãos durante uma parte de sua vida porque ainda não conhecia Deus. Saulo teve um encontro pessoal com Deus e o seu coração foi transformado para ser um seguidor de Jesus.                                                                                    Deus não só transformou o coração de Saulo, mas também mudou o seu nome para Paulo.
Saulo antes de conhecer Jesus, não gostava dos seguidores de Jesus. Ele trabalhava para colocar na cadeia alguns deles e perseguia todos os cristãos.
Um dia, Saulo estava viajando para a cidade de Damasco para perseguir os cristãos quando viu uma luz do céu que brilhou ao seu redor. A luz foi tão forte que caiu no chão e ainda ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que você me persegue?”              Figura 1
Saulo ficou assustado e perguntou: “Quem é você que está falando?”
 A voz respondeu: “Eu sou Jesus, a quem você está perseguindo”. “Levante do chão, entre na cidade e alguém ali dirá o que você deve fazer”.       Figura 2
Quando Saulo se levantou do chão, abriu os olhos já não enxergava mais nada.
Os homens que viajavam com Saulo ficaram também assustados. Eles ouviam a voz, mas não viam ninguém.
Os homens levaram Saulo para a cidade de Damasco. Por três dias Saulo esteve cego, não comeu nem bebeu.
Em Damasco havia um discípulo de Jesus chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: Ananias! Ele respondeu: Estou aqui, Senhor. O Senhor disse: vá até a casa de Judas, na rua chamada Direita, e pergunte por um homem de Tarso chamado Saulo.
Ananias falou para o Senhor: “eu tenho ouvido sobre o mal que Saulo tem feito para todos os santos. Ele quer prender e matar todos os que invocam o Seu nome”. Ananias ficou com medo de ir e obedecer a Deus. Mas, Deus disse: “Vá! Este homem é escolhido por mim para ensinar”.
 Ananias foi e obedeceu a Deus. Achou Saulo orando            fifura 3
 Orou com ele e disse: “O Senhor me enviou para curar você da cegueira. Você pode ver de novo. Seja cheio do Espírito santo”. Na mesma hora Saulo pode ver! Então Ananias o batizou. Depois disso Deus mudou o nome de Saulo para Paulo. Agora, ele era um novo homem porque servia a Deus, não perseguia mais os cristãos.
Saulo, agora chamado de Paulo, amava a Deus e seguia os seus ensinamentos. Ele pregava a Palavra de Deus e cuidava dos que criam em Deus, viajava para lugares distantes e ensinava sobre Jesus.                                                                                       Figura 4
Vocês viram que mudança Jesus fez na vida de Saulo?                                                                    Você também quer mudar para melhor? Peça a Deus! Ore assim: “Senhor Jesus, eu quero ser melhor, quero que Jesus more no meu coração e me ensine a praticar aquilo que aprendo para ser uma pessoa melhor e cheia do teu Espírito!”
 Agora procure sempre obedecer a Jesus como Paulo e Ananias fizeram                              Figura5
Oração: Mostre uma figura de oração e ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para sermos melhores e seguirmos o que Ele ensina.  Figura 6
Cânticos: Obedecer é mais que importante, é prova de amor.   Trabalho manual:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





 AULA BÍBLICA PRIMÁRIOS # 01 # JOSIAS   ( REI )                            
                              Vamos ao ensino bíblico:

O tema dessa Unidade é Personagens Bíblicos
Aula 10 Josias
Texto: 2 Reis 22:1 – 23:3
Objetivo da Unidade  A criança entenderá como era o povo era governado , que precisamos de autoridades ainda hoje.
Objetivo__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Versículo: “Nem antes nem depois de Josias houve um rei como ele, que se voltasse para o Senhor de todo o coração”. 2 Reis: 23: 25
Ideias para o ensino:
1 – Conte com fantoche de varas.
2 – Ou retire as figuras de uma caixa surpresa.
3 – Ou cole as figuras em caixas.
                                           
                              Vamos ao ensino bíblico:
  
 Ensino: 
O nosso herói de hoje chama-se Josias.            Figura 1
Josias foi rei de Judá com apenas oito anos.
 Seu avô, Manassés, foi rei de Judá e fez o que desagrada a Deus. Seu pai Amon, rei de Judá, também fez o que desagrada a Deus. Mas Josias foi rei de Judá com apenas oito anos de idade e fez o que agrada a Deus.
 Sua mãe Jedida e o sacerdote Hilquias o ajudaram a fazer o que agrada a Deus. Figura2
Josias amava a Deus.
O templo em Jerusalém estava começando a ficar destruído. As pessoas não adoravam a Deus ali durante muitos anos, e o rei Josias decidiu reformá-lo. Ele queria que as pessoas adorassem a Deus no templo novamente.               Figura 3

O rei Josias contratou trabalhadores para reparar o templo. Um dia, quando os homens estavam trabalhando, o sacerdote chamado Hilquias, encontrou um rolo de papel escondido na parede. O sacerdote mostrou o rolo de papel para o rei.                       Figura 4
Era o Livro da Lei.
O rei Josias reuniu todo o povo e leu para eles o livro que estava perdido no templo, o livro da lei de Deus.
Todas as pessoas ouviram a leitura do livro da Lei de Deus e resolveram obedecer a Deus.

Todos fizeram promessas uns para os outros e para Deus dizendo: “Nós sempre obedeceremos às leis de Deus”.                Figura 4 (e a primeira )
 Josias reinou durante 31 anos em Judá. Ele fez o que o Senhor aprova e andou nos caminhos de Davi servindo a Deus com todo o coração. Ele reformou o templo, achou o Livro da Lei, reconheceu que os seus antepassados não obedeceram a Deus, leu o livro da Lei para o povo, fez uma nova aliança com Deus prometendo seguir o Senhor e obedecê-lo de todo o coração. Todo o povo se comprometeu com o rei, seguindo o seu exemplo de servir somente a Deus. Josias mandou destruir todos os ídolos.
 A Bíblia diz em 2 Reis 23: 25 “ Nem antes nem depois de Josias houve um rei como ele, que se voltasse para o Senhor Deus de todo o coração, de toda a alma e com todas as suas forças”.

O nosso herói de hoje, escolheu servir a Deus de todo o coração, com apenas oito anos. E você? Não quer decidir hoje servir a Deus de todo o coração? Decidir obedecer a Deus e amá-lo durante toda a sua vida na terra? Você também lê todos os dias a Bíblia para aprender a servir a Deus?
 Oração: mostre uma figura de crianças orando. Ore com as crianças e peça a ajuda de Deus para seguir o exemplo do rei Josias: servir a Deus de todo o coração e obedecer a Sua palavra.                                                                                                                                             Cânticos: “Obedecer é mais que importante é prova de amor”; “ Qual é o livro que é a Palavra de Deus? Eu sei”.                                                                                                                             Ideias para o trabalho manual:1 – Faça uma coroa e um cetro de rei. Escreva o versículo.
2 – Pinte, tire cópias das figuras e faça fantoche de vara para as crianças contarem a história em casa. Escreva o versículo.                                                                                                                3 – Cole papel colorido na coroa, na janela, no trono.                                                                     4 – Faça um avental de TNT com lugar para colocar as ferramentas de papelão ou EVA.                        Ferramentas para o reparo do templo. Ou encape uma caixa de sapato para fazer uma caixa de ferramentas e coloque dentro dela as ferramentas de papelão ou EVA. Escreva o versículo.
 _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



























          AULA BÍBLICA PRIMÁRIOS # 02 # GIDEÃO       ( REI )                            
                              Vamos ao ensino bíblico:

O tema dessa Unidade é Personagens Biblicos
Aula Gideão E A LUTA CONTRA OS MIDIANITAS
Texto: Juízes – capítulos 6, 7 e 8
Objetivo da Unidade  A criança entenderá como era o povo era governado , que precisamos de autoridades ainda hoje.
Objetivo Aprender a dependermos de Deus e confiarmos inteiramente nEle.
Versículo: “Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso”. (Juizes 6:10).
Ideias para o ensino:______________________________________________
________________________________________________________________

                      A LUTA CONTRA OS MIDIANITAS
Ensino

A história de Gideão tem início com Deus não estando muito satisfeito com o seu povo, os israelitas.
Vamos recordar que o povo de Israel foi salvo por Deus de Faraó, quando foram libertos do Egito, e Moisés, o grande líder, conduziu as pessoas através do Mar Vermelho em terra seca.

Centenas de anos se passaram desde então, mas ao longo de todos estes anos, apesar de tudo que Deus realizava, eles ainda faziam o que era mal aos olhos do Senhor. Deus ama o pecador, mas aborrece o pecado, por isso houve duras consequências para essas ações, Deus permitiu que os midianitas, povo de Midiã, os perseguisse e dominassem.

Os midianitas não eram seus amigos. Eles tomaram e arruinaram todas as suas colheitas e animais e os Israelitas tiveram que se esconder em cavernas. Depois que Israel não tinha mais nada, eles finalmente clamaram a Deus para que o ajudassem.
Deus é tão misericordioso que ouviu o clamor (como ele sempre faz) e tinha um plano.

Deus prova sua fidelidade porque apesar de não estar satisfeito com os israelitas, mas ele ainda ouvia-os e respondeu suas orações!

E a Bíblia nos relata esta plano: Gideão estava debulhando o trigo em um lugar escondido, para que os midianitas não viessem roubar o trigo, quando um anjo do Senhor veio e sentou ao lado dele.

 O anjo lhe falou e disse: "O Senhor está com você, poderoso guerreiro". "Mas, senhor", respondeu Gideão, "se o Senhor está conosco porque é que todas essas coisas ruins acontecendo?
Onde estão todos os milagres que os nossos pais (as pessoas que cruzaram o Mar Vermelho) nos contaram?"
O Senhor respondeu Gideão, "Vá com toda a tua força e livra Israel dos midianitas. Estou enviando para você fazer isso." Então Gideão começou a dar todas as desculpas que vocês possam imaginar:

"Mas Senhor, como posso salvar Israel? O meu povo está mais pobre em Manassés, e eu sou o menor e o mais novo de toda minha família." E Deus lhe disse: "Eu estarei com você, e você vai derrotar todos os midianitas”.
Então Gideão pediu a Deus um sinal.

Ele queria ter certeza que esta era realmente Deus que estava falando. Primeiro, ele preparou um altar como uma oferenda a Deus. Ele colocou a sua oferta (de carne e pão sem fermento) para baixo em uma pedra e o Deus mandou um fogo que consumiu completamente a carne e o pão.
E o anjo do Senhor desapareceu.

Então Gideão percebeu que era o anjo do Senhor. Naquela mesma noite o Senhor disse a Gideão para derrubar o altar que seu pai havia construído para um falso deus (Baal).
É crianças, os israelitas começaram acreditar em tais deuses falsos e por isso é que Deus estava zangado com eles, pois sabemos que Ele é o único Deus verdadeiro e real e essas pessoas estavam orando e dando ofertas para peças de madeira e estátuas que não pode fazer ou ouvir nada.

Gideão levou dez dos seus servos durante a noite (porque ele tinha medo de ser pego com as pessoas na cidade) e derrubaram os altares.
As pessoas ficaram loucas quando perceberam que Gideão tinha destruído os seus altares, mas eles decidiram que, se Baal era realmente um deus, ele poderia punir Gideão.

Claro que nada aconteceu com Gideão, porque Baal não é real, era apenas uma imagem de escultura feita por mãos de homens. Gideão ainda queria ter certeza de que Deus iria salvar os israelitas, então, ele pediu um outro sinal.
 Ele colocou um pedaço de lã de uma ovelha no chão, e queria que o orvalho da noite molhasse apenas lã e toda a terra ao redor ficasse seca, então ele saberia que Deus iria salvá-los.

Quando Gideão verificou a lã na parte da manhã viu a lã toda molhada e o chão estava seco, mas ainda assim Gideão pediu mais um sinal ...

Desta vez, ele pediu que a lã ficasse seca e ao redor odo o solo ficasse molhado, e , na manhã seguinte a lã estava seca e o chão molhado, não havia mais do que duvidar.
E então, Gideão reuniu um exército e partiram para o acampamento dos midianitas.

Gideão foi, provavelmente, se sentindo muito bem. Ele tinha muitos homens para ajudá-lo a combater e Deus prometeu que iria ajudá-los a vencer. Mas, Deus tinha algo um pouco diferente em mente e então disse a Gideão que ele tinha muitos homens no seu exército.
Ele sabia que Israel iria pensar que tinha derrotado os midianitas com seus próprios esforços sem ajuda de Deus, se fossem com todos aqueles homens, e Deus queria que eles soubessem que Ele faria eles vencerem.
Então, Deus disse a Gideão: "Anuncie ao povo: Quem estiver com medo pode ir para casa agora". Surpreendentemente vinte e dois mil homens foram embora! Isso é um monte de gente! Mais da metade de todo o exército foi para casa. Apenas dez mil ficaram.

Gideão ainda se sentia bem. Pelo menos eles tinham dez mil homens, certo? Não por muito tempo. O Senhor disse a Gideão que ele ainda tinha muitos homens.

Quando eles desceram para beber água o Senhor lhe disse: "Separe os homens que bebem a água como um cão para um lado e os que ficarem de joelhos e beber com suas mãos, ponha para o outro lado." É surpreendente, mas apenas trezentos homens se ajoelharam e beberam com suas mãos. Tudo o resto pareciam beber como cães!

Deus disse a Gideão que ele só queria os trezentos homens e o resto era para ir para casa. Dessa forma, quando eles ganhassem a guerra, os israelitas saberiam que Deus estava no controle.

Agora Gideão não sabia como Deus iria ajudá-los a vencer.

Havia muitos midianitas contra apenas trezentos deles, e ele se preocupou tanto que até perdeu o sono. Deus, que sabe tudo, percebeu a angustia de Gideão e durante a noite o Senhor falou a Gideão: "Se você ainda está com medo, vá lá embaixo no vale com o teu servo, onde estão instalados os midianitas e ouça o que eles estão dizendo.

Você vai se sentir muito melhor depois disso." Bem escondido e com cuidado ele foi e assim que chegou, ouviu um deles falando com seu amigo sobre um sonho que teve. Ele estava dizendo: “Eis que tive um sonho, eis que um pão de cevada torrado rodava pelo arraial dos midianitas, e chegava até à tenda, e a feriu, e caiu, e a transtornou de cima para baixo; e ficou caída”. Seu amigo respondeu: "Isto deve significar a espada de Gideão, e que Deus vai ajudá-lo a nos derrotar". Assim que Gideão ouviu isso, ele adorou a Deus e correu de volta para o acampamento.

Voltou e gritou: "Levantem-se, o Senhor nos deu o acampamento dos midianitas!" Ele dividiu todos os homens em três grupos e deu-lhes todas as trombetas e os frascos vazios com tochas dentro. Gideão e os homens cercaram o acampamento dos três grupos (lembre-se que eles foram lá em cima olhando para o vale).

Quando Gideão começou a tocar a trombeta o resto seguiu. Eles tocaram as trombetas e gritou: "Pelo Senhor e por Gideão!" Em seguida, eles quebraram os jarros que estavam levando, segurando a tocha com uma mão e trompete na gritaria outro lado, "Espado do Senhor e de Gideão!" Quando os midianitas ouviram isso, começaram a gritar e a correr. Então, quando todas as buzinas começaram a tocar novamente o Senhor fez com que os midianitas entrassem em pânico e começaram a ferir uns aos outros com suas espadas.

Os que restaram foram capturados pelos homens de Efraim, perto do Jordão. Então, esse foi o dia em que Deus salvou Gideão e derrotou os midianitas. Sem Deus nada disto seria possível.

Tudo é possível para Deus, e Ele nos ensina através deste acontecimento que foi registrado na Bíblia que devemos confiar e descansar n’Ele. Quando estivermos em dificuldades lembramos que Deus nos dará a estratégia perfeita e a nossa vitória será completa Caro professor, jamais esqueça de falar sobre o Plano da Salvação e de fazer o apelo. Abços Rosangela Correia

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________











    AULA BÍBLICA PRIMÁRIOS # 03 # ESTEVÃO       (herói martir)                            
                              Vamos ao ensino bíblico:

O tema dessa Unidade é Personagens Biblicos
Aula ESTEVÃO – O PRIMEIRO MARTIR
Texto: Atos -Capitulo 6, 7 e 8
Objetivo da Unidade  CONHECER OS PERSONAGENS BIBLICOS
Objetivo a fidelidade do cristão - ensinar sobre o Perdão
Versículo: “Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.” Atos 7:60
Ideias para o ensino:______________________________________________
________________________________________________________________

                      A LUTA CONTRA OS MIDIANITAS
Ensino

Estevão foi um dos grandes homens de fé na igreja primitiva. Embora ele não tenha sido um apóstolo, ele ocupa um lugar especial na Escritura, pois ele foi escolhido para ministrar às viúvas que estavam sendo atendidas em Jerusalém.

