Translate

sábado, 25 de março de 2017

Dinâmicas, Gincanas e Jogos

Amar ao Próximo

Tema: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.Duração: 20 a 30 minutos Público: adolescentes; mínimo 6 participantes.
Material: lápis e papel

Divida a turma em grupos ou times opostos.
Sugira preparar uma gincana ou concurso, em que cada grupo vai pensar em 5 perguntas e 1 tarefa para o outro grupo executar.

Deixe cerca de 15 minutos, para que cada grupo prepare as perguntas e tarefas para o outro grupo.Após este tempo, veja se todos terminaram e diga que na verdade, as tarefas e perguntas serão executadas pelo mesmo grupo que as preparou.

Observe as reações. Peça que formem um círculo e proponha que conversem sobre: Se você soubesse que o seu próprio grupo responderia às perguntas, as teria feito mais fáceis? E a tarefa? Vocês dedicaram tempo a escolher a mais difícil de realizar? Como isso se parece ou difere do mandamento de Jesus? "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo", MT 23.39
Como nos comportamos no nosso dia a dia? Queremos que os outros executem as tarefas difíceis ou procuramos ajudá-los?
Encerre com uma oração.


Garrafa dos elogios
Lúcia (Assembléia), PE, 2002.

Tema: "a boa palavra o alegra" Pv 12.24b.
Duração: 10min.Público: adolescentes, mínimo 5 pessoas.
Material: Uma garrafa vazia (pode ser de refrigerante).

O grupo deve sentar, formando um círculo. O coordenador coloca a garrafa deitada no chão no centro da sala e a faz girar rapidamente, quando ela parar estará apontando o gargalo para alguém.

O coordenador dirá uma palavra de encorajamento, estímulo ou elogio à essa pessoa. A pessoa indicada pela garrafa terá então a tarefa de girá-la e falar palavras de encorajamento para quem ela apontar e assim sucessivamente.

Textos para trabalhar após este exercício: 1 Pe 4:10,11; Ef 4:29,30; Pv 12:25.

Caminhando entre Obstáculos
Lúcia, ?, 2002

Tema: Deus "não permitirá que sejais tentados além das vossas forças". (FÉ)
Duração: 15min.Público: adolescentes, mínimo 4 pessoas.
Material: garrafas, latas, cadeiras ou qualquer outro objeto que sirva de obstáculo, e lenços que sirvam como vendas para os olhos.

Os obstáculos devem ser distribuídos pela sala. As pessoas devem caminhar lentamente entre os obstáculos sem a venda, com a finalidade de gravar o local em que eles se encontram.As pessoas deverão colocar as vendas nos olhos de forma que não consigam ver e permanecer paradas até que lhes seja dado um sinal para iniciar a caminhada.

O coordenador, com auxilio de uma ou duas pessoas, imediatamente e sem barulho, tira todos os obstáculos da sala.O coordenador insistirá em que o grupo tenha bastante cuidado, em seguida pedirá para que caminhem mais rápido. Após um tempo o coordenador pedirá para que todos tirem as vendas, observando que não existem mais obstáculos.

Discutir as dificuldades e obstáculos que encontramos no mundo, ressaltando porém que não devemos temer, pois quem está com Cristo tem auxílio para vencer.Texto sugerido: I Coríntios 10:12-13.

Versículo Embaralhado
Tarefas enviadas pelos visitantes do site. 2002.

Escolha um versículo da Bíblia, quanto mais "desconhecido" mais difícil a tarefa.
Escreva o versículo numa folha em branco e recorte as palavras (procure fazer cortes retos e iguais para tornar ainda mais difícil).

Coloque as palavras misturadas num envelope e dê um a cada grupo para que montem o versículo (o mesmo versículo para todos os grupos para ser justo). Decida se irá permitir aos grupos consultar a Bíblia.

O grupo que acabar primeiro e apresentar o versículo correto ganhará os pontos.

Sugestão de versículo: "alegra-te, mancebo, na tua mocidade e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade e anda pelos caminhos do teu coração... sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo." (Eclesiastes 11:9)

Caça Objeto 
Tarefas enviadas pelos visitantes do site. 2002. 

