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quarta-feira, 4 de junho de 2014

A preparação do ambiente é necessária?
A preparação do ambiente é muito importante. Se o contador está numa sala de aula, deve fazer algo que mostre que naquele momento será contada uma história, chamando assim a atenção dos ouvintes para o momento. Como? Usando um objeto sobre a mesa ou um lenço jogado no ombro etc. O contador deve se prevenir contra ruídos e interrupções. Enfim, encontrar uma posição agradável.

Quais são os elementos necessários para se contar uma história?
Os seguintes elementos são fundamentais na contação de histórias:
• Emoção – O contador deve gostar do que faz e do que vai contar; deve antes navegar na história para depois transmiti-la.
• Expressão – é muito importante, o olhar deve transmitir o que está sendo falado, daí a importância de olhar para todos os ouvintes. Você pode se expressar durante a história com música, barulhos de objetos, com o corpo, tudo que deixe a história mais atrativa, mas sem exageros.
• Improvisação – Caso o contador se esqueça de uma parte da história, deve encontrar um modo de continuá-la, por isso a importância de saber o esqueleto da história e não decorá-la.
• Espontaneidade – O conhecimento da história oferece ao contador segurança, naturalidade, desibinição e espontaneidade para a contação.
• Credibilidade – O contador não deve denunciar o seu erro.
• Voz – é um elemento dramático e essencial; é o instrumento de trabalho do contador. Por isso deve observar o seguinte:
1. Altura – muito bem calculada para caracterizar os personagens.
2. Volume – é a variação entre forte e fraco, mostrando as emoções dos personagens.
3. Ritmo – é a variação de velocidade.
4. Pausa – é o silêncio no meio da fala, para dar o clima de suspense, mas não pode comprometer o significado das frases.
Procurar usar palavras de fácil compreensão para o público ouvinte.
Quais as formas para se apresentar uma história?
• Simples narrativa – É a mais fascinante de todas as formas, a mais antiga, tradicional e autêntica expressão do contador de histórias.
• Histórias narradas com auxílio do livro - Narrar com o livro, não ler a história. O narrador deve saber a história e vai contando com suas palavras. O livro fica aberto voltado par as crianças, à altura de seus olhos. As páginas são viradas vagarosamente para que elas possam ver as gravuras
• Com gravuras - Através delas as crianças observam detalhes que contribuem para a organização dos pensamentos e de criação.
• Com fantoches - É um convite a imaginação da criança, do jovem e do adulto. Pode-se também ensinar a criar fantoches e através dele contar cada um a sua história.
• Flanelógrafo - O personagem entra e sai de cena.
• Painéis, recortes, carimbos ou dobraduras
O recurso utilizado irá depender do número de ouvintes e do espaço físico que está disponível. Para cada situação um recurso que melhor se encaixe com o público ouvinte.
Quais atividades podem ser desenvolvidas 
a partir da história?
• Dramatização: após o término da história, reúna as crianças para juntos encenarem o que acabaram de ouvir.
• Trabalhos manuais: Recortes, dobraduras, colagem, pintura, atividades manuais que lembrem o que foi contado.
• Brincadeiras, jogos e atividades que complementem o ensino passado.
• Estrutura – deve seguir estas quatro fases:
1. Introdução.
2. Desenvolvimento.
3. Clímax.
4. Conclusão.

PARTES DA HISTÓRIA BÍBLICA
Introdução
·         É o melhor lugar para prender o interesse da classe e o pior para perdê-lo
·         É a oportunidade de prender os pensamentos e envolver a criança totalmente na história
·         Deve ser breve, interessante e relacionada com a história bíblica.
Tipos de introduções:
a.      Perguntas ou revisão
b.      Ilustração emocionante
c.       Entrada direta da lição
·         Planeje a introdução depois de fazer o esboço da história

Andamento dos acontecimentos
·         Uma lista dos acontecimentos importantes que se desenrolam numa seqüência ordenada
·         Deve ser tirada da Bíblia

Clímax/Resultado
·         O ponto alto da história onde a conclusão é clara
·         O lugar onde o problema é resolvido
·         Nunca deve ser revelado no começo da história

Conclusão
·         Conclui a história
·         Deve ser breve porque a atenção das crianças se perde rapidamente depois do clímax


                                                                                                          Clímax
                                                                                                                                                                                                                                                                                                           Conclusão
Andamento dos Acontecimentos
                                  

Introdução




COMO RELACIONAR A HISTÓRIA BÍBLICA À VIDA DA CRIANÇA

DEFINIÇÃO DE UMA LIGAÇÃO
Uma ligação é uma frase ou sentença usada para fazer uma transição natural de uma parte da lição para outra ou para a vida da criança, mantendo a continuidade da narração da história. Não perca o fio da meada!

COMO USAR UMA LIGAÇÃO
*   Ligando a introdução com a história Bíblica
*  Ligando a história Bíblica com uma verdade da mensagem da salvação ou com uma aplicação à vida da criança salva. Depois de ensinar uma verdade, o professor volta ao mesmo ponto da história onde começou a aplicação, usando as mesmas palavras.
*  Ligando a conclusão da história Bíblica com o apelo

A LIGAÇÃO PODE SER:

*   Uma pergunta
Fato histórico: Deus amou Zaqueu...
Ligação: Você acha que Deus nos ama?
Criança: Sim! Ele ama muito a você e a mim...

*   Uma exclamação
Fato histórico: Naamã era leproso
Ligação: Que horrível!
Criança: Mas você e eu temos algo pior... É o nosso pecado

*   Uma declaração
Fato histórico: Adão e Eva desobedeceram a Deus. Eles pecaram
Ligação: A partir disso, todas as pessoas que nasceram neste mundo já nasceram pecadoras.
Criança: Você e eu somos pecadores

*   Uma comparação
Fato histórico: Saulo era pecador
Ligação: Nós também somos pecadores
Criança: Você e eu somos pecadores

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