Parece que algumas das viúvas estavam sendo esquecidas e negligenciadas, por isso Estevão e seis outros homens que estavam "cheios de fé e do Espírito Santo", foram escolhidos para cuidar delas. Ele também foi o primeiro mártir cristão.                                                                                                        Um mártir é uma pessoa que tem uma crença tão forte que ele(a) está disposta a morrer por ela. Tal era a fé que Estevão tinha em Jesus Cristo.

A Bíblia nos conta no Livro de Atos, nos capítulo 6, 7 e 8 que Estevão pregava e alguns judeus discutiam com ele sobre suas crenças.                                                                                                     Esses homens maus convenceram algumas pessoas que Estevão estava falando contra Moisés e contra Deus, mas isso não era verdade, mas muita gente ficou com muita raiva de Estevão porque acreditavam na mentira inventada sobre ele. E então estas pessoas levaram

Estevão perante o Sinédrio, os governantes judeus, e ao grande chefe do Sinédrio o Sumo Sacerdote. Estes eram homens poderosos que podiam tomar decisões de vida e morte sobre as pessoas.         Mas Estevão não tinha medo de falar a verdade. E quando ele estava diante deles, viram que seu rosto era como o rosto de um anjo.

Ele começou a falar com eles. Ele contou sobre toda a história do povo judeu, que começa com Abraão. Em seguida, acusou os homens, e os pais deles, de ferir e matar os profetas, e até mesmo de matar o Justo, Jesus.

Os governantes tornaram-se muito irritado com ele, mas Estevão olhando para o céu, viu a glória de Deus, e ele viu Jesus em pé à mão direita de Deus. Ele disse aos homens que ele estava vendo. Eles colocaram as mãos sobre os ouvidos, porque eles não queriam ouvi-lo.

Gritaram no topo de suas vozes. Eles correram para ele, o arrastaram para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo até a morte. Enquanto eles estavam atirando-lhe pedras, Estêvão orou: "Senhor Jesus recebe o meu espírito, e não lhes imputes este pecado".

Então ele morreu. Estevão tinha o mesmo espírito perdoador que Jesus tinha quando ele tinha dito as mesmas palavras quando estava na cruz. Hoje, Estevão nos ensina sobre o poder de perdoar, quando perdoamos aqueles que nos machucam e maltratam tiramos de nossos corações as mágoas, o ódio e o desejo de vingança. Temos um coração onde Jesus pode sempre estar.
E quando temos Jesus em nossas vidas aprendemos também a perdoar. Professor, fale agora sobre o Plano de Salvação, sobre o perdão de Jesus para conosco sendo nós pecadores, sobre o sangue derramado na cruz e o poder de perdoar pecados de Jesus.

Convide a criança a aceitar Jesus como seu único e suficiente Salvador. Ore com seus alunos
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________























AULA BÍBLICA PRIMÁRIOS # 04 # JEREMIAS    (PROFETA )                            
                              Vamos ao ensino bíblico:

O tema dessa Unidade é Personagens Biblicos
Aula JEREMIAS ESCOLHIDO DESDE O VENTRE
Texto: Atos -Capitulo 6, 7 e 8
Objetivo da Unidade  CONHECER OS PERSONAGENS BIBLICOS
Objetivo Deus nos escolheu antes de nascermos! Mostrar que, assim como Deus escolheu Jeremias, Ele escolheu cada um de nós para cumprir um propósito.
Versículo: “Antes do seu nascimento, quando você ainda estava na barriga da sua mãe, eu o escolhi!”.  Jeremias 1:5
Ideias para o ensino
QUEBRA-GELO:  NOME DA BRINCADEIRA: O ESCOLHIDO
MATERIAL
Um envelope branco (tamanho ofício)  escrito (com letras grandes): “O Escolhido da Noite”, com tiras de papel com o nome das crianças (nesse momento do quebra-gelo, tem que haver o nome de TODAS as crianças presentes) + um pirulito (com o versículo de hoje colado) para cada criança.
PREPARAÇÃO: 
Deixe os papeizinhos preparados e anote o nome assim que as crianças entrarem. Pode adiantar e já deixar escrito o nome daqueles que você já sabe que vêm sempre.
PROCEDIMENTO:
A professora diz (com muito entusiasmo como se fosse um programa de “Oscar”) que ela tem algo muito especial para UMA  criança muito especial e que então ela irá escolher um nome que está no envelope.

Explique que quando a criança escolhida ouvir o seu nome ela ficará em pé. Faça nesse primeiro momento todas pensarem que uma só criança será a escolhida da noite. Você também age como se soubesse que seria só uma criança.
Quando a criança ficar em pé, todos aplaudem.

E atenção! Agora, tenha atitude de surpresa: “Ei, gente, olhem, olhem! Esperem um pouco! Outra professora pergunta: “Mas o que houve”?
Você diz: Tem mais um nome aqui para mais uma criança especial... diga o nome, e a criança também fica em pé, todos aplaudem. Fique surpresa novamente e continue assim até que terminem os nomes.
Ao final, dê o pirulito para cada criança.
MORAL: Da mesma maneira que você foi chamado pelo seu nome hoje, vamos conhecer a vida de um homem que foi chamado por Deus para algo muito especial. Na verdade muito, muito muito mais especial que um pirulito.
OFERTA:  Ler com as crianças o texto de 2 Co 9.7   
“Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria”.
LOUVOR:  1. Jeremias ( CD Radicais Kids)  2. Eu Tenho Um Chamado (Quatro por Um)
ORAÇÃO: Ore com ousadia pelas crianças intercedendo a Deus que faça a palavra penetrar forte em seu coração. Declare que elas terão a revelação de que foram escolhidas por Deus desde o ventre para um propósito maravilhoso.
JEREMIAS ESCOLHIDO DESDE O VENTRE

ESCOLHIDO DESDE O VENTRE
ENSINO
1) DEUS NOS ESCOLHEU ANTES DE NASCERMOS: Quando Deus chamou Jeremias para ser profeta, ele disse ser apenas uma criança, mas, o Senhor disse a ele que isso não importava, porque Ele já o tinha escolhido. Deus o escolheu quando estava na barriga de sua mãe. Ou seja, os planos de Deus para Jeremias foram feitos antes dele nascer! Você já ouviu histórias sobre o seu nascimento?                                                                                                      Deus começou a sua história antes de você nascer. Deus pensou em como você seria e fez planos para você. Não importa como é a sua vida se você acha boa ou não, Deus tem um plano maravilhoso para você!

2) SABIA QUE COM VOCÊ NÃO É DIFERENTE? Deus já sabia tudo sobre você: como seria sua cor, o seu cabelo, a sua voz, o que você ia gostar de comer, sua cor preferida. E sabe o que mais? Deus amou você antes de você nascer! Talvez você já tenha pensado: “Meus pais não gostam de mim; minha família não me queria tivesse nascido”. Talvez alguém lhe disse isso e você acreditou. Mas, hoje, eu tenho algo muito mais importante para te dizer; a pessoa mais importante que existe no universo inteiro, é Deus, e Ele planejou que você nascesse, porque Ele te ama! A sua vida é muito importante para Deus.      

3) DEUS SEPARA CRIANÇAS PARA SEREM PROFETAS ÀS NAÇÕES: Jeremias foi escolhido para ser um profeta, que ia pregar a Palavra de Deus às pessoas. Deus escolheu Jeremias para algo muito importante. Ele ia viajar a nações diferentes, com línguas diferentes para falar de Deus às pessoas. Jeremias se tornou um grande profeta porque creu e decidiu obedecer a Deus. Deus continua fazendo da mesma maneira hoje. Ele escolhe crianças antes de nascer para serem Seus profetas. Você não nasceu por acaso, Deus planejou o seu nascimento. Deus quer transformá-lo em um profeta para levar a Palavra d’Ele a outras nações. Se você crê, comece a orar a partir de hoje, para que Ele possa falar ao seu coração qual é exatamente os planos d’Ele para a sua vida. E acredite que, no tempo certo, Ele vai te usar!
Diga que cada adulto da Vida Plena já entendeu que assim como Jeremias, foram escolhidos por Deus para um propósito maravilhoso de levar as pessoas a Jesus! Mas que elas não precisam ser adultos. Lembrem-se que Jeremias foi chamado quando ainda era uma criança..

APELO e ORAÇÃO:
Faça um momento de oração para que cada criança decida ser um profeta de Deus assim como Jeremias foi. (coloque como fundo musical)
Ore com ousadia e intrepidez para que o Espírito Santo capacite as crianças testemunharem de Jesus e das suas maravilhas sendo um profeta nessa geração.

NOME DA BRINCADEIRA: QUEM SERÁ O ESCOLHIDO?
MATERIAL: 1 garrafa pet de 2 litros e um cartaz escrito: “A RODA DO PROFETAUM PROGRAMA PARA OS ESCOLHIDOS”. 
Pinte a garrafa por fora ou cubra com um papel colorido.
PROCEDIMENTOA garrafa vai girar no centro da roda e, quando ela parar, quem estiver na frente será o escolhido.
Faça uma apresentação bem empolgante. Coloque as crianças em círculo e diga:
Atenção, atenção! Hoje vamos apresentar o nosso programa: A RODA DO PROFETA – UM PROGRAMA PARA OS ESCOLHIDOS. 
Quem será o escolhido? Será você? Ou você? Ou até mesmo você? Não sabemos ainda, mas em breve vamos saber. O alvo desse programa é despertar o profeta que está dentro de você! Agora a grande pergunta é:
Quem será o escolhido? E se você for o escolhido, o que você tem que fazer?
O que um profeta faz! Ele fala a Palavra de Deus. Então, você vai ter que falar um versículo da Palavra de Deus.    
MORAL: Você já foi escolhido para ser um profeta de Deus. Então, não perca tempo, fale a Palavra de Deus ao máximo de pessoas possíveis! 
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
AULA BÍBLICA PRIMÁRIOS # 05 #   RUTE E NOEMI (HEROINAS)                            
                              Vamos ao ensino bíblico:

O tema dessa Unidade é Personagens Biblicos
Aula RUTE a nora amorosa
Texto: Rute 1-4
Objetivo da Unidade  CONHECER OS PERSONAGENS BIBLICOS
Objetivo a fidelidade do cristão - ensinar sobre o Perdão
Versículo: O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus”. Rute 1: 16 b
Ideias para o ensino:______________________________________________
________________________________________________________________

                         A nora amorosa
Ensino:            

A nossa heroína de hoje chama-se Rute.

Já estudamos sobre Ester – a rainha valente; Débora – a juíza guerreira; e agora estudaremos sobre Rute – a nora amorosa.
Estudamos também sobre OS  heróis: ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Vocês estão percebendo que tanto homens como mulheres podem servir a Deus de coração, podem fazer a diferença nesta vida e podem ser heróis e heroínas neste mundo?

Vamos ver como Rute viveu em sua época servindo a Deus e nos deixando um lindo exemplo de amor.
Em Israel, na época dos juízes, houve muita fome na terra.
Um homem chamado Elimeleque, que morava em Belém de Judá foi viver com sua família- sua mulher e seus dois filhos- por algum tempo nas terras de Moabe, fora das terras do povo judeu.
A mulher de Elimeleque chamava-se Noemi e seus dois filhos Malom e Quiliom. Chegaram em Moabe e lá ficaram vivendo.
Um tempo depois morreu o pai Elimeleque, marido de Noemi. Ela ficou sozinha para orientar seus dois filhos. Eles se casaram com mulheres moabitas, uma chamava-se Orfa e a outra Rute.

Vocês notaram que Rute, a nossa heroína de hoje, não era de Israel? Deus não se importa onde você nasceu, mas com seu coração que ama as pessoas e a Deus.
Depois de terem morado lá em Moabe por quase dez anos, morreram também Malom e Quiliom. Noemi ficou sozinha, sem os seus dois filhos e o seu marido.

Neste tempo, Noemi ficou sabendo que o Senhor viera em socorro do seu povo Israel, dando-lhe alimento, então decidiu voltar com suas duas noras para a sua terra em Israel.

Noemi disse para suas duas noras: – voltem para a casa de suas mães. Que o Senhor abençoe vocês por terem sido boas com meus filhos e comigo. Casem novamente e encontrem segurança com outro marido.

Elas começaram a chorar e disseram: – Não. Voltaremos com você para junto do seu povo. Noemi insistiu e Orfa se despediu de sua sogra e ficou com seu povo, mas Rute com muito amor resolveu ficar com Noemi para cuidar de sua sogra, pois já era idosa.

Rute disse para Noemi: – Não insista comigo para que te deixe e que não mais te acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei. O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus. Onde morreres morrerei e ali serei sepultada. Somente a morte poderá me separar de ti.
Vocês repararam no amor de Rute por sua sogra? Ela não queria deixar Noemi sozinha numa longa viagem. Sabia que ela não teria forças para trabalhar sozinha e se sustentar, pois já era idosa. Realmente o Deus de Noemi estava no coração de Rute para gerar esse amor.

Depois disso, Noemi não insistiu mais e as duas prosseguiram viagem até Belém. Elas chegaram na época da colheita de trigo e precisavam trabalhar para comer.
Então, cada dia Rute ia trabalhar juntando sobras de grãos dos campos de trigo de Boaz, dono da terra.

Um dia, Boaz viu Rute trabalhando nos seus campos e decidiu ajudá-la. Ele deixava mais grãos sobrando no campo para Rute juntar e levar para Noemi.

Boaz passou a amar Rute por ver que ela tinha um coração bom e que ela ajudava muito a sua sogra. Eles se casaram e tiveram um filho chamado Obede.

Deus abençoou Rute e sua sogra Noemi com uma novíssima família.
Deus recompensou a bondade e o amor de Rute. Obede foi avô de Davi.

Rute apesar de ser estrangeira, pois era de Moabe, não era do povo de Israel, foi recompensada por Deus porque teve seu nome na Bíblia e foi incluída na linhagem de Davi (Rute 4: 21-22). O fim dessa genealogia, dessa linhagem é Jesus Cristo! Que privilégio de Rute!

Vocês viram como compensa sempre servir a Deus de coração? Ser bondoso, ajudar, amar as pessoas? Vamos seguir o exemplo de Rute?
Oração: ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para servi-lo de coração, para sermos bondosos e demonstrarmos amor para as pessoas.

Cânticos: cante com alegria: Deus é bom pra mim; Eu tenho um Deus mui grande; Eu amo a meu Senhor; Amando, amando a meu Senhor.


Trabalho manual:

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


AULA BÍBLICA PRIMÁRIOS # 06 #   Josué. (HEROINAS)                            
                              Vamos ao ensino bíblico:

O tema dessa Unidade é Personagens Biblicos
Aula Josué.
Texto: Êxodo, Josué, Números                                                                              Objetivo da Unidade  CONHECER OS PERSONAGENS BIBLICOS
Objetivo a fidelidade do cristão - ensinar sobre o Perdão
Versículo: Escolham hoje a quem irão servir. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor”, Josué 24:15.
Ideias para o ensino:______________________________________________
________________________________________________________________


Ensino:
Josué, o nosso herói de hoje, foi um homem de fé, corajoso e vitorioso, sempre obedeceu a seu Deus.
Josué é uma história de conquista e de realização para o povo de Deus.
Depois de muitos anos de escravidão no Egito e 40 anos no deserto, o povo de Israel recebeu finalmente permissão de entrar na terra prometida por Deus.

Moisés morreu no deserto, então quem lideraria todo o povo? Josué foi o escolhido por Deus para transformar a promessa em realidade. figura  1

Josué era chamado antes de Oséias (Nm13:8,16) que significa “salvação”. Depois Moisés muda seu nome para Josué, que significa “o Senhor salva” ou “o Senhor dá a vitória”.
Josué era conhecido pela profunda confiança em Deus, como “homem em que está o Espírito” (Nm 27:18).