Selecione objetos fáceis de encontrar no local onde será realizada a gincana e usando uma chave bíblica, escolha um versículo onde aquele objeto aparece, por exemplo:Gênesis 11. 3: (TIJOLO); Juizes 19. 5 (PÃO); Lucas 14. 34 (SAL); Provérbios 6. 6 (FORMIGA); Mateus 16. 19 (CHAVE); Jó 6. 6 (OVO); I Timóteo. 6. 10 (DINHEIRO); Atos 1. 5 (ÁGUA); Ester 8. 2 (ANEL); Mateus 3. 4 (CINTO); Gênesis 1. 1 (TERRA); Hebreus 12. 15 (RAIZ); Gênesis 14. 23 (SANDÁLIA); Neemias 2. 3 (FOGO).

Avise ao pessoal da cozinha sobre os objetos que serão procurados lá e organize para que esta tarefa aconteça num horário calmo para as cozinheiras.

Opção1: Divida a turma em times. Faça uma fila com cada time, assim, somente o primeiro da fila irá procurar o objeto, até que todos tenham chance de participar.Leia o versículo dando ênfase à palavra/objeto a ser procurado. Ganha pontos para o seu time o primeiro que retornar com o objeto pedido; você pode dar pontos também para os demais que conseguirem o objeto até um determinado tempo.Use um apito para avisar que o objeto já foi achado ou que o tempo terminou.

Opção 2: Divida a turma em times; dê uma lista de versículos e determine um tempo total. Ao final deste tempo use o apito para chamar os participantes e dê pontos para os objetos trazidos. Ganha o time que tiver mais objetos.

Desvende o Enigma
Tarefas enviadas pelos visitantes do site. 2002.

Cada grupo recebe uma folha com uma frase incompleta e as pistas. O grupo que primeiro completar a tarefa corretamente, ganha os pontos. Os demais grupos que completarem a tarefa corretamente, num tempo máximo pré-estabelecido, podem ganhar metade dos pontos que vale esta tarefa.A Bíblia usada ao compor as pistas foi a Tradução de Ferreira Almeida Revista e Corrigida.

A frase a ser encontrada é: "A luz deve resplandecer, o sal não pode ser insosso, não devemos pertencer ao mundo, mas estar no mundo para mostrar o grande amor de Deus aos cativos".
Apresente a frase assim: "_____ _____ _____ _____ , o _____ não pode ser _____ , _____ devemos _____ ao _____ , _____ _____ no _____ , _____ _____ o _____ _____ de _____ aos _____ . "

Pistas: (estão na mesma ordem das palavras da frase; para complicar, você pode ainda mudar a ordem).

1. Artigo definido feminino.
2. Que tinham os filhos de Israel em suas habitações (êxodo 10).
3. Se alguém manda, o outro _________ obedecer (o verbo que entra aqui é o mesmo que cabe na frase...)
4. Em II Coríntios 4,6 um verbo se repete por duas vezes. Passe este verbo para o infinitivo.
5. Hipertensos não podem comer o composto químico que resulta da ação entre um ácido sobre uma base.
6. Sinônimo de insípido.
7. Monossílabo encontrado depois do ponto e vírgula do versículo de Naum 3.1
8. Símbolo matemático que relaciona elementos com conjunto, no modo infinitivo.
9. O que é de Deus, juntamente com sua plenitude descida nos salmos 50.
10. No salmo 15, qual é a 59ª palavra? (palavras com hífen contam como uma só).
11. I Coríntios 10.12, Tiago 5.9 e Apocalipse 3.20 tem um verbo em comum. Coloque-o no infinitivo.
12. Deus amou algo de tal maneira... Mas em Tiago 4.4 ele pede para não ter amizade ao que ele amou, porque o Reino de Deus não pertence ao que ele amou, como está no livro de João 18.36.
13. Em Josué 18.21-28 é citada uma cidade de Benjamim, que tirando o acento (mudando a sílaba tônica) forma a palavra que estamos procurando. Obs. Existe um local no Brasil com o mesmo nome da cidade de Benjamim.
14. As ações que Deus fez em comum nos versículos Deuteronômio 34.1 e Apoclipse 22.1 no modo infinitivo.
15. Em Mateus 15. 21-28 Jesus usa um adjetivo para qualificar a fé de uma mulher. Que adjetivo é esse?
16. Segundo I João 4.16, Deus é ___?
17. Quem é este ser? Infinito, supremo, criador e conservador do universo... nosso Pai..

Preparar, Apontar, Fogo!
Tarefas enviadas pelos visitantes do site. 2002.

Faça uma fila com cada um dos grupos, o primeiro da fila de cada grupo tem uma Bíblia na mão.

