Namoro do Cristão Adolescente
Em nome da “liberdade e do amor”, moças e rapazes começaram a desenvolver em seus relacionamentos vínculos afetivos descompromissados onde o chique é “ficar” com alguém. Na verdade, “ficar” com alguma pessoa se caracterizava pela ausência de compromisso, de limites e regras claramente estabelecidos. Tem também o comportamento que tem marcado nossos adolescentes, a “pegação”. Na pegação o que vale é “pegar” várias pessoas na mesma noite, sem que, contudo, isto implique em “ficar” com uma pessoa somente.
Existem alguns adolescentes que testemunham efusivamente sobre a grande quantidade de beijos na boca dados e recebidos numa festa. Para estes é a quantidade de beijos na boca que indica se a balada foi boa ou não. Muitos jovens e adolescentes desta geração estão sofrendo daquilo que chamam de “síndrome de “beija Flor”, cujo objetivo é voar de “flor em flor” em busca do néctar do beijo. Diante do quadro que se apresenta, torna-se importante que entendamos que ao beijar várias pessoas, dentre estas, muitas desconhecidas, o adolescente corre o risco de adquirir várias doenças.
Uma dessas doenças, a mononucleose, recebeu como nome popular “doença do beijo”. A Mononucleose é causada pelo vírus Epstein-Barr (VEB) e, depois de um período de incubação de 30 a 45 dias, a pessoa pode permanecer com vírus para sempre no organismo. Mononucleose pode ser uma doença assintomática, ou apresentar sintomas que incluem: fadiga, dor de garganta, tosse, inchaço dos gânglios, perda de apetite, inflamação do fígado e hipertrofia do baço.
As “ficações” e “pegações” contribuem para o adoecimento da alma de nossos adolescentes. Entendemos, que tudo tem o seu tempo, cabe a nós não nos deixarmos moldar pelos valores deste sistema, antes pelo contrário, somos chamados a uma vida onde a liberdade e a responsabilidade transformam em marcas de uma geração comprometida com Deus e consigo mesma. Existe um tempo determinado por Deus para desfrutarmos de carinhos, afagos, abraços e beijos de alguém.
A pergunta que não se cala, e o FICAR? Certo ou errado? Pode ou não? A resposta é simples, é errado sim.
Não tem essa de ficar, ou namora ou não, essa historia de ficar esta sendo uma arma na mão do inimigo para tirar muitos adolescentes da comunhão com DEUS. Quando se fica sem compromisso você rompe o propósito da criação. Se não fosse assim Deus não teria instituído o casamento.
O Namoro Cristão
Este é um ponto básico que pode trazer experiências boas ou não para a vida dos jovens, algo que se pergunta bastante é como se iniciar um namoro. Primeiramente vamos para amizade, todo adolescente e jovem e todo ser humano gosta de amizades, pode começar a observar que um amigo que esta próximo se destaca mais que os demais. Claro que nem sempre isso é regra, mas quando se esta afim de alguém, o ideal é ser amigo desta pessoa. O namorado que você escolher deve fazer parte do seu circulo de amizade. Depois vamos orar para começar, o que começa errado termina errado, e o correto é orar antes de iniciar um período de namoro e pedir a Deus que de sinais.
O importante é que você escolha a pessoa certa e de início a uma caminhada em que você decidirá se vai casar ou não. Como ter um bom período de namoro? Você já ouviu falar em reciprocidade? Respondo dizendo a mais básica lei da física: toda ação tem uma reação! O segredo do relacionamento duradouro é compromisso e respeito. O único adiante que o cristão da no namoro é o casamento, fora disse, como contato físico, por exemplo, não.
A Conduta de um Casal de Namorados
Como se portar? Como ter sucesso? A carne é fraca porem pecado não é vitamina, lembre disto. Alguns jovens quando começam a namorar se isola dos amigos, aviso, não se enganem, a brasa longe do fogo apaga. Façam atividades sadias, não fiquem longe dos outros. O diabo não brinca nem dorme, ele estará tentado fazer você cair a todo instante.
A Bíblia diz:
1 Tessalonicenses 4 vers. 3-8;
3 Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição;
4 Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra;
5 Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.
6 Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o SENHOR é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos.
7 Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.
8 Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário