1ª Sugestão: “Tenda Bíblica” – é uma exposição sobre a Bíblia.
Divida os adolescentes em grupos e distribua o que cada grupo irá expor sobre a Bíblia. Essa sugestão é para ser usada como meio de evangelismo, faça de preferência numa praça de seu bairro ou numa escola ou centro comunitário. Divulgue bem, distribuindo panfletos, anunciando em carro de som, com faixas etc.
Organize os assuntos, os temas, e os grupos, façam as pesquisas, selecionem os materiais e programem tudo com atenção e antecedência. Escolha um nome para a exposição, faça uma grande faixa na entrada antes de cada tenda, para as pessoas conhecerem o tema e do que se trata a exposição.
Duração: podem começar pela manhã e terminar à tarde ou começar a tarde e terminar à noite, como for melhor em sua região e de acordo com a programação que fizerem.
Se possível, seria bom todos os envolvidos terem uma camisa padrão, com o tema, para se destacarem e ficar mais fácil dos visitantes identificarem as pessoas que estão envolvidas no trabalho. Se não for possível uma camisa com o tema, podem fazer coletes com o nome do evento, cada equipe pode escolher uma cor.
Sugestões para as tendas:
-Tenda 1) A história da Bíblia;
-Tenda 2) A Bíblia em vários idiomas;
-Tenda 3) As divisões da Bíblia;
-Tenda 4) A mensagem principal da Bíblia;
-Tenda 5) Geografia Bíblica
-Tenda 6) O Velho testamento
-Tenda 7) O Novo testamento
-Tenda 8) - O que a Bíblia diz sobre... (essa é uma tenda de perguntas intrigantes que a Bíblia responde, por exemplo: sobre a morte, sobre o aborto, sobre pena de morte, sobre vícios, sobre o fim do mundo, sobre eutanásia etc)
-Tenda 9) Curiosidades Bíblicas
-etc.
Cada tenda tem o nome em destaque para chamar atenção de quem visita a exposição, as tendas devem conter ilustrações, visuais, objetos, desenhos etc. Ser bem atrativa...Tudo o que puder ilustrar o tema. A equipe responsável pela tenda ficará disponível para explicar sobre a temática da tenda aos visitantes que entrarem.
Podem conter um livro de visitas para as pessoas assinarem, assim você verá quantas pessoas visitaram a exposição, quantas conversões etc.
As tendas podem ficar em círculo, no centro montem um palco, onde estarão se apresentando durante a exposição:
- equipe de louvor (hinos evangelísticos e sobre a Bíblia);
- equipe de teatro (peças rápidas e criativas evangelísticas e sobre a Bíblia)
- telão com figuras sobre a Bíblia, versículos bíblicos e também para um momento passar um filme evangelístico durante o evento;
- no palco estarão todo o sistema de som, microfones e o que for preciso para o louvor e telão.
Providenciar folhetos para os visitantes receberem em cada tenda e monitores com mesas e cadeiras com Bíblias e prontos a explicarem alguma pergunta ou tiraram dúvidas sobre a Bíblia, assim como convidando as pessoas que passarem pelo local para visitarem as tendas.
Aqui está apenas uma sugestão, “um norte” para que você desenvolva e enriqueça, pode escolher outras temáticas para as tendas, fazer sorteios de bíblias, dinâmicas com as pessoas, interagindo com os presentes etc.
2ª Sugestão: “Gincana Bíblica”
Essa sugestão pode ser feita na igreja, em um sítio, numa casa com uma área bem grande, onde achar melhor, somente com os adolescentes de sua igreja ou convidar outras uniões de adolescentes para participar.
Duração: Se quiser pode ser apenas em um turno ou durante o dia todo, de acordo com a programação que fizer.
- escolha um livro da Bíblia para ser usado nas perguntas e atividades;
- selecione desafios bíblicos surpresa;
- separe um momento para uma reflexão sobre a importância de ler e estudar a Bíblia;
- instrua a equipe de louvor e de teatro para prepararem hinos e peças rápidas sobre a Bíblia e sua importância;
Algumas atividades:
1) “Contas Bíblicas”: selecione textos para que eles descubram o número e após descobrirem todos, somarem, se eles descobrirem os números corretos a conta bíblica terá o número certo.
Exemplo de uma conta bíblica:
Maior salmos da Bíblia _______ (põe o número correspondente, o 119, e assim por diante...)
Número de homens colocados na fornalha ardente ______
Número de pragas do Egito ________
Número de leprosos que agradeceram a Jesus _______
Número dos mandamentos dados a Moisés no Monte Sinai _________
___________________________________________________________ +
A soma é = _______________
2) "Continue a parábola": nessa atividade os grupos serão desafiados a continuar e concluir as parábolas que você começar (sem errar). Selecione um número de pessoas de cada um dos grupos para participarem, faça com um grupo por vez, sentem-se em círculo e você começa a parábola, o primeiro do circulo continua com uma frase e assim os demais, até concluírem a parábola. Ao final, o grupo deve dizer o ensinamento daquela parábola.
Exemplo: Vamos utilizar Mt 14:15-24 (A parábola da grande ceia)
Então você começa – Certo homem deu uma grande ceia e convidou a muitos...