O dirigente diz "Preparar!"; os participantes devem então bater a Bíblia no peito e levantá-la acima do ombro.O dirigente diz "Apontar!" e um fala um versículo (pode ser só o texto se for um versículo conhecido, ou o "endereço")Quando o dirigente disser "Fogo!", os participantes podem abrir a Bíblia e procurar o versículo.

Aquele que achar o versículo primeiro (decida se devem mostrar a Bíblia aberta na página certa ou ler o texto completo) ganha os pontos para o grupo. Passa-se então cada Bíblia para o segundo da fila do seu grupo e aquele que já participou vai para o final da fila.

Memorizar Versículos
LB, RJ, 2000. Fontes variadas.

Tema: memorização.
Duração: 5 minutos cada.Público: crianças, 3 pessoas.
Material: veja cada sugestão.

Jogo do Eco

O professor diz o verso; a turma toda ecoa. O professor então deve dizer alguma característica, por exemplo: olhos azuis; os meninos; cabelos castanhos; e em seguida somente as crianças que tem a característica mencionada devem ecoar o versículo.

Com Bola


Forme um círculo com as crianças e deixe que joguem uma bola entre si; ao comando do professor, devem parar o jogo e aquela que estiver com a bola deve dizer o versículo (pode-se estipular que a criança que está de cada lado da que tem a bola deve dizer o verso também).

Esconde-esconde


Escreva cada palavra do verso em um pedaço de papel ou outro objeto. Divida a turma em 2 grupos. Um grupo esconde as palavras e o outro deve encontrá-las e arrumar o versículo. Para dificultar você pode acrescentar algumas peças com palavras que não fazem parte do versículo daquele dia.

Com fantoches

Um fantoche deve dizer o verso com alguns erros e perguntar as crianças "Acertei?". As crianças o corrigem e dizem o verso correto; o fantoche tenta novamente e erra em outro trecho; sendo novamente corrigido. Repita algumas vezes, mas pare antes que as crianças enjoem da brincadeira.

Seu mestre mandou...

Seu mestre mandou: falar o versículo enquanto pula; falar o versículo segurando a ponta do nariz; com a mão no joelho; fazendo caretas; etc..

Casas numeradas

Desenhe com giz, uma "casa" no chão para cada criança; numere de 1 a 6, mesmo que os números se repitam. Toque uma música e enquanto isso as crianças devem passear ou dançar. Ao parar cada criança deve ocupar uma casa (não pode ter mais de uma criança em cada casa). Peça a uma delas que jogue um dado (você pode fazer um bem grande com uma caixa de papelão ou pedaço de espuma firme) e as crianças que estiverem na casa com o mesmo número do sorteado devem falar o versículo.

Apague uma palavra

Escreva o versículo todo no quadro. Leia com as crianças o versículo todo. Apague uma palavra, leia novamente, apague outra palavra, e assim sucessivamente até apagar tudo. Você pode pedir que as crianças venham ao quadro para apagar ou apagar mais de uma palavra de cada vez de acordo com a dificuldade do verso.

Variação - apagar letras

Escreva o versículo todo no quadro. Leia com as crianças o versículo todo. Peça as crianças que escolham uma letra e apague-a de todas as palavras onde ela aparece.

Créditos: http://www.bernerartes.com.br/ideiasedicas/dinamicas/amaraoproximo
.htm
Créditos imagem: http://www.flickr.com/photos/taty_amaral/3595394835/

quinta-feira, 2 de março de 2017

Festa das Frutas

Versículo: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”. (Gl 5.22)


Este tema é bem prático e produzirá o crescimento espiritual das crianças da igreja. Serão servidos, saladas de frutas, 

Textos adicionais: Gálatas 5:19-23; Efésios 2:1; João 15:1-11.

Material Necessário

1 pacote de balas de goma (de uma única cor)
Fita dupla-face (incolor) ou agulha e linha
Algumas batatas de tamanho médio (ou argila úmida para modelagem)
1 figura de Jesus (cabeça e ombros)
3 ramos de árvores
(1 ramo seco de galho de árvore com algumas folhas secas de 17 cm e 2 ramos de árvores com folhas verdes, com mais ou menos 25 cm.)

Modo de Preparar

Corte a batata pela metade, no sentido do comprimento (ou divida a argila em duas partes). Fixe o galho na batata (ou argila) para que a “árvore” fique em pé. Monte três árvores. Depois de montadas, cada árvore deverá ser escondida em uma caixa para que sejam mostradas apenas quando a respectiva mensagem for apresentada.

Caixa Nº 1 - Uma árvore com algumas folhas secas.
Caixa Nº 2 - Uma árvore normal com algumas folhas verdes.
Caixa Nº 3 - Uma árvore bem coberta de folhas verdes (onde serão colocadas as balas de goma presas aos galhos).
NOTA: 
Com antecedência, fixe pedaços de fita adesiva dupla-face por toda a árvore, onde serão coladas as balas de goma. Se a bala for grande, reforce a quantidade de fita adesiva para dar a sustentação necessária à bala. Outra sugestão é passar cada bala por uma agulha com linha; amarre as pontas da linha na bala e deixe no tamanho certo para pendurá-la bem junto aos galhos.
Mensagem
Primeira Árvore
(Coloque a árvore seca sobre a mesa, diante dos presentes. Mantenha as outras duas árvores ocultas.)
Esta árvore representa uma pessoa que não tem Jesus no coração. Veja como se parece com galhos secos. Efésios 2:1 e Gálatas 5:19, 20 descrevem a vida de uma pessoa assim (ler as passagens enquanto mostra as folhas secas, apresentando que tipo de atitudes mantém tal pessoa: ódio, brigas, mentira, inveja, etc.). A seguir, oculte essa árvore.
Segunda Árvore
(Mostre a árvore com folhas verdes.) Esta árvore representa uma pessoa cristã. Veja como tem folhas verdes! Quando a árvore tem este aspecto, é sinal de que está viva. Essa pessoa foi purificada de seus velhos pecados – ira, inveja, etc. (aponte para a árvore), mas não vemos frutos nela. Oculte essa árvore também.
Terceira Árvore
(Mostre a árvore com os galhos e com muitas folhas, mas sem as balas de goma ainda.) Vejam! Nesta árvore há uma diferença! (Cole – ou amarre – uma bala em um dos galhos.) Este cristão está dando frutos porque permanece perto do Pai celestial (mencione João 15). (À medida que os frutos estiverem sendo colocados na árvore, mencione que uma pessoa assim produz o verdadeiro fruto do Espírito, com todas as qualidades descritas em Gálatas 5:22, 23.
NOTA: 
para deixar a árvore repleta de “frutos”, você pode colocar várias balas enquanto apresenta cada fruto.
1. Amor – Ele ama a Cristo e a seus semelhantes.
2. Alegria – Contagia outros com a sua alegria e dá testemunho da alegria que sente por ser um cristão.
3. Paz – Ele confia em Deus e entrega suas preocupações a Ele. Quando sente medo, refugia-se em Deus e em Cristo.
4. Longanimidade – Quando outras pessoas ficam iradas com ele ou se opõem ao que ele diz, ele não se irrita nem se enfurece.
5. Benignidade – Ele nunca é rude ou descortês – é bondoso para com todos.
6. Bondade – Ele está sempre disposto a ajudar os outros.
7. Fé – Crê que Cristo pode salvá-lo. Ora, lê a Bíblia e deposita sua confiança em Cristo.
8. Mansidão – Possui domínio próprio porque entregou o controle de sua vida a Cristo.
9. Temperança – Procura comer, beber de acordo com os princípios bíblicos e age equilibradamente em tudo o que faz. Nunca participa de nada que lhe é prejudicial.
Coloque a figura de Jesus no topo da árvore (se necessário, cole-a com antecedência sobre um papelão para não dobrar). Este é o tipo de cristão que devemos ser – aquele que dá frutos e que permite que Cristo seja visto em sua vida.
REFLEXÃO PARA CRIANÇAS
Uma criança que ama Jesus é aquela que conta aos amiguinhos tudo o que sabe sobre Ele, não somente através das suas palavras, mas através das suas brincadeiras, dos seus gestos e atos de bondade. Que tipo de criança é você? Com qual árvore você se parece? Com a árvore seca? Com a que só faz sombra? Ou com a que faz sombra, dá frutos e alimenta?
APELO
Quantos querem ser uma árvore bem bonita? Só Jesus pode nos ajudar a sermos esta bela árvore que dá muitos frutos - aquelas qualidades a que a Bíblia dá o nome de “Fruto do Espírito
Dinâmicas /Frutos do Espírito 
1.AmorDinâmica do Amor
Objetivo: Moral: Devemos desejar aos outros o que queremos para nós mesmos.
Procedimento:
Para início de ano Ler o texto ou contar a história do "Coração partido" - Certo homem estava para ganhar o concurso do coração mais bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem nenhum estrago. Até que apareceu um velho e disse que seu coração era o mais bonito pois nele havia. Houve vários comentários do tipo: "Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?" O bom velhinho, então explicou que por isso mesmo seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, as pessoas que ele amou e que o amaram. Finalmente todos concordaram, o coração do moço, apesar de lisinho, não tinha a experiência do velho." Após contar o texto distribuir um recorte de coração (chamex dobrado ao meio e cortado em forma de coração), revistas, cola e tesoura. Os participantes deverão procurar figuras que poderiam estar dentro do coração de cada um. Fazer a colagem e apresentar ao grupo. Depois cada um vai receber um coração menor e será instruido que dentro dele deverá escrever o que quer para o seu coração. Ou o que quer que seu co- ração esteja cheio.. O meu coração está cheio de... No final o instrutor deverá conduzir o grupo a trocar os corações, entregar o seu coração a outro. Fazer a troca de cartões com uma música apropriada, tipo: Coração de Estudante, Canção da América ou outra.