Na juventude, Josué viveu a escravidão no Egito, mas viu também o poder de Deus realizando as pragas sobrenaturais e o milagre de quando as águas do mar se abriram diante dos israelitas, ao escaparem do exército egípcio                                   figura 2 3 4

Josué comandou as tropas de Israel na vitória sobre os amalequitas (Êxodo 17:8-13).
Josué foi eleito para representar sua tribo, Efraim, quando os 12 espias foram enviados a Canaã para examinar a região.
Somente Josué e seu amigo Calebe estavam dispostos a obedecer à vontade de Deus e a tomar posse imediata da terra (Nm 14:26-34).
Os demais foram condenados a morrer no deserto. Moisés mesmo morreu antes de chegar à terra prometida e recebeu ordens de Deus para entregar a liderança para Josué (Dt 31:23). Figura 5

Josué venceu a luta na primeira cidade, Jericó, seguindo as ordens de Deus. Josué foi um guerreiro, estrategista militar, obedecendo às ordens de Deus. Venceu as batalhas, tomou as cidades, e levou Israel a possuir a Terra Prometida sob o comando de Deus. Figura 6
Vocês se lembram de Raabe e os espiões? Josué salvou a vida dela e de sua família na destruição de Jericó como os espias tinham prometido. Figura 8

Josué também aprendeu a maneira de governar as 12 tribos de Israel com a sabedoria de Deus e o exemplo que teve de Moisés.
 O dia prolongado de Josué na batalha e sua vitória (Josué 10: 1-15). Deus disse para Josué: “Não tenha medo desses reis; eu os entreguei nas suas mãos. Nenhum deles conseguirá resistir a você. O Senhor lançou sobre eles grandes pedras de granizo, que mataram mais gente do que as espadas ados israelitas. Nesse dia o sol parou e a lua se deteve, até a nação se vingar de seus inimigos. Figura
Josué foi um servo escolhido por Deus para realizar um trabalho especial, para continuar o trabalho de Moisés e para levar Israel para a terra prometida (Dt 24: 29 e Dt 34:5).

A exortação de despedida de Josué (Josué 23). Josué chamou o povo e disse: façam todo o esforço para obedecer e cumprir tudo o que está escrito no livro da Lei de Moisés, sem se desviar, nem para a direita nem para a esquerda. Mas apeguem-se somente ao Senhor, o seu Deus, como fizeram até hoje.
O Senhor expulsou nações grandes e poderosas para dar lugar a vocês. O Senhor, o seu Deus,luta por vocês.

Por isso dediquem-se com zelo a amar o Senhor, o seu Deus. Agora temam o Senhor e sirvam a Deus com integridade e fidelidade.
Israel serviu ao Senhor durante toda a vida de Josué e dos líderes que lhe sobreviveram e que sabiam de tudo o que o Senhor fizera em favor de Israel. (Josué 24: 31).

Josué foi o nosso herói de hoje! Ele serviu a Deus, obedeceu a Ele durante toda a sua vida! Vamos seguir o exemplo de Josué? O versículo de hoje, Josué 24:15, pede uma decisão pessoal nossa. Josué e todo aquele povo decidiu servir a Deus, e você? Vamos orar e dizer pra Deus: “Eu e a minha família serviremos ao Senhor”. O nosso Deus é o mesmo Deus de Josué.

Ele quer o nosso amor, amizade e obediência e em troca nos ajuda sempre, cuida de nós e está sempre presente.   Josue 24;15   josue 1; 8

Oração: ore com as crianças.            
Trabalho manual:
 _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



    AULA BÍBLICA PRIMÁRIOS # 07 #   NAAMÃ. (                        )                            
                       Vamos ao ensino bíblico:

O tema dessa Unidade é Personagens Biblicos
Aula NAAMÃ E SUA SERVA
Texto Texto: 2 Reis 5:1-15
Objetivo da Unidade  CONHECER OS PERSONAGENS BIBLICOS
Objetivo a fidelidade do cristão - ensinar sobre o Perdão
Versículo“Assim ele desceu ao Jordão e mergulhou sete vezes conforme a ordem do homem de Deus; ele foi purificado e sua pele tornou-se como a de uma criança.” 2 Reis 5:14
Ideias para o ensino:______________________________________________
________________________________________________________________
Versículo: “Assim ele desceu ao Jordão e mergulhou sete vezes conforme a ordem do homem de Deus; ele foi purificado e sua pele tornou-se como a de uma criança.” 2 Reis 5:14

Serva de Naamã 

Ensino:
Hoje vamos contar a história bíblica de um grande milagre que Deus fez através do profeta Eliseu.
Naamã foi um comandante do exército do rei da Síria que viveu na época do profeta Eliseu.
Ele era muito respeitado e honrado pelo rei, pois era um soldado valente.

Mas, Naamã sofria com uma terrível doença na pele chamada lepra.
Um dia a esposa de Naamã disse: “Minha ajudante, que veio do povo de Deus em Israel me falou que você deve procurar o profeta da terra dela chamado Eliseu. Ela disse que Deus pode curar você através do profeta”.

 Naamã resolveu procurar o profeta Eliseu. Então, Eliseu mandou um homem levar esta mensagem: “Mergulhe no rio Jordão sete vezes. Se fizer isso você será curado”.
Primeiro Naamã ficou bravo porque não foi recebido pelo profeta, afinal ele era um poderoso comandante do exército da Síria, e depois achou que na Síria tinha muitos rios mais bonitos do que o rio Jordão para mergulhar sete vezes.

Mas seus servos o convenceram dizendo: “Por favor, vá. Isso não é uma coisa difícil de fazer. E se for curado valerá obedecer.”
Então Naamã mergulhou no rio Jordão sete vezes. Quando ele acabou, sua doença da pele tinha sumido!

Naamã ficou tão alegre pela cura que foi até onde Eliseu estava para agradecê-lo. Naamã disse: “O Deus de Israel é o único e verdadeiro Deus!”
Vocês viram como Deus é bom! Ele sempre quer nosso bem e procura nos ajudar em tudo. Basta sermos obedientes à Sua Palavra.
Vamos ser obedientes como Naamã foi e também agradecidos pelo amor que Deus nos dá sempre.

Oração: Mostre uma figura de oração e ore com as crianças.
Peça a ajuda de Deus para sermos bondosos e ajudadores.

Trabalho manual:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

AULA BÍBLICA PRIMÁRIOS # 08 # Joás (_______________)                            
                       Vamos ao ensino bíblico:

O tema dessa Unidade é Personagens Biblicos
Aula REI AOS SETE ANOS
Texto 2 Crônicas 22: 10 a cap.24
Objetivo da Unidade  CONHECER OS PERSONAGENS BIBLICOS
Objetivo a fidelidade do cristão - ensinar sobre o Perdão
Versículo““Joás fez o que o Senhor aprova enquanto viveu o sacerdote Joiada”. 2 Crônicas 24:2
Ideias para o ensino
Providencie coroa, cetro e capa de rei. Utilize o palácio que fez na aula passada para o rei Ezequias.
 
O MENINO REI
Ensino:
Hoje vamos aprender a História de um rei chamado Joás.
Joás tinha 7 anos de idade quando se tornou rei, e reinou 40 anos em Jerusalém.
Vocês lembram o nome de um rei que estudamos nas aulas passadas que começou a reinar com 8 anos e reinou 31 anos em Jerusalém?

Isso mesmo seu nome era Josias. Ele fez o que o Senhor Deus aprova, sem desviar-se e fazer coisas que desagradam a Deus.
Josias fez uma reforma no templo e leu o livro da lei- a Bíblia para o povo. Nem antes nem depois de Josias houve um rei como ele, que se voltasse para o Senhor de todo o coração, de toda a alma e de todas as suas forças. 2 Reis 23:25.
Hoje vamos contar a história do rei Joás que tinha 7 anos quando começou a reinar em Jerusalém.
Joás reinou 40 anos e fez o que o Senhor aprova enquanto viveu o sacerdote Joiada.

Joás quando era pequeno teve que ser escondido para que não fosse morto e pudesse reinar em Jerusalém. A mulher do sacerdote Joiada escondeu o menino Joás para que depois pudesse reinar. Seis anos ele ficou escondido no templo com o sacerdote Joiada e sua mulher.

No tempo certo o sacerdote Joiada coroou Joás rei e fez um acordo pelo qual ele, o povo e o rei seriam o povo do Senhor. (Cap.23: 16). E o povo deixou de adorar os ídolos e adorou a Deus. O rei Joás decidiu fazer reparos no templo do Senhor (v.40). Joás serviu a Deus enquanto o sacerdote Joiada viveu, mas depois se afastou de Deus.

A diferença entre os dois reis Josias e Joás é que Joás só fez o que agrada a Deus enquanto o sacerdote Joiada viveu e lhe dava conselhos. Josias, porém, serviu a Deus durante toda a vida dele.
Depois da morte de Joiada, o rei Joás voltou a adorar os ídolos e o povo abandonou o templo do Senhor Deus. 2Crônicas 24:18
Então, Zacarias ,filho do sacerdote Joiada disse para o povo: “Por que vocês desobedecem aos mandamentos do Senhor? Já que abandonaram o Senhor, ele os abandonará”.

Por ordem do rei Joás, apedrejaram Zacarias até a morte no pátio do templo do Senhor. O rei Joás não levou em conta que Joiada, pai de Zacarias, tinha sido bondoso com ele, e mesmo assim matou o seu filho. (v22).
Mas logo depois da morte de Zacarias, Deus permitiu como castigo para o povo e para o rei que um exército invadisse Judá e Jerusalém para fazer justiça ao sacerdote Joiada e a seu filho Zacarias, sacerdotes de Deus.
Este foi o castigo do Senhor para o rei Joás que foi morto e para o povo que não obedeceu a Deus.
Vocês viram como devemos sempre obedecer a Deus e adorá-lo como único Deus?

Toda desobediência tem consequência.
Você quer seguir o exemplo do rei Josias que obedeceu durante toda a sua vida a Deus? Ou quer seguir o exemplo do rei Joás que seguiu a Deus somente um período da vida?
Deus nos ama e quer que sempre obedeçamos à Sua Palavra. Ele é o único Deus
que deve ser adorado.

Oração: ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para sempre obedecermos à sua Palavra.


Trabalho manual 1           Trabalho manual 2:           Trabalho manual 3:

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





















AULA BÍBLICA PRIMÁRIOS # 09 #   ZAQUEU. (HEROI )                            
                              Vamos ao ensino bíblico:
                       
O tema dessa Unidade é Personagens Biblicos
Aula ZAQUEU O HOMEM QUE RECEBEU JESUS
Texto: Lucas 19: 1-10
Objetivo da Unidade  CONHECER OS PERSONAGENS BIBLICOS
a fidelidade do cristão - ensinar sobre o Perdão
Versículo: : “Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje”. Lucas 19:5.
Ideias para o ensino;
1 – Faça uma pequena revisão no início da aula.
2 – Faça um painel com feltro ou EVA

ZAQUEU O HOMEM QUE RECEBEU JESUS
Ensino:

Vamos ver se vocês sabem falar alguma coisa sobre a vida de um dos heróis que já estudamos.. Qual desses heróis estudados vocês mais gostam?
Por quê?
Mostre as figuras do painel para relembrar e fixar o ensino.

Hoje aprenderemos sobre mais um dos heróis da Bíblia: Zaqueu.
Jesus entrou na cidade de Jericó e caminhava na cidade. 
Havia um homem rico que morava na cidade. Seu nome era Zaqueu.

Ele era chefe dos publicanos. Era encarregado de cobrar impostos pesados das pessoas da cidade. As pessoas não gostavam dele porque cobrava dinheiro a mais e ficava pra ele.
Mas mesmo sendo ladrão disfarçado porque tirava o dinheiro dos pobres para dar aos governantes e pra si mesmo, ele queria ver quem era Jesus.
Mas sendo de pequena estatura, baixinho, não conseguia ver Jesus por causa da multidão.

Então ele teve uma ideia: vou subir naquela árvore, era uma figueira brava por isso tinha espinhos, que ficava bem perto de onde Jesus ia passar.
Mas ele não sabia que Jesus conhece o coração de todas as pessoas e sabe de todas as coisas porque é filho de Deus. 
Quando Jesus passou pela árvore, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desça depressa.
Quero ficar em sua casa hoje”.

Zaqueu desceu rapidamente e recebeu Jesus com alegria em sua casa. 
Mas, todo o povo viu isso e começou a se queixar: “Jesus vai se hospedar na casa de um pecador?”
Zaqueu ficou tão feliz quando conheceu Jesus e sentiu o Seu amor que disse:
“Olha Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém roubei alguma coisa devolverei quatro vezes mais”.

Jesus lhe disse: “hoje houve salvação e arrependimento nessa casa! Porque eu vim salvar o que estava perdido”. 
Jesus ficou muito feliz porque Zaqueu escolheu fazer o que era certo. 
Zaqueu foi nosso herói de hoje porque mesmo tendo feito muitas coisas erradas se arrependeu e escolheu fazer as coisas certas depois que conheceu Jesus.

E você, já conhece Jesus? Sabe que Ele está sempre pronto a perdoar quando nos arrependemos de fazer as coisas que sabemos estar erradas?
Jesus veio a este mundo para morrer na cruz pelos nossos pecados.

Ele nos amou tanto que deu a Sua vida por nós. Ele está sempre pronto a perdoar, basta pedirmos de todo o coração.

Vamos pedir a ajuda de Deus para escolhermos sempre fazer o que é certo?
Vamos sempre pedir perdão dos nossos erros? Vamos seguir o exemplo de Zaqueu, nosso herói de hoje?
Oração: mostre uma figura de oração e ore com as crianças.
Cânticos: Deus é bom pra mim; Jesus, minha vida é de Jesus; Cristo morreu verdadeiramente em meu lugar.

Trabalho manual:1 –2 –___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________































AULA BÍBLICA PRIMÁRIOS # 10 #   Rode (HEROINAS)                            
                              Vamos ao ensino bíblico:
                       
O tema dessa Unidade é Personagens Biblicos
Aula Rode, uma garota de Fé!!
Texto: Atos 12.1-19
Objetivo da Unidade  CONHECER OS PERSONAGENS BIBLICOS
Objetivo TER FE, ORAR E ACREDITAR NA RESPOSTA DO SENHOR
Saber como Pedro foi liberto da prisão enquanto a Igreja orava por ele; ser estimulado a orar dia a dia, sabendo que Deus ouve e responde as orações.
Versículo: Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve.  1 João 5:14
Ideias para o ensino:______________________________________________
________________________________________________________________

                             Rode, uma garota de Fé!!

ENSINO
A perseguição aos cristãos estava aumentando. Era muito perigoso continuar falando sobre a salvação em Jesus. Mas os cristãos continuavam firmes e fortes, apesar dos sofrimentos. A igreja estava triste porque um dos seus líderes havia morrido por ordem do rei Herodes e, como se não bastasse, esse rei também tinha mandado prender Pedro. Ele  era vigiado por muito soldados. No total eram 16 soldados (leia Atos 12.4). Puxa! Quanta gente pra tomar conta de um só homem que não havia feito nada de errado! Enquanto isso, a igreja começou a fazer algo muito importante: orar.

E Deus atendeu rapidamente à oração dos cristãos. Como? Deus enviou um anjo até a prisão. Ele acordou Pedro e mandou que ele o seguisse. Pedro ficou em dúvida se aquilo era verdade ou se era uma visão. Quando Pedro entendeu o que havia acontecido, foi para a casa de Maria. Lá, a igreja estava em oração para que Pedro fosse libertado.
. Ela ficou tão surpresa que se esqueceu de abrir a porta e saiu correndo para contar às pessoas que oravam quem estava ali. Gente, gente! Pedro foi liberto! Ele está ali fora. Mas as pessoas não acreditaram na pequena Rode e falaram: Você está doida! Mas ela insistia: Não, não estou. Pedro está livre.

Você conhece a história de Rode? Ela foi uma moça que não duvidou do poder de Deus e não teve medo de afirmar que presenciou um milagre.
O livro de Atos do Apóstolos nos conta que por ser um pregador do evangelho de Cristo, Pedro foi preso por Herodes.

Com isto os demais discipulos, reunidos à casa de João Marcos, oravam sem cessar para que Deus fizesse um milagre e libertasse Pedro da prisão.
Enquanto oravam, Rode ouviu aguém bater a porta e foi atender. Quando ouviu a voz de Pedro ficou tão feliz que ao invés de abrir a porta para ele, correu para avisar os demais.

Infelizmente os outros irmãos não estavam na mesma fé que Rode, pois acharam que ela estava "louca".
Não acha isto esquisito? Se eles estavam reunidos orando pela libertação de Pedro, por que não creram que Jesus o libertou?

Você já se viu numa situação parecida? Então não duvide mais! Creia que Deus pode e quer fazer o melhor na sua vida e na da sua familia. O tempo de Deus é o melhor tempo para você! Pedro ficou sete dias na prisão até que fosse liberto por um anjo que abriu todas as fechaduras e o levou até a rua sem que nenhum dos soldados os impedisse.
Com você não será diferente. No tempo certo sua benção chegará! Mesmo que você pense: Deus não está me ouvindo porque sou apenas um adolescente, saiba que ele te escolheu quando ainda estava no ventre de sua mãe e desde então planejou coisas incíveis para você.