O primeiro do grupo deve continuar com outra frase: Ex.: Ele mandou chamar os convidados...
O seguinte continua: Ei pessoal, venham tudo está pronto...
O próximo continua a parábola: mas, ninguém quis ir...
O seguinte continua... e assim até encerrar a parábola.
OBS 1.: Eles podem utilizar suas próprias palavras, mas não devem inventar histórias, posso contar a mesma parábola que Jesus contou sem precisar decorar exatamente as mesmas palavras do texto bíblico, mas devo contá-la corretamente, sem mudar o sentido, ok?
OBS 2 .: Ao invés de parábolas, você pode usar histórias bíblicas, um fato bíblico etc. Por exemplo: O centurião de Cafarnaum (Mt 7:1-10); A história de Rute e Noemi (Rt 1-4) etc.
3) “Salada Bíblica”: entregue a eles um envelope bem grande com várias tiras de papéis misturadas dentro, nelas podem conter ou versículos para montar ou fatos bíblicos resumidos, se forem fatos, ponha uns dois ou três , se for um fato longo, ponha apenas um. Se escolher usar versículos ao invés de fatos, ponha uns três ou quatro. Atenção: Ou ponha fatos ou ponha versículos, um ou outro.
Como fazer: digite o(s) fato(s) bíblico(s) ou versículos em uma folha com uma fonte grande, tipo Arial 16 ou 18. Depois, recorte em versículos (se for um fato) ou de duas em duas linhas se forem versículos, misture bem com outro(s) fato(s) bíblico(s) ou versículos e ponha num envelope ou caixa.
Entregue para cada um dos grupos o seu envelope para montar.
Dê um tempo, dependendo do tamanho e quantidade de fatos ou versículos que você pôs no envelope, tipo 1 ou 2 minutos, o grupo que terminar primeiro antes de findar o tempo pode dar sinal que terminou, e leva o ponto. Veja o exemplo abaixo:
Recortados, os versículos, misture-os, pondo fora de ordem no envelope com outros fatos misturados.
Se forem versículos, faça a mesma coisa, só que o corte será em linhas, no mínimo em duas linhas.
Alguns desafios bíblicos (surpresa):
1) O grupo deve escolher um componente para recitar, em ordem, todos os livros da Bíblia;
2) Quem consegue recitar todos os livros da Bíblia de trás para frente (de Apocalipse a Gênesis)
3) O maior versículo da Bíblia é ?
4) O menor versículo da Bíblia é?
5) Recitar um salmos inteiro decorado
6) Completar uma genealogia
7) Ponha os livros numa lista grande em forma de cartaz ou numa folha para cada grupo – eles devem por os autores de cada livro da Bíblia
8) O maior capítulo da Bíblia é?
9) O menor capítulo da Bíblia é?
10) Classificar os livros da Bíblia
etc.
3ª Sugestão: “Divulgando a Bíblia”
Você já viu umas pessoas entregando panfletos e pondo faixas grandes assim que fecha um sinal de trânsito? Por que não fazer isso divulgando a Bíblia?
Essa sugestão é para evangelismo. Organize os adolescentes e oriente-os bem. Dependendo do número de adolescentes, escolha um grupo para cada sinal ou semáforo, separe dois com apitos para chamarem a atenção para o tempo, alguns minutos antes de fechar o sinal eles apitam avisando para o pessoal sair (para isso devem saber com precisão o tempo em que o sinal fica aberto)
- Alguns com faixas com versículos aos lados e, de frente para os carros, uma faixa falando sobre o dia da Bíblia e sua importância, assim que fechar os sinal, e apenas quando todos os carros pararem, eles se posicionam;
- Outros distribuindo panfletos ou folhetos bíblicos para cada pessoa nos carros;
- Use de criatividade e alegria para divulgar a Bíblia para as pessoas, sua importância e mensagem.
OBS.: Caso não tenha experiência nesse tipo de estratégia e tenha receio, ao invés de fazer nos sinais de trânsito, faça em uma rua do centro de sua cidade que é bem movimentada, como no centro comercial.
OBS.: Caso não tenha experiência nesse tipo de estratégia e tenha receio, ao invés de fazer nos sinais de trânsito, faça em uma rua do centro de sua cidade que é bem movimentada, como no centro comercial.
ATENÇÃO: Sempre se informe da necessidade de pedir autorização ou apenas informar a autoridade competente quando for fazer qualquer atividade em praças e ruas.
Temos o direito de se expressar e utilizarmos locais públicos, mas devemos comunicar com antecedência, para evitar choques com outras atividades e também para solicitarmos ajuda policial presente no evento.
Procure ver todos os detalhes e sempre em comunicação e acordo com permissão do pastor de sua igreja e dos pais dos adolescentes. Seja precavido (a) sempre e claro, sempre planejar bem e com antecedência e, orar bastante pelo que for realizar.
¹ NOTAS SOBRE O DIA DA BÍBLIA:
História do Dia da Bíblia Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI.
O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia.
No Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários evangélicos.
Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP).
. Em seu artigo 1º diz: "Fica instituído o Dia da Bíblia, a ser celebrado no segundo domingo do mês de dezembro de cada ano, em todo o território nacional."
Fiz para o jogral Bíblia triste
Nenhum comentário:
Postar um comentário