2.Alegria
Presente da alegria Objetivo: Promover um clima de confiança pessoal, de valorização pessoal e um estímulo positivo, no meio do grupo; dar e receber um "feedback" positivo num ambiente grupal.

Materil: lápis e papel;
Descrição: O coordenador forma subgrupos e fornece papel para cada participante;
A seguir, o coordenador fará uma exposição, como segue: "muitas vezes apreciamos mais um presente pequeno do que um grande. Muitas vezes ficamos preocupados por não sermos capazes de realizar coisas grandes e negligenciamos de fazer coisas menores, embora de grande significado. Na experiência que segue, seremos capazes de dar um pequeno presente de alegria para cada membro do grupo";
Prosseguindo, o coordenador convida os membros dos subgrupos para que escrevam uma mensagem para cada membro do subgrupo. A mensagem visa provocar em cada pessoa sentimentos positivos em relação a si mesmo;
O coordenador apresenta sugestões, procurando induzir a todos a mensagem para cada membro do subgrupo, mesmo para aquelas pessoas pelas quais não sintam grande simpatia.
Na mensagem dirá:
1. Procure ser específico, dizendo, por exemplo: "gosto do seu modo de rir toda vez que você se dirige a uma pessoa", em vez de: "eu gosto de sua atitude", que é mais geral;
2. Procure escrever uma mensagem especial que se enquadre bem na pessoa, em vez de um comentário que se aplique a várias pessoas;
3. Inclua todos, embora não conheça suficientemente bem. Procure algo de positivo em todos;
4. Procure dizer a cada um o que observou dentro do grupo, seus pontos altos, seus sucessos, e faça a colocação sempre na primeira pessoa, assim: "eu gosto" ou "eu sinto";
5. Diga ao outro o que encontra nele que faz você ser mais feliz;
Os participantes poderão, caso queiram, assinar a mensagem;
Escritas às mensagens, serão elas dobradas e colocadas numa caixa para ser recolhidas, a seguir, com os nomes dos endereçados no lado de fora.


3.Paz

Dinâmica: "do chega mais" Objetivo: O objetivo dessa dinâmica é a aproximação com as pessoas, conquistar confiança , a paz e principalmente o respeito.
Material: Espaço físico amplo, cd, aparelho de som.
Procedimento: Os participantes deverão andar soltos pela sala ou espaço, ouvindo uma música. Haverá uma pessoa comandando, e quando a música pára, pede para o participante procurar um parceiro que esteja usando uma peça de roupa com a cor parecida com a sua, ou usando algum acessório parecido com o seu. Pede para os pares se cumprimentarem com o aperto de mão. Depois, volta a música, andam, pára a musica e sugira outra coisa: quem nasceu em mês par procure um parceiro que nasceu em mês par, impar com impar, assim vai. As mãos deverão estar para trás. Batem bumbum com bumbum. Fazer esta atividade sempre uma parte diferente do corpo sem repetir, e sem repetir parceiros. Quando chegar na última rodada, cumprimentar pelo nariz.
 