Não duvide do poder de Deus. Rode não duvidou! Ela orou sabendo que Jesus libertaria seu irmão em Cristo e quando o milagre finalmente aconteceu Rode espalhou a notícia.
Siga o exemplo de Rode, orando, crendo e testemunhando as obras de Jesus em nossa vida.
Não tenha medo de ser diferente, não tenha medo de falar de Jesus aos seus amigos.

Quando Pedro finalmente entrou, todos se alegraram e louvaram ao Senhor. Pedro fez um sinal com a mão para que ficassem quietos, e contou como o Senhor o tinha tirado da prisão. Eles oraram e Deus respodeu a oração.

Vivendo a Lição

Falar com Deus é um privilégio para nós que somos cristãos. Na lição vimos que os irmãos da igreja estavam oranda pela vida do apóstolo Pedro. Você faz oração a Deus?  você tem feito pedidos por sua vida e pela das outras pessoas. Você sabe algum tipo de oração que podemos fazer? Por meio da oração podemos: Adorar a Deus por tudo o que ele é; Louvar e agradecer a Deus por tudo o que ele faz em nossa vida; pedir a ele proteção; pedir perdão pelas nossas falhas e desobediências.
                
Como é bom saber que o nosso Deus sempre ouve a nossa oração. As vezes, Deus, responde do jeitinho que a gente esperava, mas, em outros momentos, a resposta do Senhor é diferente do que a gente queria. O importante é confiar no Senhor, sabendo que ele nos conhece e sabe o que é melhor para cada um de nós.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________











AULA BÍBLICA PRIMÁRIOS # 11 #   SANSÃO (herói  )                            
                              Vamos ao ensino bíblico:
                       
O tema dessa Unidade é Personagens Biblicos
Aula SANSÃO
Texto: Juízes 13; 16
Objetivo da Unidade  CONHECER OS PERSONAGENS BIBLICOS
Objetivo TER FE, ORAR E ACREDITAR NA RESPOSTA DO SENHOR
Saber como Pedro foi liberto da prisão enquanto a Igreja orava por ele; ser estimulado a orar dia a dia, sabendo que Deus ouve e responde as orações.
Versículo: .
Ideias para o ensino;   “Sansão estava com muita sede e orou a Deus. Deus abriu uma rocha e dela saiu água”. Juízes 15; 18-19

Conte a história com personagens feitos de rolo de papel;
Ou conte com fantoche de vara

ESCOLHIDO DE DEUS
Ensino:

Sansão foi escolhido por Deus para lutar pelo povo de Israel.

Sansão foi um dos juízes de Israel (ele governava o povo).

Um anjo veio do céu para anunciar o nascimento de Sansão para sua mãe e seu pai Manoá. O anjo disse que Sansão não poderia cortar o cabelo porque ele seria consagrado a Deus desde o nascimento até a sua morte e que ele teria muita força.

Sansão sabia que se não cortasse seu cabelo, sempre seria forte. Era uma promessa de Deus.
 Com sua força ele vencia muitas batalhas para o povo de Israel.

Deus amava tanto Sansão que um dia ele orou e pediu água. Deus abriu uma rocha e fez jorrar água pra ele beber e matar a sede.
 Deus é bom e ouve as nossas orações!
 Era tão forte que lutava com os leões e vencia.

Levantava bois.
Quando era amarrado com cordas se soltava facilmente.

Sansão amava uma moça chamada Dalila. Os inimigos do povo de Israel prometeram muito dinheiro para Dalila se ela descobrisse de onde vinha tanta força. Ela passou muito tempo tentando descobrir até que um dia Dalila ficou sabendo pelo próprio Sansão que a sua força estava em obedecer a Deus e não cortar nunca seu cabelo.

Então, quando Sansão adormeceu, Dalila chamou os inimigos de Sansão que prometeram muito dinheiro pra ela e contou o segredo. Eles cortaram todo o cabelo de Sansão e ele perdeu toda a sua força. Os inimigos o prenderam. Um tempo depois que ficou na prisão, seus inimigos o levaram acorrentado para uma festa para fazer pouco dele e de seu Deus. Sansão orou e pediu a Deus para fazê-lo ficar forte mais uma vez, e Deus fez.

Sansão empurrou os pilares do salão onde estavam. Empurrou com toda a sua força. O lugar foi destruído e Sansão derrotou os inimigos.
 E você também confia em Deus como Sansão e sabe que Des ouve as nossas orações?

Trabalho manual
Sansão e Dalila
Sansão, cujo nome significava "homem do sol", era um nazareno dotado deextraordinária força. Era um dos juízes bíblicos cuja história está descrita noLivro dos Juízes (13-16) e no Novo Testamento (Hebreus 11,32).

Conta-se que Deus terá chamado Sansão para libertar o povo de Israel quevivia dominado pelo Filisteus. Estes, que tinham um medo enorme da forçado nazareno, tentavam sem sucesso prender Sansão. Os governantesfilisteus, sabendo da paixão de Sansão pela finisteia Dalila, aliciaram a jovem,com 1100 moedas de prata, a descobrir a origem da força invencível deSansão. Dalila amava Sansão, mas este amor era inferior ao que sentia peloseu povo. Com o seu grande poder de sedução, Dalila tentou não sódesvendar de Sansão o segredo da sua força, como também arranjar umaforma para que ele fosse dominado pelos finisteus.

Primeiramente, Sansão disse-lhe que ficaria vulnerável como qualquer outrohomem, se o amarrassem com sete fibras novas de arco que não tivessemsido secas. Dalila atou Sansão com as sete fibras, durante o sono mas,quando os Filisteus chegaram para o levar, ele arrancou as fibras semdificuldade. À segunda tentativa de Dalila, Sansão disse-lhe que seria,facilmente, dominado se fosse amarrado por cordas novas, mas tambémdestas se libertou, sem custo, quando chegaram os Filisteus. A terceiraversão de Sansão foi tão falsa como as duas anteriores, pois quando Dalilateceu as sete madeixas do cabelo de Sansão com uma rede e as apertou comum gancho, durante o sono de Sansão, este voltou a libertar-se facilmente.

Foi então que Dalila (não se sabe através de que artes) conseguiu saber o segredo da força de Sansão. Este disse-lhe que, se os seus cabelos fossemcortados, a sua força abandoná-lo-ia e ficaria fraco como uma criança. Sansãoadormeceu no colo de Dalila e esta, suavemente, cortou-lhe os caracóis doscabelos. Acordado pela chegada dos Filisteus, Sansão acreditava ainda terforça, mas foi rapidamente dominado pelos soldados, que lhe perfuraram osolhos e o prenderam com algemas de bronze.

Sansão foi exposto e humilhado, publicamente, no caminho do templo deDagôn, onde foi amarrado aos dois pilares que sustentavam o enormeedifício. A população juntou-se aos milhares para ver a derrota de Sansão e este, num último esforço, pediu a Deus que lhe devolvesse a força, porinstantes. Foi, então, que Sansão, heroicamente, fez ruir os pilares, causandodestruição do templo e, consequentemente, a morte dos Filisteus, deDalila e do próprio Sansão.