4.Longanimidade-
 No grego, essa palavra significa basicamente, paciência, resistência, constância, firmeza e recusa em vingar a injustiça. É a qualidade dada por Deus que faz o homem ser paciente até na provação.
Objetivos: Mostrar o quanto dependemos uns dos outros e o quanto podemos contribuir para o crescimento do nosso irmão.
MÚSICA: da preferência do grupo.
MENSAGEM: Os indiferentes, depende de você.
Descrição:
1. O animador pede para o grupo forma duplas.E ainda pede que um dos componentes da dupla fecha os olhos e passa a andar guiado pelo outro durante dois minutos.
2. Não é permitido abrir os olhos e nem tocar no companheiro, tão somente o som da voz .do outro o guiará.
3. Logo em seguida trocam-se os papéis e o que antes era o guia, passa ser o guiado.
4. Depois de terminada esta dinâmica, todos se reúnem para um momento de compartilhar, onde são respondidas várias perguntas:
· O que você sentiu durante o tempo em que estava sendo guiado pelo outro?
· Aconteceu de sentir-se tentado a abrir os olhos?
· Teve total confiança em seu líder?
· Pensou em se vingar do outro quando chegasse sua vez de ser o guia?
· Sentiu-se tentado a fazer alguma brincadeira com o "ceguinho"?
5. Procure esclarecer juntamente com o grupo a definição dos termos que se encontram na passagem abaixo, como "coração compassivo, longanimidade, humildade" etc.
6. Faça perguntas do tipo:
1. O que falta em você para que as pessoas confiem mais no seu auxílio?
2. Qual a maior ajuda que você pode prestar neste momento de sua vida para as pessoas e para o grupo?.
7. Precisamos, sem dúvida alguma, uns dos outros. Para que a mutualidade possa ocorrer de forma dinâmica e eficaz, é preciso desenvolver características de caráter que nos capacitem a desempenhar nosso papel dentro do Corpo de Cristo.

5.Benignidade-
 Natureza permeada de gentileza. Delicadeza acaba com tudo que é rude e grosseiro. Podemos até chamá-lo de amor que permanece. Cristo é o exemplo supremo de benignidade.                                  História sem fim que fale de uma criança gentil.
Um participante começa a contar uma história (bíblica por exemplo), a qual será interrompida por palmas. Imediatamente, o colega do lado dá continuidade à mesma história.....


6.Bondade

O BALÃO CARINHOSO
DESENVOLVIMENTO:
Cada pessoa recebe um balão de ar já cheio. Escreve em um pedaço de papel o nome do sentimento de bondade que deseja oferecer para um colega, prendendo-o no balão com uma linha.
Ao sinal, cada um joga seu balão para o alto, que se misturará com os outros; começando assim o jogo. Com música bem animada, todos devem andar livremente, no espaço que ocorre a , sem deixar que os balões caiam.
Depois de 2 min. Parar e pegar o balão mais próximo.
Sentados em círculos, os participantes lêem o sentimento que receberam, fazendo algum comentário sobre o presente / mensagem que ganhou e a importância de não deixar os balões cair no chão.

Objetivo: interação, o valor da lembrança / mensagem recebida de alguém
Tempo: aproximadamente 10 minutos.
Material: bola, papel e caneta.


7. Fidelidade

Quebra gelo: Prepare algumas etiquetas escritas as obras da carne, ex: IMORAL, GULOSO, CIUMENTO, BÊBADO, IRADO, BRIGÃO, IDÓLATRA, etc (Gl.5:19-20) e uma escrita SANTO. Faça uma roda com os participantes e peça para que fechem seus olhos para que você cole as etiquetas na testa de cada um. Bem, a partir de agora ninguém pode mais falar, apenas por gestos, de dois em dois, vão tentar representar para o colega o que está escrito na testa dele (somente gestos, ninguém tem que tentar adivinhar), depois de um minuto bate palma e trocam-se de pares, iniciando a representação. Faça isso umas três vezes, depois, ainda sem olhar o que está escrito em sua testa, peça que se agrupem com aqueles que eles acham que se identificam com o que está escrito.
Depois peça que cada um veja sua etiqueta e inicie uma discussão: Porque se ajuntaram assim? O que sentiram quando as pessoas expressaram o nome da sua etiqueta? Vocês se sentiram excluídos? Etc.
Peça para a pessoa que estava com a etiqueta de santidade dizer como se sentiu no meio dos outros?

Dinâmica: Pegar dois copos de plástico (um com 2 dedos de terra e outro sem nada) e durante a explicação encher, aos poucos, de água um e depois outro para verificar a diferença. Então vejamos: nós somos como um vaso. Dependendo de como está o vaso, limpo ou sujo, servimos tanto para honrar a Deus como para desonrá-lO. Mas, se nos purificarmos, serviremos para toda boa obra nas mãos do Senhor.
Você entendeu? Por mais que estejamos sujos, cheios de pecado, se quisermos podemos nos purificar, nos santificar e ser vasos de honra, de bênçãos nas mãos de Deus. Dessa forma, Ele nos usará em toda boa obra que quiser. Mas se ficarmos sujos, que utilidade teremos para Ele?

O desejo de Deus sempre foi que nos tornássemos carregadores da Sua glória, que nós pudéssemos viver uma vida santa, sendo, realmente, a Sua imagem e semelhança. Mas não podemos ser santos, carregadores da Sua glória, se buscarmos mais o mundo e as coisas que ele nos oferece do que a Sua presença.


8.Mansidão 
Dinâmica: Procurando um coração...

Material Necessário: Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra.
Cada coração só poderá encaixar em uma única metade.
Distribuir os corações já divididos de forma aleatória. Informar que ao ouvirem uma música caminharão pela sala em busca de seu par.
Quando todos encontrarem seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os participantes
 

                                            Algumas brincadeiras sugeridas

“Suíça”: um divertido jogo com números e suco:Pegue algumas folhas de papel sulfite e corte em pedaços iguais. Devem ser cortados 10 pedaços para cada participante do jogo, e uma folha de papel é o suficiente para aproximadamente 20 pedaços.Comece escrevendo números de um a cinco nos pedaços. O importante é você ter uma boa quantidade de cada número no “bolo”, como se fosse um card game só de números.
Defina uma quantidade padrão de suco que será tomada por vez no decorrer da partida (recomendamos um copo de 100ml, para ninguém enjoar do suco).Sentem em círculo e escolha algúem para começar. Os números servirão como ordens que devem ser seguidas pelos participantes, e a roda deve girar sempre da esquerda para a direita.
1 – Quem tirou escolhe uma pessoa da roda para beber suco
2 – Escolhe dois jogadores para beber suco
3 – Brincadeira do “pi”. Da esquerda para a direita, cada um deve dizer um número (um, dois, três, PI). Todo múltiplo de quatro deve ser trocado pela palavra Pi. Quem errar ou demorar, bebe.
4 – Brincadeira do “stop”. Quem tirou a carta escolhe uma letra e uma categoria (ex. Carros e letra B). Todos então devem falar um carro que comece com a letra B. Quem falar por último ou errar, bebe.
5 – É o número mais valioso, pois quem tirá-lo pode ir ao banheiro uma vez. Você vai ver o quanto isso vai ser importante após algumas rodadas de suco. O “cinco” pode ser usado ou vendido para algum necessitado do grupo
Centopéias:Se você tiver um grupo que gosta de experimentar brincadeiras novas, essa é uma beleza, mas requer um pouco de preparação.
Vamos precisar de: • Rolos de filme plástico (desses para embrulhar coisas, em geral comida)
• Bananas
• Pratos
• Tesouras (para depois que a brincadeira acabar!) Divida o grande grupo em grupos pequenos (3 a 4 pessoas por grupo é o melhor).
 Um das pessoas de cada grupo é escolhida como a centopéia, e os demais do grupo embrulham a centopéia em filme plástico (desde o pescoço até os pés, envolvendo também os braços e as pernas). No JÁ, as “centopéias”, já deitadas de barriga no chão, devem rastejar até o outro lado da sala e comer uma banana.
O primeiro time cuja centopéia acabar a banana vence. Obs.: tome cuidado para que as centopéias não caiam quando estão sendo enroladas. Senão elas não terão como se segurar! Embrulhe as pernas por último.
Comedores de Banana:Pegue três (ou mais) voluntários e coloque uma banana descascada num prato para cada um, em uma mesa em sua frente. Coloque vendas nos jogadores e explique que no JÁ eles devem comer as bananas sem usar as mãos e quem terminar primeiro vence.
Obs.: Se estiver a fim de pregar uma peça em alguém, faça como acima, mas após colocar a venda nos participantes, retire as vendas de todos menos um, e deixe-o pensar que está competindo com os outros (gritem e torçam como se fosse mesmo uma competição). No fim retire sua venda e mostre que ele ganhou, pois ninguém mais comeu sua banana. O pessoal vai rir bastante.
Gelatina:Em duplas, um sentado em frente ao outro, um com os olhos vendados vai dar gelatina na boca do outro, quem comer a gelatina não pode se mexer. Termina quando todos os potes estiverem vazios. Deve-se tentar fazer isso no menor tempo possível.
Corrida da Melancia:Competição de alguns adolescentes, comer por menos tempo possível meia melancia

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

A Corrida das tartarugas

Avaliar através de
 jogos, é um método que tem atraído a atenção de nossas crianças. Elas ficam bastante animadas e atentas ao assunto do estudo, se preparando para o momento avaliativo.
Ao trazer um estudo bíblico para a classe, devemos ter a certeza que as crianças entenderam o assunto abordado.
Este recurso foi feito para dinamizar o momento avaliativo de nossos Cultos Infantis!

-Neste jogo serão feitas 12 perguntas sobre o estudo.
-Será divida a turma em duas equipes.
-Iniciará o jogo, a equipe que obter o maior números de pontos, utilizando o dado.
-A tartaruga avança à medida em que a equipe acertar as respostas das perguntas feitas.

-





A lição das nuvens - APEC





terça-feira, 13 de setembro de 2016

Dia e Aniversário do Pastor


Apresentação: Aniversário do Pastor

Esta apresentação foi feita assim: De um lado da igreja, temos uma televisão cortada em TNT e duas pessoas segurando, atrás, colocamos duas cadeiras para o jornalista e para o pastor.

No meio do corredor da igreja, ficaram a repórter e a câmera (fizemos uma câmera de embalagem de desinfetante forrada com plástico preto e na tampa com papel alumínio de fogão..

A repórter estava com um microfone e quando a jornalista passa para ela, ela começa a entrevistar as pessoas na igreja. As pessoas são entrevistas de surpresa (logo, escolhemos com antecedência pessoas desinibidas e já durante o culto observamos onde elas estão sentadas).

Durante a entrevista, as crianças já se arrumam de ovelhinhas e apresentam algo.

Tudo fica muito legal e parece até que é de verdade. O pastor ficou emocionadíssimo com a homenagem.

Espero que façam nas igrejas de você e que seja um sucesso!!!

Jornalista – Bom Dia! Estamos aqui diretamente dos estudos da TV Kids, numa entrevista exclusiva com um grande homem de Deus: (nome do pastor), nascido no dia: (...), pastor da (...) há (...) anos.

Jornalista – Pr (...)! Boa noite!

Pr– ...

Jornalista – Pr ..., nos conte um pouquinho da sua história.

Pr –....


Jornalista – Algumas pessoas também gostariam de dizer algo ao pastor, vamos a (...), com a nossa repórter .............. É com você ..................

Repórter – Muito bem .........estamos aqui, em................., no bairro nº , onde muitas pessoas vieram prestigiar esse momento tão importante. 

Falaremos primeiro, com a Dona (...), mãe do Pastor (...). Dona (...), conte aí para nós, como era o Pastor quando criança,dava trabalho? 

(Mãe do pastor ao lado para entrevista) E na sua adolescência foi muito agitado?
(Dona ... fala)

Repórter - Sim, sim. Obrigado Dona (...). Continuaremos aqui, tem muita gente querendo falar algo pro Pastor.

Repórter - Então, eu quero convidar aqui, alguns jovens, como é seu nome?

(Entra Jovem)
Repórter - O que você gostaria de falar?
(Jovem Fala)

Repórter –
Uma criança também gostaria de falar?
(criança fala)

Repórter - Ok, Obrigado pela participação de vocês.

Repórter - Agora, nós convidamos as ovelhas do Pastor ...............elas também querem dizer algo.
(entram as crianças com máscaras de ovelhas, e dizem lá na frente: Pastor ..., eu te amo! E cantam um louvor)

Repórter - E para encerrar esta entrevista, nós convidamos a família do Pastor .... Aqui está sua esposa. Seu nome? Como você conheceu o pastor? Quantos filhos vocês têm?
Os filhos querem falar alguma coisa?

Repórter - Ok. Obrigado a todos pela participação. E voltamos aos nossos estúdios da TV Kids. É com você .......


Jornalista – Obrigado repórter ........aqui todos nós ficamos emocionadíssimos. Para encerrar este programa, gostaríamos de agradecer ao amado Pastor ... e de solicitar que ele encerrasse esse programa com uma palavra.

Pr ... – É só vitória! (Essa é a frase que o nosso pastor usa sempre, poderá ser usada outra)

Jornalista – E assim encerramos mais um programa da Tv Kids. Boa noite a todos!