A história de Sansão é contada no livro dos Juízes, a partir do capítulo 13 até o capítulo 16. Ele é famoso por causa da sua força, que perde quando o seu cabelo é cortado por Dalila. Mesmo privado de sua força, consegue vingar-se dos inimigos, destruindo-os, mas provocando também a própria morte.
Um estudo completo sobre Sansão é uma pretenção grande. Há vários aspectos que poderíamos explorar e aqui deixo o desafio a você. Aceno a eles e conto com sua vontade de aprender para continuar estudando.
O contexto: os Juízes
Na Bíblia temos diversas categorias de pessoas que marcam certas épocas históricas. Temos primeiro os patriarcas (Abraão, Isaac e Jacó), depois os condutores do povo pelo deserto (Moisés e Josúe), os profetas, os reis e também os Juízes, que são 12. Normalmente são divididos em dois grupos: 6 juízes "maiores" (Otoniel, Aod, Débora, Gedeão, Jefté, Sansão, Samuel) e 6 "menores" (Samgar, Tola, Jair, Abesã, Elom, Abdon). São personagens, cuja história é contada no Livro dos Juízes, que viveram no período que vai da tomada da terra prometida realizada por Josué até a chegada da monarquia, com Saul, contada em 1Samuel.
Os Filisteus
A história de Sansão está intimamente ligada aos filisteus, um povo que morava na terra prometida já antes que Israel chegasse, com Josué. Serão grandes inimigos do povo de Deus no decorrer da história de Israel e Deus sempre combate ao lado de Israel para derrotá-lo. É assim também com a história de Sansão: os filisteus ameaçam os israelitas e Deus manda Sansão para libertar o seu povo.
A vida de Sansão é um verdadeiro dilema, entre seguir o caminho de Deus e estar ao lado do modo de ser dos filisteus. Ele inclusive se casa com uma filisteia. Também o seu comportamento, muitas vezes é duvidoso, pois não respeita as leis de pureza dos judeus.
Nazireu
Na narração da história de Sansão, a sua força vem do voto que ele fez a Yahweh, do fato que ele é consagrado a Deus, um nazireu. Isso é evidente no fato que nunca teve os cabelos cortados.
A palavra nazireu vem do hebraico nezîr que quer dizer: separado ou ainda de alta linhagem. O significado religioso do termo refere-se a pessoa que faz um voto, consagrando-se ao Senhor. O voto é identificado por: não cortar os cabelos, incluindo também raspar a barba, não tomar qualquer bebida alcoólica, inclusive vinagre de vinho, suco de uvas e não comer frutas frescas ou secas, cf. Nm 6,2, e que não se aproximará de nenhuma pessoa morta enquanto o voto estiver sendo cumprido, cf. Nm 6,6. É um voto que pode ser temporário cf. Nm 6,4; e Nm 6,13, como pode ter sido o caso de Paulo ao ter seus cabelos cortados em At 18,18. Em Am 2,11 aparecem alguns nazireus, os quais são obrigados a beberem vinho. O voto do nazireu podia ser feito pelo homem como também pela mulher cf. Nm 6,2.
Morte de Sansão
O fim de Sansão é realmente grandioso: ele dá sua vida utilizando-se pela última vez da força que recebe de Deus, destruindo os inimigos do seu povo.

13 REVISAO

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





AULA BÍBLICA PRIMÁRIOS # 12 #   José  (HEROI)                            
                              Vamos ao ensino bíblico:
                       
O tema dessa Unidade é Personagens Biblicos
Aula JOSE DO EGITO
Texto: Gênesis 41:39
Objetivo da Unidade  CONHECER OS PERSONAGENS BIBLICOS
Objetivo TER FE, ORAR E ACREDITAR NA RESPOSTA DO SENHOR
Saber como Pedro foi liberto da prisão enquanto a Igreja orava por ele; ser estimulado a orar dia a dia, sabendo que Deus ouve e responde as orações.
Versículo: . “Uma vez que Deus lhe revelou todas essas coisas, não há ninguém tão criterioso e sábio como você”. Gênesis 41:39
Ideias para o ensino
Quem se lembra das duas histórias de heróis da Bíblia que já contamos? Isso mesmo, falamos sobre Ensino:

Faça um quadro das gerações dos heróis e deixe numa das paredes da sala.
 Hoje vamos contar a história de mais um herói da Bíblia: José.

                                   O Pastor de ovelhas
Ensino:

José era pastor de ovelhas com seus irmãos. O pai de José, que se chamava Jacó, teve doze filhos. Mas Jacó amava mais a José do que aos outros filhos. Então, Jacó fez um manto colorido para José, mas seus irmãos ficaram com ciúmes porque não ganharam um manto assim.

Depois, José teve um sonho e contou pra sua família: “Nós estávamos no campo e os feixes de trigo de vocês curvavam-se para o meu”.

Depois José teve outro sonho que também contou pra sua família: “O sol, a lua e onze estrelas estavam curvando-se para mim”. Seu pai perguntou: “Isso significa que nossa família irá se curvar para você um dia?” Os irmãos ficaram cada vez mais bravos com ele.
Certo dia, os irmãos de tão bravos e enciumados que estavam, resolveram jogar José dentro de um poço seco.

Mas em seguida vieram alguns comerciantes de escravos e os irmãos de José o venderam.

Os irmãos de José mentiram para seu pai e disseram que José havia sido morto por um animal selvagem. Mas Deus estava com José. Deus sempre cuida de nós porque nos ama.

O pai de José viu a capa suja de sangue e chorou muito porque acreditou que ele estava morto. Os irmãos de José enganaram o pai matando um bezerro e sujando de sangue a roupa de José.

Vocês estão vendo que a raiva e o ciúme quando guardados no coração levam ao pecado? Eles jogaram o irmão num poço seco, depois ainda o venderam para os comerciantes, repartiram o dinheiro entre eles, mataram um animal sem precisar e mentiram para o pai. O pecado separa a pessoa de Deus. Eles tiveram que viver com a consciência pesada por muito tempo. Se você tem raiva, ciúmes e briga com seus irmãos, peça perdão logo pra Deus. Só Deus é capaz de perdoar você e limpar seu coração do pecado.

José foi vendido pelos comerciantes no Egito. Ali trabalhou para um homem muito rico e depois foi preso, mesmo sem ter feito nada de errado. Mas mesmo na prisão, José confiou que Deus iria ajudá-lo. Que exemplo pra nós! José sofreu tanto e não se revoltou contra Deus em momento algum. Ele conhecia o Deus de Abrão, Isaque e de seu pai Jacó. Ele sabia que Deus sempre faz o melhor para seus filhos, mesmo quando não entendemos no momento.

José ficou na prisão confiando que Deus iria ajudá-lo. José fez amizade com alguns prisioneiros e até o guarda da prisão confiava em José, deixando que ele cuidasse dos presos. Um dia, um dos presos, o provador de vinho do Faraó teve um sonho. Ele disse “Eu estava colhendo uvas e espremendo dentro do copo de Faraó. Depois entreguei o copo em suas mãos. O que isso significa José”? Ele respondeu: “Você será provador de vinho para Faraó outra vez. Quando você estiver livre, não se esqueça de mim. Ajuda-me a sair da prisão também”. E realmente aconteceu o que José tinha falado. O provador de vinhos saiu da prisão e voltou a servir Faraó. Mas ele se esqueceu de José. Que prova! Dava pra desanimar! Mas José não desanimou, continuou confiando em Deus.

Mais tarde, Faraó teve dois sonhos estranhos. Ele queria que alguém explicasse os sonhos pra ele. Os sábios do palácio não conseguiram explicar. Então, o provador de vinhos lembrou-se de José e disse que conhecia uma pessoa que poderia explicar o sonho para Faraó.

E com a ajuda de Deus, José disse a Faraó o que o seu sonho significava. Faraó viu sete vacas gordas e sete vacas magras. As vacas magras comeram as vacas gordas e continuaram magras. Depois viu sete feixes de trigo grandes e sete feixes mirrados. Os mirrados engoliam os grandes e continuavam mirrados. José disse: os sonhos significam que nos próximos sete anos, colheremos bastante alimento. Depois, por mais sete anos, não colheremos comida suficiente porque não haverá chuva.

Vamos precisar estocar muito alimento nesses sete anos de fartura para que possamos suprir a fome que vem nos sete anos seguintes. Faraó precisa achar um homem sábio que faça isso.

Depois que José explicou os sonhos, Faraó disse: José, você é um homem muito sábio. Vou fazer de você governador do Egito. E José juntou muita comida para os tempos da fome que viria.

Nos sete anos de fome seus irmãos vieram para o Egito comprar comida das mãos de José, sem saber que era ele o governador do Egito e responsável por todo aquele alimento estocado.

O que será que aconteceu? Será que José conseguiria perdoar seus irmãos por toda tristeza e separação da família que passou?

Sim, José conhecia o Deus de seus pais de perto, confiava Nele, sabia que Deus sempre faria o melhor. Então, José abraçou seus irmãos e os perdoou.

Pediu que trouxessem seu pai para morar no Egito com toda a família porque a fome levaria alguns anos ainda para acabar. Que exemplo para ser seguido! Esse é o nosso herói bíblico de hoje. Vamos seguir o exemplo de José?

Então o pai de José e seus irmãos se lembraram daqueles sonhos de José. Seus irmãos se arrependeram de tudo aquilo que fizeram e viveram todos unidos.

Oração: Ore agradecendo a Deus pela Bíblia que nos ensina a viver e amar. Agradeça a Deus pela família, pelos irmãos e pelo cuidado de Deus por nós. Peça a ajuda de Deus para aprendermos com o exemplo de José..

Trabalho manual: forre com papel grosso as mesas ou uma parte do chão da sala para que as crianças desenhem juntas e pintem as cenas da história do nosso herói de hoje. Depois, faça um mural e deixe exposto num canto da sala.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário